Senhorinha Martins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Senhorinha Martins foi uma senhoria da nobreza medieval do Reino de Portugal e detentora da capela dos Ferreiros e do senhorio do morgado de Touriz, localizado no concelho de Portalegre, que corresponde à cidade portuguesa, capital do Distrito de Portalegre, situada na região do Alentejo, sub-região do Alto Alentejo.

Foi filha de Martim Peres, Senhor da Capela dos Ferreiros e do senhorio do Morgado de Touriz, e casada com Vicente Anes Correia, de quem teve:

  1. Catarina Vicente Correia casada com Gonçalo Anes do Amaral.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Manuel José da Costa Felgueiras Gaio, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. I-pg. 324 (Amarais).
  • Manuel Rosado de Camões e Vasconcelos, Subsídios para a Genealogia de Frei André do Amaral, de Touriz, Lisboa, 1947. pg. 9.
  • Eduardo Osório Gonçalves, Raízes da Beira-Genealogia e Património da Serra da Estrela ao Vale do Mondego, Dislivro Histórica, 1ª Edição, Lisboa, 2006. vol. I-pg. 332.
Ícone de esboço Este artigo sobre figuras históricas de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.