Seleção Portuguesa de Basquetebol Masculino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Seleção Portuguesa de Basquetebol Masculino é a equipa de basquetebol que representa Portugal em competições internacionais.

Portugal
Basquetebol Basketball pictogram.svg
Bandeira
Informações gerais
Federação Federação Portuguesa de Basquetebol
Sigla FIBA POR
Confederação FIBA Europa
Ranking FIBA 58º[1]
Treinador Mário Palma
Jogos Olímpicos
Participações 0 (Primeira em -)
Melhor -
Última - (-)
Campeonato Mundial
Participações 0 (Primeira em -)
Melhor -
Última - (-)
EuroBasket
Participações 3 (Primeira em 1951)
Melhor 9º (2007)
Última 21º (2011)
Kit body greensides.png
1º uniforme jersey
Kit shorts greensides.png
Team colours
1º uniforme
Kit body greensides.png
2º uniforme jersey
Kit shorts greensides.png
Team colours
2º uniforme


Histórico[editar | editar código-fonte]

Eurobasket 1935[editar | editar código-fonte]

A selecção portuguesa quase conseguiu garantir a sua presença na primeira edição do Eurobasket; o único jogo de apuramento realizado pela equipa foi perante a selecção espanhola em Madrid, de onde saiu derrotada.

Eurobasket 1951[editar | editar código-fonte]

A primeira participação na competição ocorreu em 1951, em Paris. A equipa ficou em terceiro lugar do grupo C, tendo perdido os dois primeiros jogos frente à Grécia e à Bulgária; conseguiu contudo obter a primeira vitória oficial no último jogo do grupo perante a Roménia.

Jogou depois a fase de qualificação para as rondas finais na qual ficou integrada no grupo 1 com a Áustria, Alemanha e Suíça; ficou posicionada no quarto e último lugar. Nos jogos de atribuição dos 13º-16º lugares a equipa perdeu com a Dinamarca e ganhou à Escócia ficando em décimo quinto lugar num total de dezoito participantes.

Eurobasket 2007[editar | editar código-fonte]

A selecção portuguesa obteve a qualificação para o Eurobasket 2007, em Espanha ao ficar em primeiro lugar do grupo de qualificação para a prova, vencendo Israel, a Bósnia e Herzegovina e a Macedónia. Na primeira ronda a equipa integrou o grupo B; perdeu os jogos contra a Espanha (país organizador) e a Croácia, conseguiu ganhar o último jogo com a Letónia. Ficou em terceiro lugar do grupo e seguiu em frente, beneficiando da vitória da Croácia frente à Espanha. Faz agora parte do grupo F, tendo perdido o primeiro jogo frente à Rússia e ganho o jogo frente à Israel. Esta é a melhor participação portuguesa de sempre em provas internacionais desta modalidade.

Eurobasket 2011[editar | editar código-fonte]

Portugal conseguiu uma terceira aparição no torneio continental na Eurobasket 2011, na Lituânia eliminando a  Hungria. Na primeira ronda a equipa integrou o grupo A, o mais forte da competição que incluía a então (e eventual) campeã Espanha e a anfitriã Lituânia. Os portugueses perderam todos os jogos e ficaram em último lugar geral da competição.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]