Serra do Corvo Branco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Serra do Corvo Branco
Panorama da Serra do Corvo Branco
Localização
País(es)  Brasil

A serra do Corvo Branco é parte das serras catarinense e gaúcha que, na realidade, são subdivisões da formação rochosa que tem origem no Paraguai e corta os três estados da Região Sul do Brasil, indo na direção do Uruguai e Argentina, dividindo o litoral do interior de Santa Catarina - a cadeia rochosa denominada Serra Geral.

A serra do Corvo Branco está localizada no sul do estado de Santa Catarina, pela qual passa a Rodovia Estadual SC-370, estrada que liga os municípios de Urubici e Grão Pará, por cerca de 56,5 km, sendo que a diferença de altitude entre as duas cidades é de 805 metros (Grão Pará 110 m e Urubicí 915 m acima do nível do mar).

A serra do Corvo Branco está localizada dentro dos limites do município de Grão Pará, segundo os marcos e limites do estado de Santa Catarina.

A serra recebe este nome devido a uma ave de rara beleza, conhecida como Urubu-rei. Esta ave, de plumagem branca e alguns detalhes coloridos, desconhecida pelos habitantes locais, foi apelidada erroneamente de corvo, originando o nome Corvo Branco.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.