Sercial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção sobre vinhos não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sercial (ou Cerceal) é a denominação dada a várias castas de uvas brancas cultivadas em Portugal, especialmente na Ilha da Madeira. Dá nome à mais seca das quatro qualidades tradicionais de vinho Madeira.

Também é conhecida como Escanoso, Esganoso, Esgana, Esganinho, Esgana Dão e Esgana Cão.

Provavelmente proveniente das margens do rio Reno, mais precisamente de Riesling (Alemanha), produz-se principalmente nas áreas do Seixal, Ribeira da Janela, Jardim da Serra, Fajã da Ovelha, Ponta do Pargo e Arco de São Jorge.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

As suas folhas são médias, pentagonais, com cinco a sete lóbulos.
Os cachos são pequenos (12-15 cm), compactos e com um peso médio de 140-200 gramas, com pedúnculo médio e de forte lenhificação.
Os bagos são pequenos (0,9 gramas, em média), não uniformes, de forma achatada e de cor verde amarelada; a película espessa e hilo aparente, possui pruina; a polpa é rija e pouco suculenta; o pedicelo é curto e de difícil separação.
É uma casta de média produtividade, dando origem a vinhos de cor alambreada, secos e de excelente qualidade.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Câmara, José de Sousa (2004). Caracterização aromática de castas produtoras de vinho Madeira: boal, malvazia, sercial e verdelho, Universidade da Madeira.
  2. Câmara, José de Sousa (2004). Caracterização aromática de castas produtoras de vinho Madeira: boal, malvazia, sercial e verdelho, Universidade da Madeira.
Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.