Serra do Cipó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a formação geológica. Para o parque nacional, veja Parque Nacional Serra do Cipó. Para distrito de Santana do Riacho, veja Serra do Cipó (distrito).
Serra do Cipó
Relevo ondulado e vegetação de campos rupestres na Serra do Cipó; vista de sul para norte a partir do vale principal.
Localização
Continente América do Sul
Província geológica Serra do Espinhaço
País  Brasil
Estado  Minas Gerais
Municípios Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Riacho
Localidades mais próximas Distrito de Serra do Cipó, em Santana do Riacho
Subsistemas Campos rupestres e cerrado
Características
Era geológica Pré-Cambriano

A Serra do Cipó é uma formação geológica localizada no estado de Minas Gerais, entre os municípios de Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Riacho. Faz parte da província geológica da Serra do Espinhaço. Sua história geológica é complexa e data do período Pré-Cambriano, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhão de anos.[1]

Além da importância geológica, a Serra do Cipó é considerada um divisor natural das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce.[2] A diversidade da sua vegetação é altíssima, e muitas espécies são encontradas somente ali. A fauna é representativa e abriga várias espécies ameaçadas de extinção. Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional Serra do Cipó. São ao todo cem mil hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados.[3]

Geografia e localização[editar | editar código-fonte]

Vista da Cachoeira Grande na Serra do Cipó.

Localizado na região, o distrito de Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota) se situa na bacia do Ribeirão Soberbo, tributário da bacia de drenagem do Rio Cipó, que dá nome à região. Pertence ao município de Santana do Riacho, cujo acesso se dá por estradas de terra batida em um trajeto de aproximadamente 30 quilômetros. Pela proximidade com o Parque Nacional, faz parte da região circunscrita à Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira.

O distrito de Serra do Cipó é cortado pela rodovia estadual MG-010, asfaltada em 1985, que o liga a Belo Horizonte e o articula com outras cidades do norte de Minas.

A transformação da Serra do Cipó vem se processando rapidamente, principalmente após a criação do Parque Nacional. A infra-estrutura para o turista conta hoje com estabelecimentos comerciais, inúmeros hotéis e pousadas, áreas de camping estruturadas.

Em geral é a beleza e pureza das águas que atraem o maior número de visitantes. Em decorrência do relevo acidentado observa-se a freqüente formação de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais, que mantêm o seu volume de água constante durante quase todo o ano devido ao aspecto areno-rochoso do solo. Típicos também da região são os cânions, gargantas sinuosas e profundas que abrigam cachoeiras e poções em seu interior.

Uma das figuras mais conhecidas da Serra do Cipó é o lendário Corujão da Serra, o chamado Juquinha, cuja memória foi homenageada pela prefeitura com uma imponente estátua.

Panorâmica da Serra do Cipó a partir da MG-010.

Pontos[editar | editar código-fonte]

Pico da Lapinha[editar | editar código-fonte]

O Pico da Lapinha possui 1686 metros de altitude e é o segundo ponto mais alto da Serra do Cipó depois do Pico do Breu. O pico é próximo ao vilarejo Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho.[4] [5]

Panorâmica a partir do Pico da Lapinha.

Pico do Breu[editar | editar código-fonte]

O Pico do Breu possui 1687 metros.[4]

Referências

  1. Circuito Serra do Cipó. Aspectos geográficos do Circuito Serra do Cipó. Visitado em 25 de dezembro de 2015. Cópia arquivada em 25 de dezembro de 2015.
  2. Circuito Serra do Cipó. Rio São Francisco e Rio Doce. Visitado em 25 de dezembro de 2015. Cópia arquivada em 20 de agosto de 2013.
  3. Serra do Cipó. Parque Nacional. Visitado em 25 de dezembro de 2015. Cópia arquivada em 15 de agosto de 2013.
  4. a b Guia da Lapinha Pico da Lapinha. Visitado em 16/8/2014.
  5. Roteiros de caminhadas Portal Cipó. Visitado em 16/8/2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]