Serra Nevada (Estados Unidos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sierra Nevada
—  acidente geográfico  —
Serra Nevada (Estados Unidos)
O monte Whitney é o ponto mais alto da Serra Nevada e dos Estados Unidos Continentais
Localização

Localização da Serra Nevada dentro da Califórnia
Sierra Nevada está localizado em: Califórnia
Sierra Nevada
Coordenadas 37° 44' N 119° 34' O
Continente América do Norte
País  Estados Unidos
Localização
Características gerais
Tipo
Cordilheira
  • Cordillera americana
Cume(s) mais alto(s) Monte Whitney (4421 m)
Dimensões
Área 63 100 km²
Comprimento 640 km
Largura 105 km
Geologia
Geologia Rocha metamórfica
Idade 10 a 20 milhões de anos

A Serra Nevada (em inglês e espanhol: Sierra Nevada), também conhecida como The Sierra, é uma cordilheira que se situa na parte oriental do estado da Califórnia, com uma pequena porção que se estende pelo estado de Nevada.

O seu cume mais alto é o monte Whitney (4421 m). A Sierra Nevada oferece uma grande diversidade de paisagens. A variedade de fauna, de flora e de relevo depende da altitude e da orientação do terreno. Atrás da Sierra Nevada encontra-se um grande deserto, o Vale da Morte. A cordilheira conta como parques naturais como o Parque Nacional de Yosemite, famoso pelas suas florestas, cascatas, falésias e cúpulas graníticas.

Entre as localidades na Sierra Nevada encontram-se Carson City, Paradise, South Lake Tahoe, Truckee, Grass Valley, Mammoth Lakes, Sonora, Nevada City, Portola e Colfax.

A Sierra Nevada tem numerosos pontos de interesse científico, paisagístico e turístico, entre os quais:

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Sierra Nevada em Lone Pine. Vê-se a vertente oriental da cordilheira e o lago seco de Owens
  • A Sierra Nevada estende-se ao longo de cerca de 700 km[1] do passo de montanha Fredonyer a norte ao passo Tehachapi a sul. Está enquadrada a oeste pelo vale central da Califórnia, e a leste pela Grande Bacia (Great Basin). Quanto mais para leste, mais as altitudes aumentam regularmente até à linha de arestas, para descer bruscamente do outro lado. As vertentes orientais dominam a muito ativa falha Owens (vale de Owens). É portanto uma cordilheira assimétrica. O gradiente da altitude aumenta à medida que se se aproxima do sul: o monte Whitney, o mais alto da cordilheira e da Califórnia, fica a sudeste.
  • Há mais de 100 milhões de anos, durante a orogenia do Nevada, formou-se granito a grande profundidade. A cadeia terá emergido há cerca de 4 milhões de anos, sendo assim relativamente recente.
  • Hidrologia: a maioria dos cursos de água que nascem na cadeia dirige-se para oeste e frena para os rios San Joaquin ou Sacramento. Certos rios correm para leste e terminam em depressões da Grande Bacia: é o caso do rio Walker (Nevada) e do rio Carson. O rio Owens drena para o lago Owens, mas a sua água é captada por um aqueduto que fornece a zona de Los Angeles desde 1913. Hoje o lago Owens está completamente seco.
  • A Sierra Nevada tem um clima de montanha. A cordilheira bloqueia a precipitação vinda de oeste. As temperaturas diminuem com a altitude. Devido ao vento Föhn, as regiões da Grande Bacia, que estão situadas mais para leste, são desertos de sombra de chuva onde sopra um vento quente e seco.

Acima dos 2500 m de altitude, no verão, o calor seco é intervalado por fortes tempestades com trovoada. A combinação de vegetação seca, fraca taxa de humidade e tempestades provoca frequentes fogos florestais.

Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Temp. mínimas médias °C -3 -2 0 2 5 9 12 11 8 4 0 -3 3,8
Temp. máximas médias °C 9 13 15 18 23 28 32 32 30 23 14 9 20,5
Precipitação média (mm) 157 155 132 76 33 18 10 8 23 53 140 142 947
Fonte: « Temperatures & Precipitation », site do Parque Nacional de Yosemite, dados a 1220 m de altitude

Referências

  1. VV.AA. (2002). «Etats Unis». Encyclopædia Universalis (em francês). 8: 753-859. ISSN 2852295504 Verifique |issn= (ajuda)  p.758
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.