Seminário dos Olivais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais, conhecido simplesmente como Seminário dos Olivais, é o Seminário maior diocesano do Patriarcado de Lisboa. Foi fundado em 1931, sendo Patriarca de Lisboa o Cardeal Dom Manuel Gonçalves Cerejeira.

O Seminário dos Olivais acolhe os seminaristas que para aí transitam vindos do Seminário Patriarcal de São José de Caparide, onde realizam o Tempo Propedêutico (1 a 2 anos).

No Seminário dos Olivais, os seminaristas iniciam a Etapa discipular, correspondente aos 2 primeiros anos de estudos na Faculdade de Teologia Universidade Católica Portuguesa (Mestrado Integrado em Teologia). A partir do 3º ano dos estudos, os alunos iniciam a Etapa configuradora, que culminará com a conclusão do Mestrado e defesa da dissertação, e onde iniciam o percurso de maior aproximação do ministério sacerdotal. Nestes anos, os seminaristas podem receber as instituições do leitorado (4º ano) e do acolitado (5º ano).

No 6º ano realiza-se o Ano Pastoral. Concluído o Mestrado, os alunos têm, neste ano, algumas aulas no Seminário de dimensões mais específicas do ministério para o qual se preparam. No decurso deste ano, os alunos podem receber a Ordenação diaconal e, na conclusão do percurso de Seminário, a Ordenação presbiteral.

Atualmente, o Seminário dos Olivais recebe alunos das Dioceses de Lisboa, Leiria-Fátima, Funchal, Portalegre-Castelo Branco, Aveiro e Santarém (Portugal), Mindelo e Santiago (Cabo Verde), Cochim e Trivandrum (Índia) e São Tomé e Príncipe.

A Equipa formadora do Seminário de Cristo Rei é formada pelo Cónego José Miguel Barata Pereira como reitor, pelo Cónego Nuno Amador Silvestre Carlos como vice-reitor, pelos Padres Pedro Miguel Franco Lourenço, Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma e Bernardo Freire de Andrade Trocado como prefeitos e pelos Cónego Nuno Isidro Nunes Cordeiro, Cónego Rui Pedro Trigo de Carvalho e Padre Carlos Miguel Jesus Vieira Duarte Gonçalves como diretores espirituais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.