Sucessora natural da Seleção Servo-Montenegrina de Futebol, que, por sua vez, já era sucessora da Seleção Iugoslava de Futebol.
Na Copa de 2010, primeira copa disputada como nação independente, não correspondeu às expectativas e foi eliminada na primeira fase.Mas o time surpreendeu a todos quando aplicou uma vitória de 1 a 0 na forte Seleção Alemã de Futebol.
Em 2014,durante as Eliminatórias para a Eurocopa 2016,a Sérvia e a Seleção Albanesa de Futebol protagonizaram um episódio controverso de violência no futebol.O jogo teve que ser cancelado enquanto a Sérvia fazia 3 a 0 na Albânia.No dia seguinte,a FIFA concedeu três pontos a Albânia.Como forma de punição,o jogo seguinte entre as duas equipes (Sérvia 2X1 Albânia)teve estádio fechado e sem público.
O tradicional uniforme iugoslavo e também adotado pela Sérvia e Montenegro (camisa azul escuro, calção branco e meias vermelhas), que seguia a ordem das cores da bandeira desses países, deixou de ser usado pela seleção unicamente sérvia: também para seguir a ordem de sua bandeira, seu primeiro uniforme consiste em camisa vermelha, calção azul e meias brancas.