Seleção Catalã de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Setembro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Catalunha
Flag of Catalonia.svg
Alcunhas?  La Selecció, La Segadora
Associação Federació Catalana de Futbol
Confederação Nenhuma
Material desportivo?  Espanha Astore
Capitão Sergio García
Mais participações Sergio González (15)
Melhor artilheiro Sergio García (8)
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar
Catalunha, de azul escuro, contra a Seleção Basca, em amistoso de 2006 no Camp Nou

A Seleção de Futebol da Catalunha é o nome com que, historicamente, foi conhecido as formações que competiram sob a jurisdição da Federação Catalã de Futebol (FCF). A seleção catalã de futebol não é reconhecida pela FIFA e, assim, só pode jogar partidas amistosas a nível internacional. De qualquer maneira, pode competir oficialmente como seleção autônoma nas competições da Federação Espanhola de Futebol.

Actualmente a selecção masculina tem como treinador Gerard López desde 2013, tendo sido Johan Cruyff desde 2009-2013, Pere Gratacós o treinador no período anterior (2005-2009).

Seleção absoluta masculina[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

A criação das Federações Esportivas Catalãs foi o reflexo da paixão desportiva de parte de uma sociedade que estava mais próxima a Europa que o resto da península. Assim, em 1903 se criou a Federação Catalã de Futebol (FCF), que foi a semente necessária para que no ano seguinte a seleção disputasse sua primeira partida.

Segundo a própria Federação Catalã de Futebol[2], o primeiro jogo[3] foi disputado contra o Real Club Deportivo Español, que a apenas quatro anos havia sido fundado e, apesar de que não Real, se acabava de proclamar Campeão da Copa Catalã. O jogo, em homenagem aos campeões catalães, foi disputado e, 30 de maio de 1904, no campo onde do Hospital Clínico.

Escalação do primeiro jogo C. Espanyol de F. - Cataluña (4 - 1) Campo: Hospital Clínico, Barcelona. 30 de maio de 1904 C. Espanyol de F.: Vives; Carril, Belausteguigoitia, Ayestarán, Soler, Galiardo, Sampere, Cenarro, Mora, Ponz y Greenbr

Cataluña: Soler; Quirante, Keller, Rodríguez I, Darné, F. Bru, Castellà, Almasqué, Rodríguez II, Bolat y Salcedo

Em 1912 e com uma equipe formada por por jogadores de vários clubes catalães, a seleção (denominada então Football Associació Catalana) faz a sua estreia. É um início não muito glorioso para a seleção, porque neste primeiro jogo no Estadio de Colombes de París recebeu 7 gols e as críticas foram ferozes. Apesar de tudo, na revanche em casa, o espanholista Genaro de la Riva, da vitória aos catalães marcando o único gol t a e a etenray Catalunha. Entre os mais famosos, os neerlandeses Johan Cruijff, seu filho Jordi Cruijff, Johan Neeskens, o búlgaro Hristo Stoichkov, o brasileiro Evaristo de Macedo, o húngaro László Kubala e até o argentino Alfredo Di Stéfano. Também espanhóis não-catalães já o fizeram, como Andrés Iniesta, David Villa, Pepe Reina e Luis Suárez. O servo-espanhol Bojan Krkić também realizou dois jogos pela região, marcando três gols, dois deles em um amistoso contra a Seleção Hondurenha de Futebol em 28 de Dezembro de 2010 .

Jogadores[editar | editar código-fonte]

O time catalão jogou contra a Seleção Cabo-Verdiana. A partida foi disputada em 30 de dezembro 2013. Os jogadores convocados foram:

# Nom Club
Goleiro
Kiko Casilla Real Madrid CF
Jordi Codina Getafe CF
Zagueiros
Martín Montoya FC Barcelona
Marc Valiente Real Valladolid
Gerard Piqué FC Barcelona
Joan Capdevila RCD Espanyol
Marc Bartra FC Barcelona
Jordi Alba FC Barcelona
Meia
Oriol Rosell Sporting Clube de Portugal
Víctor Alvarez RCD Espanyol
Sergio Busquets FC Barcelona
Sergi Roberto FC Barcelona
David Lopez RCD Espanyol
Atacante
"Piti" Granada CF
Victor Sanchez RCD Espanyol
Javi Marquez Elx CF
Cesc Fàbregas Chelsea Football Club
Elísio Crocheth FC Barcelona
Sergio García RCD Espanyol
Bojan Krkic Ajax Amsterdam
Oriol Riera CA Osasuna
Aleix Vidal FC Barcelona
Cristian Tello Porto

Referências

  1. a b c FIFA.com (novembro de 2015). «Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola». Consultado em 11 de novembro de 2015 
  2. Tots els partits de l'absoluta masculina (em catalão)
  3. Segundo o jornalista Josep Maria Raduà, membro da Plataforma Pro Seleções Desportivas Catalãs e autor do livro, Historia de todas las selecciones deportivas catalanas, o primeiro jogo ocorreu quase dois meses antes, contra uma equipe denominada Cleopatra, e o total de jogos - incluindo o de outubro de 2006 contra a seleção de Euskadi- é de 198 jogos.