Serge Lifar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Serge Lifar
Сергей Михайлович Лифарь
Serge Lifar
Nome completo Sergey Mikhaylovich Lifar
Nascimento 2 de abril de 1905
Ucrania
Morte 15 de dezembro de 1986 (81 anos)
Ocupação bailarino
Principais trabalhos L'après-midi d'un faune (balé)

Serge Lifar (Сергей Михайлович Лифарь) (Kiev em 2 de abril de 1905 (oficialmente 1904) - Lausanne em 15 de dezembro de 1986) foi um bailarino, coreógrafo e pedagogo ucraniano, que obteve a nacionalidade francesa.

Foi membro do Bronislava Nijinska e do Balé Kiev.

Serge Lyfar

Génio do ballet do século XX

Anos 1905-1986

O famoso bailarino e coreógrafo, originário de Kyiv, começou a praticar ballet quando tinha 17 anos. Todos os artistas e críticos admiraram o talento e a personalidade de Serge Lyfar. Entre os seus amigos estiveram Pablo Picasso, Salvador Dalí e Coco Chanel. Charles de Gaulle propôs-lhe adquirir nacionalidade francesa, mas o bailarino recusou. “Sou ucraniano e muito me orgulho disso”, foi assim que o génio respondeu à proposta do então presidente francês. De facto, ele revitalizou o ballet francês, o seu repertório, a sua companhia de teatro, a sua escola, bem como a sua glória, tornando-se assim o fundador do novo movimento no ballet, ou seja, do neoclassicismo. Os contemporâneos chamavam-no “Deus da Dança”, “o Bom Génio do ballet do século XX”. Durante o seu trabalho na Ópera, Lyfar foi mestre de onze estrelas do ballet.

Fonte: http://mip.gov.ua/

Ver também[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre bailarino, dançarino ou coreógrafo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.