Sergei Sviatchenko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sergei Sviatchenko (*1952 em Kharkov) é um artista ucraniano que viva em Dinamarca. Sviatchenko graduou-se da academia das artes e da arquitetura em Kharkov

Estilo[editar | editar código-fonte]

O estilo de Sviatchenko é reconhecido facilmente. É um tipo do expressionism abstrato em que pinta sobre o motivo diversas vezes a fim alcangar um motriz que evoque determinados sentimentos nas mentes dos visores. Em muitas de suas pinturas de paisagem, a profundidade do retrato é mais importante do que o motivo próprio.

Meios[editar | editar código-fonte]

Sviatchenko experimenta constantemente com os meios e as instalações. Seu meio favorito é pintura acrílica na lona, mas igualmente fêz as instalações, a arte video, a arte da foto e as colagens. Frequentemente fêz manipulações em fotos. A colagem era a razão que se tornou conhecido na Ucrânia. A arte abstrata não era boa considerada na União Soviética onde a arte foi supor para suportar o regime.

Inspiração[editar | editar código-fonte]

A inspiração à arte de Sviatchenko, começ do surrealismo e da arquitetura entre outras coisas. Michelangelo e Le Corbusier que sucederam para unir a arquitetura e as belas artes inspiraram-no. O pai de Sergei, Evgenij Sviatchenko, que era professor de arquitetura e um artista ele mesmo, era não obstante sua fonte mais importante de inspiração. Evenij mostrou a Sergei a arte do russo antes da Revolução Russa de 1917 em que a cor branca era em particular crucial para a luz e o espaço na pintura (Paintings & others: 160).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Sviatchenko, Sergei. Sergei Sviatchenko, Borgens Forlag, 2002 Sviatchenko, Sergei.
  • Sergei Sviatchenko: Paintings & Others 1991-2006, Hovedland, 2006