Senador Vasconcelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Senador Augusto Vasconcelos
Bairro do Rio de Janeiro
Área 644,18 ha (em 2003)
Fundação 23 de julho de 1981
IDH 0,802[1](em 2000)
Habitantes 30 600 (em 2010)[2]
Domicílios 11 278 (em 2010)
Limites Campo Grande, Santíssimo
e Senador Camará[3]
Distrito Campo Grande
Subprefeitura Zona Oeste
Região Administrativa Campo Grande
Mapa

Senador Vasconcelos é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro.

Faz limites com os bairros de Campo Grande, Santíssimo e Senador Camará.[3]

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,802, o 90º melhor do município do Rio de Janeiro.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A região fazia parte do traçado da Estrada Real de Santa Cruz. Sua história se confunde com a do bairro de Campo Grande, com limites entre as fazendas das Capoeiras e do Lameirão. Mais tarde, por ela passou a antiga Estrada Rio-São Paulo que, em viaduto, ultrapassava a linha férrea do Ramal de Mangaratiba (atual Ramal de Santa Cruz) da Estrada de Ferro Central do Brasil, onde foi instalada em 1914, a Estação Augusto Vasconcelos, em homenagem ao senador federal Augusto de Vasconcelos, falecido em 1915 e que deu, também, nome ao bairro. Como curiosidade, próximo à Igreja de São Pedro, na Avenida de Santa Cruz, existe uma estalagem onde o imperador Dom Pedro I costumava pernoitar para encontrar sua amante em suas viagens à Fazenda Real de Santa Cruz.

Atualmente, o bairro possui uma estação de trem (Ramal de Santa Cruz) e possui um dos melhores índices de desenvolvimento humano da região.

Suas principais vias são: Estrada do Pré e Rua Artur Rios que o ligam a Campo Grande e Avenida Santa Cruz que liga o bairro à Realengo.

Dados[editar | editar código-fonte]

O bairro de Senador Vasconcelos faz parte da região administrativa de Campo Grande. Os bairros integrantes da região administrativa são: Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba e Senador Vasconcelos.

A denominação, delimitação e codificação do bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.