Senhorio de Villafranca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa de Espanha em 1570. Ortelius.

O Senhorio de Villafranca encontra-se na provincia espanhola de Ávila, e tem-se conhecimento da sua existência desde os princípios do século XII.

Era composto pelos territórios ocupados na actualidade por Villafranca de la Sierra, Navacepedilla de Corneja e por parte do actual término municipal de Casas del Puerto, todos eles pertencentes ao Valle del Corneja, abarcando uma área sobre plano de cerca de 80 km², no entanto e tendo em atenção o carácter muito montanhoso do território a superfície ocupado é na realidade de aproximadamente 200 km².

Segundo a Crónica de la Población de Ávila o primeiro Senhor de Villafranca foi Blasco Muñoz, filho do célebre Cavaleiro Martín Muñoz, povoador de "Las Posadas", actual localidade de Martín Muñoz de las Posadas, e sobrinho de D. Menga Muñoz, onde tem origem Mengamuñoz, irmã de Martín Muñoz.

As crónicas narram que Martín Muñoz era descendente de Nuño Rasura, conde e juiz do Reino de Castela.

Martín Muñoz e Álvar Fáñez acompanharam D. Rodrigo Díaz de Vivar, “El Cid”, no desterro que lhe foi imposto, até à conquista de Valência. Ambos surgem referidos no "Cantar de Mio Cid".

O rei Afonso VI de Leão e Castela e "El Cid" reconciliaram-se ma cidade de Toledo depois da tomada desta cidade pelo rei em 1085. O Rei reconheceu a injustiça cometida para com Rodrigo Díaz e recompensou "El Cid" e os seus chefes militares.

Raimundo de Borgonha, genro do rei Afonso VI de Leão e Castela, encarregado por este de repovoar o território reconquistado, entregou uma extensa zona a Martín Muñoz para que este a repovoa-se. Martín Muñoz de imediato se dirigiu o para os novos territórios onde a que deu o Nome de Martín Muñoz de las Posadas.

Mais tarde casou com Jimena Bezudo, irmã de Pedro Rodríguez, militar com distinção, que como dote lhe entregou vastos territórios na Campiña segoviana e dotou os seus filhos distintos territórios. Assim nasceram os povoados de Blasco Muñoz (actualmente desaparecido), Gutierre-Muñoz e Armuña (nome de uma das suas filhas), entre outros.

Lista de Senhores de Villafranca[editar | editar código-fonte]

Brasão de Armas de D. Pedro de Ávila e Zuñiga.
Brasão de Armas de Las Navas e as usadas por Estêvão Domingo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]