Sérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da Canção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2018).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2018). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Sérvia e Montenegro
Bandeira Nacional
ESCBandeira
Organização
Estação televisiva representante UJRT
Seleção nacional
Historico no Festival Eurovisão da Canção
Participações 2
Primeira participação 2004
Última participação 2005
Melhor resultado 2º Lugar: 2004
Pior resultado 7º Lugar: 2005
Historico no Festival Eurovisão da Canção Junior
Participações no Festival Eurovisão da Canção Junior 0
Historico no Festival Eurovisão de Jovens Músicos
Historico no Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos
Historico no Coro do Ano da Eurovisão
Outros Paises
Albânia no Festival Eurovisão da Canção Albânia Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha Andorra no Festival Eurovisão da Canção Andorra Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia Austráliia no Festival Eurovisão da Canção Austrália Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção Azerbaijão Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica Bielorrússia no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia Bósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da Canção Bósnia e Herzegovina Bulgária no Festival Eurovisão da Canção Bulgária Cazaquistão no Festival Eurovisão da Canção Cazaquistão Croácia no Festival Eurovisão da Canção Croácia Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca Eslováquia no Festival Eurovisão da Canção Eslováquia Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia França no Festival Eurovisão da Canção França Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália Jugoslávia no Festival Eurovisão da Canção Jugoslávia Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Lituânia Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção Luxemburgo Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia do Norte Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta Marrocos no Festival Eurovisão da Canção Marrocos Moldávia no Festival Eurovisão da Canção Moldávia Mónaco no Festival Eurovisão da Canção Mónaco Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal República Checa no Festival Eurovisão da Canção República Checa Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia San Marino no Festival Eurovisão da Canção San Marino Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Sérvia Serbia e Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Serbia e Montenegro Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça Turquia no Festival Eurovisão da Canção Turquia Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia
Ligações externas
Portal da Eurovisão

Sérvia e Montenegro participou no festival Eurovisão da Canção duas vezes, a partir de 2004. Esta entrada foi um sucesso, com o país terminou em segundo com o desempenho de Željko Joksimović. Em 2005, a segunda performance terminou em 7º, cortesia da banda NO NAME de Podgorica, Montenegro. Sérvia e Montenegro é um dos poucos países que enviaram todas as músicas em uma das línguas oficiais.

História[editar | editar código-fonte]

A Jugoslávia tem vindo a participar no Festival Eurovisão da Canção desde 1961 (5 anos após a sua criação), quando estreou junto a Espanha e a Finlândia, tornando-se o 14º participante. O melhor resultado ocorreu em 1989, quando ela ganhou com "Rock Me" por Riva. Jugoslávia participou regularmente até 1992 faltando somente as edições entre 1977 e 1980 e em 1985.

Em 1992 concorreu representando União Estatal de Sérvia e Montenegro formada por Sérvia e Montenegro. A Jugoslávia foi proibida de participar da edição 1993, devido às sanções da ONU e a Guerras da Jugoslávia. Isso marcou uma década de ausência do concurso.

A Sérvia e Montenegro tinha enviado um pedido para tomar parte em 2003. No entanto, eles foram incapazes de tomar parte depois de a União Europeia de Radiodifusão (UER) decidiu que muitos países seriam relegados se o país participasse.[1] Então a RTS realizou um concurso – Beovizija 2003 – para ser usado como um "ensaio" para a seleção dos próximos anos de Eurovisão, realizada entre 12 e 14 de abril. O vencedor foi Toše Proeski com "Čija si" – Proeski iria representar o seu país de origem, Macedónia, no ano seguinte.

NO NAME foram perto de se tornar a entrada mais uma vez, para a Festival Eurovisão da Canção 2006 em Atenas, no entanto, desde 2005, vitória do nacional do qualificador tinha sido contestada devido a tática de votação pelo juri da Rádio-Televisão de Montenegro, e desde 2006 votação viu uma repetição disso,a UJRT, a união nacional dos organismos de radiodifusão, não conseguiu chegar a um acordo sobre enviá-los para o concurso novamente. Em 20 de Março de 2006, a Sérvia e Montenegro oficialmente retirou-se do festival Eurovisão da Canção 2006. O país não deixou, contudo, de participar na votação final para o vencedor. A semi-final do Festival Eurovisão da Canção não foi transmitida em Montenegro em 2006, e assim os votos da Sérvia & Montenegro, foram, na verdade, somente da Sérvia.

Ambos os países enviado entradas separadas para o Festival Eurovisão da Canção 2007, após o referendo sobre a independência de Montenegro, e com a dissolução do estado da união, em junho de 2006. Montenegro fez sua estreia como estado independente e enviou Stevan Faddy, e a Sérvia enviou Marija Šerifović, que trouxe o troféu para a Sérvia, em sua estreia no Festival Eurovisão da Canção.

Ano Artista Idioma Título Final Pontos Semi Pontos
2004 Željko Joksimović Sérvio "Lane moje" (Лане моје) 2 263 1 263
2005 NO NAME Montenegrino "Zauvijek moja" (Заувијек моја) 7 137 Top 12 Previous Year
2006 Abandonou a competição, mas ainda votoua
Pais Dissolvido
  • Mesmo que a Sérvia e Montenegro não enviou uma entrada para o concurso de 2006, eles já foram inscritos na semifinal pela EBU devido a não retirar do concurso cedo o suficiente. Conseqüentemente, puxando para fora demasiado tarde significou que Serbia e Montenegro tinham sido colocados automaticamente 24 (último) em um concurso que não competiam.[2]
NOTAS:
a. ↑ A A Sérvia e Montenegro pretendia enviar "Moja Ljubavi " por NO NAME, mas retirou-se do Festival Eurovisão da Canção 2006 em 20 de março de 2006. No entanto, a EBU concedeu-lhes permissão para participar na votação semi-final e final. A semi-final não foi transmitida em Montenegro em 2006, e assim os votos da Sérvia e Montenegro, eram somente da Sérvia.
b. Se um país ganhou o ano anterior, eles não têm que competir nas semi-finais, ou por volta da era de 2005-2007, os países que foram bem não tem que competir em semi-finais no ano seguinte. O top 10 não-Big Four, juntamente com os quatro grandes países automaticamente qualificados, por exemplo, se a Alemanha e a França se classificaram dentro do Top 10, o 11º lugar e 12º lugar avançam para a grande final do próximo ano, juntamente com todos dentro do Top 10.

Histórico de votação[editar | editar código-fonte]

A Sérvia e Montenegro retirou-se do concurso em 2006, mas ainda foi autorizado a votar. Entre 2004 e 2006, o histórico de votação da Sérvia e Montenegro é o seguinte:


Prêmios Marcel Bezençon[editar | editar código-fonte]

Ano Canção Artista Resultado Final Pontos Cidade-sede
2004 "Lane moje" (Лане моје) Željko Joksimović 263 Istambul
Ano Canção Compositor(es)
As letras (l) / Música (m)
Artista Final
Resultado
Pontos Cidade-sede
2005 "Zauvijek moja" Slaven Knezović (m) e Milão Perić (l) NO NAME 137 Kiev

Comentaristas[editar | editar código-fonte]

Anos(s) Comentarista Sérvio Comentarista Montenegrino Porta-Voz
2003 Mladen Popović Sem transmissão Não participou
2004 Duška Vučinić-Lučić Dražen Bauković e
Tamara Ivanković
Nataša Miljković
2005 Dražen Bauković,
Tamara Ivanković e
Danijel Popović
Nina Radulović
2006 Dražen Bauković e
Tamara Ivanković
Jovana Janković
Pais Dissolvido
Jovana Jankovic, porta-voz da Sérvia e Montenegro, durante a final do Festival Eurovisão da Canção 2006, em Atenas, Grécia

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]