Seleção de Futebol da Transcarpátia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Transcarpátia
Flag of Carpathian Ruthenia.svg
Confederação ConIFA
Treinador István Sándor


Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
editar

A Seleção de Futebol da Transcarpátia é a equipe que representa a Transcarpátia, minoria húngara na Ucrânia. Eles não são afiliados à FIFA nem à UEFA, e portanto, não podem disputar a Copa do Mundo nem a Eurocopa.

História[editar | editar código-fonte]

A Transcarpátia ingressou na ConIFA em 2016, competindo inicialmente na Copa Europeia ConIFA de 2017 como uma equipe convidada. Eles perderam seu primeiro jogo internacional por 1 a 0 contra o país anfitrião, o Chipre do Norte, mas derrotaram a Ossétia do Sul no último dia e terminaram em terceiro no Grupo A, colocando-os no quinto lugar do "play-off". Uma vitória por 5 a 4 nas cobranças de pênaltis sobre a Ilha de Man garantiu que a equipe terminasse em 5º no geral.[1][2]

Devido à sua inatividade após o torneio, a Transcarpátia não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo ConIFA de 2018. No entanto, após a desistência da Alta Hungria, eles foram admitidos no torneio final como substituto curinga. A equipe chegou a vencer o torneio, derrotando o Chipre do Norte nos pênaltis na final.

Em outubro de 2018, foi noticiado pela ConIFA, que a Federação de Futebol da Ucrânia havia banido os jogadores da Transcarpátia com cidadania ucraniana de atividades de futebol por toda a vida, enquanto os nacionais húngaros da equipe foram informados de que não podem mais entrar na Ucrânia.

Referências

  1. «CONIFA Euro Cup 2017 gets underway in North Cyprus tonight – T-VINE». www.t-vine.com 
  2. «Kárpátalja». CONIFA (em inglês). Consultado em 29 de novembro de 2017 
Soccer stub.svg Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.