Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Senac)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
SENAC
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Senac logo.svg
Tipo Entidade privada
Fundação 10 de janeiro de 1946 (71 anos)
Localização Brasil
Diretor(a) Sidney Cunha
Docentes 17.888
Alunos 1.663.685 matrículas (2013)[1]
Afiliações CNC
Orçamento anual 1,5 bilhão (2008)[2]
Página oficial www.senac.br

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição brasileira de educação profissional aberta a toda a sociedade. Foi criado em 10 de janeiro de 1946 através do decreto-lei 8.621. É uma entidade privada com fins públicos, que recebe contribuição compulsória das empresas do comércio e de atividades assemelhadas. A nível nacional é administrado pela Confederação Nacional do Comércio e a nível regional pela Fecomercio.

Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminando conhecimentos em Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Ao longo de 69 anos de atividades, o Senac, com presença em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, preparou mais de 40 milhões de pessoas para o setor de Comércio e Serviços, contribuindo para a valorização do trabalhador, por meio de sua capacitação profissional em doze áreas de formação, incluindo cursos de idiomas.

Através de diferentes modalidades de ensino, dentre as quais destaca-se o programa SenacMóvel, a instituição se faz presente em mais de 1.850 municípios, capacitando para o Mundo do Trabalho cerca de 1,7 milhões de brasileiros, a cada ano.

No SENAC há também cursos para "jovens aprendizes", entre idade de 14 e 24 anos (e sem limite de idade para portadores de deficiências), com a capacitação e desenvolvimento da qualificação profissional dos jovens na entrada do mercado de trabalho.

A instituição atua também no ensino superior desde 1989. Em São Paulo, o Senac mantem o Centro Universitário Senac, que oferece cursos de graduação (bacharelados e de tecnologia) e de pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional e acadêmico). No interior do Estado, os dois campi do Senac ficam junto aos hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão — nestes casos atendendo à área de turismo, hotelaria e de gastronomia. Na capital, o Campus Santo Amaro abriga cursos superiores de todos os segmentos do Senac. Com 120 mil m², foi inaugurado em 2004 com a mais moderna infra-estrutura educacional, incluindo biblioteca com 90 mil itens, centro de gastronomia, centenas de salas de aula, dezenas de laboratórios, centro poliesportivo, centro de convenções e outros ambientes. No Rio de Janeiro, o Senac mantem a Faculdade Senac RJ (Fatec), oferecendo graduação em oito áreas, além de cursos de pós-graduação e de extensão.

Referências

  1. SENAC. «SENAC em números». Consultado em 31 de dezembro de 2014 
  2. Fórum do Sistema S

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.