Self storage

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Unidades de armazenamento

Self storage é uma opção de armazenamento que surgiu nos E.U.A na década de 60, o termo em inglês, em tradução livre para o português, significa “Auto armazenamento”. O Self storage, surgiu como solução para pessoas (Físicas e Jurídicas) que possuem problemas com falta de espaço em seus imóveis.

Como Funciona o Self Storage[editar | editar código-fonte]

As empresas de Self-Storage disponibilizam espaços de diversos tamanhos para locação. Após o contratante escolher o tamanho do mesmo e fechar o contrato já é possível transportar os itens até o local para fazer o armazenamento. O transporte e o processo de armazenagem é de total responsabilidade do contratante, uma vez armazenado somente ele terá acesso ao espaço que fica trancado por cadeados e fechaduras.

A empresa contratada é responsável pela segurança do espaço, e geralmente dispões de um sistema de vigilância com câmeras e alarmes. Além disso, a empresa também é responsável por manter o ambiente em ótimas condições livres de poeira, umidade e fungos.

O contrato geralmente é feito de maneira diferenciada por cada empresa, podendo ser um contrato mensal ou por períodos menores/maiores caso for necessário.

Guarda Móveis[editar | editar código-fonte]

Diferente do que muitos pensam, o serviço de guarda móveis é diferente do serviço de Self- Storage. Enquanto na modalidade de Self-Storage consiste em alugar um box privativo para armazenagem de qualquer tipo de item, no Guarda-Móveis e possível somente o armazenamento de móveis e o espaço alugado consiste em uma certa metragem dentro de um enorme galpão no qual estarão armazenados móveis de vários outros contratantes.

Self Storage No Brasil[editar | editar código-fonte]

Depois de se popularizar nos EUA, o Self Storage foi ganhando ainda mais força, passando a ser popular também no Canadá e vários países da Europa. A primeira empresa de Self Storage surgiu em 1993, na cidade de São Paulo.

Desde então o serviço vem crescendo dia após dia e ganhando espaço no Brasil, para tanto foi criado em 2014 a Asbrass, Associação Brasileira de Self Storage, que é o orgão responsável por representar das empresas de self storage. Promover o setor , regulamentá-lo e gerar a integração dos operadores de self storage. Desde sua criação, Flavio Del Soldato Jr é o Presidente responsável pela Associação. [1]

Diversos Estados já possuem legislação especifica para o self storage, tendo o Estado de São Paulo como precursor através ca portaria CAT69/99 de 1999.

  1. «ASBRASS - Associação Brasileira de Self Storage». ASBRASS - Associação Brasileira de Self Storage