Seleção Quiribatiana de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Kiribati
Kiribati Islands Football Association.png
Associação Federação Quiribatiana de Futebol
Confederação OFC e ConIFA
Material desportivo?  Itália Lotto
Treinador Escócia Kevin McGreskin
Mais participações Nabaruru Batiri (8)
Melhor artilheiro Lawrence Nemeia (2)
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Quiribatiana de Futebol representa Kiribati nas competições de futebol e é controlada pela Federação Quiribatiana de Futebol. O país não é membro da FIFA, e portanto, não pode disputar a Copa do Mundo, mas pode disputar a Copa das Nações da OFC, já que a seleção é um membro associado da Confederação de Futebol da Oceania (OFC). Também é membro da ConIFA.

Até meados de 2005, jogou apenas seis partidas em toda a sua história, ganhou apenas uma, marcando apenas 3 gols e levando nada menos que 77. Recentemente, Kiribati naturalizou um atacante da Alemanha, na esperança de alguns gols. As maiores goleadas que recebeu foram para Fiji e Vanuatu, perdendo de 24-0 e 18-0 respectivamente.

História[editar | editar código-fonte]

Kiribati disputou apenas 10 partidas internacionais até abril de 2012, onde marcou quatro gols e sofreu 122. Todas essas partidas foram disputadas fora de casa devido à falta de grama no arquipélago.[2] O Estádio Nacional de Bairiki tem um campo de areia em vez de grama. O seu primeiro jogo aconteceu em Fiji em 22 de agosto de 1979, quando enfrentou a Papua Nova Guiné, perdendo por 13-0 em uma partida dos Jogos do Pacífico Sul. O time nunca venceu uma partida, mas chegou muito perto quando perdeu por 3 a 2 para Tuvalu em 30 de junho de 2003, no Grupo A dos Jogos do Pacífico Sul, em Fiji. Os únicos dois gols de Kiribati nos jogos do Pacífico de 2011 foram marcados por Karotu Bakaane contra a Papua Nova Guiné e Erene Bakineti contra o Taiti, mas na edição de 2003, os dois gols contra Tuvalu vieram de Lawrence Nemeia nos minutos 26 e 46.

Em 2012, o escocês Kevin McGreskin tornou-se o técnico da equipe, com o objetivo de melhorar seus resultados e obter o reconhecimento da FIFA numa eventual filiação ao órgão máximo do futebol.[2]

Em 10 de abril de 2015, Jake Kewley foi oficialmente indicado como Gerente e Embaixador da Seleção Quiribatiana, com o objetivo de manter contato com os órgãos competentes do futebol para promover as suas inscrições anteriores, com uma proposta da FIFA sendo finalizada e enviada mais tarde naquele ano.[3]

Em 6 de maio de 2016, Kiribati foi formalmente aceito como o mais novo membro da ConIFA (Confederação de Associações Independentes de Futebol), tornando-se o primeiro membro da Oceania a se unir à federação.[4] Kiribati recebeu uma visita oficial da ConIFA em novembro de 2016 para a competição nacional de futebol em Tarawa - Taiwan Sport Tournament - com a ConIFA documentando o torneio enquanto estava no país.[5] Kiribati se classificou para a Copa do Mundo ConIFA de 2018, que será realizada na Inglaterra.[6]

Todos os jogos disputados por Kiribati desde 1979[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c FIFA.com (novembro de 2015). «Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola». Consultado em 11 de novembro de 2015. 
  2. a b «The hardest job in football?». BBC Sport (em inglês). 20 de abril de 2012 
  3. «Andre Schurrle and Kurt Zouma, World Football - BBC World Service». BBC (em inglês). Consultado em 2 de abril de 2018. 
  4. «Kiribati». CONIFA (em inglês) 
  5. «Kiribati Islands Football Association». Kiribati Islands Football Association (em inglês). Consultado em 2 de abril de 2018. 
  6. «Team Tibet set for 2018 CONIFA World Football Cup in London next summer .:. Tibet Sun». www.tibetsun.com (em inglês). Consultado em 2 de abril de 2018. 
  7. a b c d e Andre Zlotkowski (20 de junho de 2007). «South Pacific Games 2003 (Fiji)». Consultado em 17 de junho de 2013. 
Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.