Semana do saco cheio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A semana do saco cheio, também conhecida como semana de primavera, é uma semana de recesso estudantil adotada por várias instituições de ensino no Brasil normalmente em novembro, na semana do dia de Finados (2 de novembro).

História[editar | editar código-fonte]

No Brasil, este costume começou por volta de 1982 e foi uma invenção de estudantes universitários que já estavam cansados nessa época do semestre. O dia 12 de outubro é feriado de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças e logo em seguida vem o dia dos professores, em 15 de outubro. Os estudantes decidiram emendar essas datas e daí surgiu a semana do saco cheio.

Em que pese o senso comum de tratar-se de uma invenção de estudantes universitários, esta semana não é aplicada regularmente em nenhuma faculdade no âmbito nacional brasileiro, razão pela qual a afirmação de sua criação é provavelmente uma falácia histórica.

O início do costume no Brasil descende da semana da batata na Alemanha. Este costume era aplicado em diversos colégios com origem alemã e posteriormente outros colégios no Brasil adotaram a prática.

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA SEMANA DO SACO CHEIO

           O ano de 1982 era o quarto dos cinco anos do curso de Engenharia Civil iniciado no conturbado vestibular de 1979. Cada aluno do curso sabia que o quarto ano era o que tinha menos matérias, mas sem dúvida, o mais apertado do curso. Nele haviam muitos projetos disciplinares a serem executados durante o ano, bem diferentes de um único Trabalho de Conclusão de Curso atualmente existente no ensino superior.

            À época, o curso era anual com provas bimestrais em abril, junho, setembro e novembro referentes a cada bimestre. Média 7,0 a disciplina estava fechada, entre 5,0 e 6,9 exame final por volta da segunda quinzena de dezembro; caso não passassem, havia a chance da segunda época em janeiro.

           Assim sendo, os alunos entraram em outubro com vários projetos a serem terminados antes da quarta prova bimestral que geralmente se iniciavam na segunda quinzena de novembro.

           Outubro era um mês atípico na Engenharia do Mackenzie, pois se comemoravam dia 12 (Feriado Nacional), dia 15 (Dia do Professor) e naquele ano início da 48ª MACMED que iria até o dia 22 e ainda havia a comemoração do Dia do Mackenzie no dia 18. Portanto, não haveriam aulas dia 12 (terça) dia 15 (sexta) e dia 18 (segunda), sem contar que de 18 a 22 a semana toda era de MACMED.

           Diante desta situação, alguns alunos da Engenharia Civil se vendo “enforcados” pelo prazo e sem tempo para entrega de projetos e estudos para provas bimestrais não tiveram alternativa a não ser conversar com alguns professores e, num tom de desabafo, dizerem que estavam de saco cheio da situação imposta a eles e que na semana de 11 a 15 de outubro ninguém iria à aula para que pudessem se dedicar aos projetos em andamento, mesmo cientes que na semana seguinte de 18 a 22 poucos se atreveriam assistir aula durante a MACMED.

           Tal fato se consumou e no ano seguinte: a mesma turma da Engenharia Civil, agora no quinto e último ano do curso, seguidos pela turma do quarto ano, decretou novamente a semana de folga que se passou a chamar SEMANA DO SACO CHEIO.

           Este relato tem por objetivo esclarecer que a SEMANA DO SACO CHEIO foi criada por um grupo de estudantes do Curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie com o intuito de terem tempo para colocar em dia seus trabalhos escolares. Neste grupo, além dos estudantes 379 (leia-se: três sete nove) faziam parte alunos de anos anteriores, ou seja, os 378, 377 e talvez algum 376.

Rafael Luis Nazar EEUM - 3790236

Práticas comuns[editar | editar código-fonte]

A maioria das escolas e colégios promove uma viagem para os alunos nessa época de outubro (geralmente a viagem de formatura para estudantes do 9.º ano do E.F. e do 3.º ano do E.M.). Outros alunos a usam para pôr a matéria em dia, ou simplesmente só para o lazer.

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.