Sensei Combate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sensei Combate
Informação geral
Formato programa jornalístico
Gênero Lutas
Duração 30 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Ali Kamel (DGJE)
Renato Ribeiro (CGESP)
Apresentador(es) Flávio Canto
Exibição
Emissora original SporTV
Formato de exibição 480i(SDTV)
1080i(HDTV)
Transmissão original 2009-2019
Cronologia
Programas relacionados SporTV Combate
Combate

O Sensei Combate foi um programa semanal transmitido pelo SporTV, aos sábados, que abordaba o universo das artes marciais, com notícias, informações de bastidores, entrevistas e competições. Com mais de 250 edições, esteve no ar de 2009 até 2019.

Sensei, do japonês 先生, professor (Literalmente: "aquele que veio antes"). Expressão amplamente usada por alunos de artes marciais quando se referem ao seu mestre.

O programa foi criado pelos jornalistas Ana Hissa e Mario Filho. Foi apresentado pelo judoca medalhista olímpico Flavio Canto e teve participações recorrentes de Kyra Gracie, pentacampeã mundial de jiu-jitsu e comentarista de MMA para o SporTV.

Nos sábados com edições especiais do UFC, o programa era exibido ao vivo.

Em 2018, o programa passou a ser ao vivo, nas noites de sexta, depois do Troca de Passes, com transmissão simultânea pelo canal Combate. Em 2019, o programa foi extinto.

Keiko Fukuda

Em 2013, o Sensei exibiu uma entrevista[1] com Keiko Fukuda, a última discípula de Jigoro Kano. Gravada em San Francisco, na Califórnia, por Rodrigo Albornoz, esta foi a única entrevista concedida pela shihan japonesa a uma emissora de TV brasileira.[2] A edição especial teve narração do ator e faixa-marrom de judô Milton Gonçalves.

Séries

Entre as séries mais marcantes, estão "Nem Aqui, Só na China",[3] do repórter Edgar Alencar, sobre a trajetória dos estilos de artes marciais no país mais populoso do mundo; e “Kodokan – O Caminho do Judô”,[4] gravada no Japão pelo correspondente Tiago Maranhão, com sobre a história do esporte.

Novos quadros 2014[5]

A partir de 2014, o Sensei passou a investir em novos quadros. Em Rivais,[6] a estreia trouxe Eugenio Tadeu e Wallid Ismail recordando O Grande Desafio, de 1991 - também conhecido como Desafio - Jiu Jitsu vs Luta Livre. O evento foi transmitido pela TV Globo e marcou a rixa entre lutadores de jiu-jitsu e luta livre. Senseilogia[7] também estreou em 2014. O quadro traz uma visão científica sobre os esportes de luta. Outros quadros são: Mancha no Cartel, com lutadores que derrotaram grandes campeões, e Repassando a Guarda, que traz os arquivos do Passando a Guarda, primeiro programa do Brasil sobre o MMA.

Não Brigue, Lute

Uma das campanhas de maior sucesso do programa é o quadro "Não Brigue, Lute", em que artistas, atores, cantores e famosos fãs de lutas participam com mensagens contra a violência com o propósito de pôr fim de vez a conotação negativa que existe sobre o esporte e à figura do lutador. Pelo "Não Brigue, Lute" passaram os atores Wagner Moura e Luigi Baricelli e a cantora Cláudia Leite, o ídolo do esporte Pelé, entre muitos outros.[8]

Mudança de Nome

Em 07 de março de 2015, o nome do programa é mudado e passa a virar Sensei Combate, com novo cenário e novos quadros, mas mantendo a mesma ideologia do seu antecessor.

Apresentador[editar | editar código-fonte]

Equipe[editar | editar código-fonte]

  • Ana Hissa
  • Luiz Christiano Nunes
  • Michel Siqueira
  • Daniel Milazzo
  • Alexandre Fernandes
  • Bárbara Alves
  • Fernanda Prates
  • Thiago Celes
  • Rodolpho Teixeira

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]