Gerard Piqué ao serviço da seleção catalã em 2013. 3 anos após vencer a copa do mundo FIFA
A Seleção de Futebol da Catalunha é o nome com que, historicamente, foram conhecidas as formações que competiram sob a jurisdição da Federação Catalã de Futebol (FCF). A seleção catalã de futebol não é reconhecida pela FIFA devido à oposição da Federação Espanhola de Futebol e, sendo assim, só pode jogar partidas amistosas a nível internacional permitidas por esta última.[2] De qualquer forma pode competir oficialmente como seleção autônoma nas competições da Federação Espanhola de Futebol para categorias inferiores.
A criação das Federações Esportivas Catalãs foi o reflexo da paixão desportiva de parte de uma sociedade que estava mais próxima a Europa que o resto da península ibérica. Assim, em 1903 foi criada a Federação Catalã de Futebol (FCF), semente necessária para que no ano seguinte a seleção disputasse sua primeira partida.
Segundo a própria Federação Catalã de Futebol, o primeiro jogo foi disputado contra uma equipa chamada Cleópatra,[3] porque os jogadores eram tripulantes duma embarcação com o mesmo nome, e acabou com a vitória catalã por 3-0. O segundo jogo, contra o Sportsmen's Club, um jogo que acabou 3-2. O Real Club Deportivo Español, fundado há quatro anos, foi o terceiro embate contra a seleção,[4] disputado a 29 de maio de 1904, no campo que detinham chamado Hospital Clínico. A partida em homenagem aos campeões catalães do Deportivo, acabou com a vitória destes por 4-1.
Escalação do jogo C. Espanyol de F. - Cataluña (4 - 1)
Campo: Hospital Clínico, Barcelona. 30 de maio de 1904C. Espanyol de F.: Vives; Carril, Belausteguigoitia, Ayestarán, Soler, Galiardo, Sampere, Cenarro, Mora, Ponz y Greenbr
Cataluña: Soler; Quirante, Keller, Rodríguez I, Darné, F. Bru, Castellà, Almasqué, Rodríguez II, Bolat y Salcedo
Em 1912 e com uma equipe formada por por jogadores de vários clubes catalães, a seleção (denominada então Football Associació Catalana) faz a sua estreia. É um início não muito glorioso para a seleção, porque neste primeiro jogo no Estadio de Colombes de París recebeu 7 gols e as críticas foram ferozes. Apesar de tudo, na revanche em casa, o espanholista Genaro de la Riva, deu a vitória aos catalães marcando o único gol.
↑Segundo o jornalista Josep Maria Raduà, membro da Plataforma Pro Seleções Desportivas Catalãs e autor do livro, Historia de todas las selecciones deportivas catalanas, o primeiro jogo ocorreu quase dois meses antes, contra uma equipe denominada Cleopatra, e o total de jogos - incluindo o de outubro de 2006 contra a seleção de Euskadi- é de 198 jogos.
↑«El partido de ayer en Las Corts». El Mundo Deportivo (em castelhano). 27 de junho de 1932. Consultado em 30 de dezembro de 2013 !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
↑«Selecció Catalana». El Mundo Deportivo (em castelhano). 24 de setembro de 2013. Consultado em 17 de dezembro de 2013 !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)