Serra de Santa Helena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Capela de Santa Helena

A serra de Santa Helena, localizada a noroeste da cidade de Sete Lagoas, a 7 km do centro, é o ponto de maior altitude do município, constituída por colinas suaves e altitude de 1076 m.[1] É uma área de preservação ambiental, tendo como gestor o "Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Serra de Santa Helena", o CGEAPA, criado em pela Prefeitura. Lá ainda encontra-se a Capela de Santa Helena, uma construção no estilo colonial construída em 1852 e um cruzeiro.

A Capela de Santa Helena e a área em seu entorno, num total de 71.770m2 é uma área particular, pertencente à Paróquia de São Pedro, doada por Carlos Filizzola Primo e sua mulher Alice Amorim Filizzola e Geraldo Filizzola e sua mulher Maria Raimunda Pessoa Filizzola a uma comissão zeladora para cuidar e protegê-la. Como está situada na serra de Santa Helena, está inserida em área de preservação ambiental, estabelecida pela Prefeitura Municipal de Sete Lagoas. Embora seja uma área particular pertencente à Diocese de Sete Lagoas e administrada pelo pároco da Igreja de São Pedro, atualmente Monsenhor Carlos Roberto Moreira dos Santos e pela Comissão Zeladora, a Capela de Santa Helena de Sete Lagoas acolhe a todos que a visitam e passam boas horas com a família, apreciando a cidade com suas belezas, do alto da serra.

Festa de Santa Cruz e Santa Helena[editar | editar código-fonte]

Em maio se realiza a tradicional Festa de Santa Cruz e Santa Helena, numa bela manifestação de fé. A tradição e resgate do folclore se fazem presente numa procissão seguida por mais de vinte guardas de congo e Moçambique da cidade e região. A procissão parte do centro da cidade, local conhecido como Casarão, às 17 horas e segue até o alto da serra, na capela, chegando por volta das 21 horas. Neste momento, todas as guardas de Congo e Moçambiques se apresentam para a Bandeira de Santa Helena, sustentada pelo presidente da comissão zeladora da Capela de Santa Helena. Após a apresentação de todas as guadas de Congo e Moçambiques finalizam-se os festejos com o levantamento da bandeira de Santa Helena, feito pelo presidente da comissão zeladora da capela, acompanhado por uma das guardas de Congo, sob os olhares dos fieis e devotos de Santa Helena.

Do alto da serra temos uma visão panorâmica de Sete Lagoas, vales, serras e cidades de seu entorno. A serra é um local de natureza exuberante com 295 hectares, sendo 40 hectares de mata nativa com reservas de fauna e flora localizada dentro do Parque da Cascata.[2]

Parque da Cascata[editar | editar código-fonte]

Dentro do parque é possível passear por trilhas arborizadas, onde a natureza permanece sem muita intervenção do homem. A prática dos mais variados esportes relacionados com a natureza também é comum na serra. Dentre eles podemos citar o mountain bike, o voo livre, a escalada, o trekking e o rapel. Além disso há uma cascata com 35 metros de queda livre.

Referências

  1. «Sete Lagoas». Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Consultado em 10 de março de 2013 
  2. «Sete Lagoas». Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. Consultado em 10 de março de 2013