Serra dos Carajás

Serra dos Carajás | |
---|---|
— acidente geográfico — | |
Localização | |
Localização em mapa dinâmico. | |
Coordenadas | |
Continente | |
Países | ![]() |
Localização | Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu ![]() |
Características gerais | |
Tipo | |
Cume(s) mais alto(s) | Monte Redenção; Serra Sul |
Dimensões | |
Altitude máxima | 716 m |
Área |
|
A Serra dos Carajás é uma grande cordilheira e acidente geográfico presente no sudeste do estado do Pará, no Brasil. Confluente ao seu território está a Província Mineral Carajás, onde desenvolve-se o Projeto Grande Carajás, um imenso projeto de extração mineral, de produção agrícola, de transformação e beneficiamento mineral, de produção energética e de infraestruturas logísticas. Anteriormente à colonização de origem portuguesa, esse território era povoado pelos povos carajás, suruís-aiqueuaras e caiapós.
A extensão da serra subdivide-se em regiões, como Serra Norte, Serra Sul, Serra Leste, Serra do Sossego, Serra Oeste, Serra do Buriti e outras. Ao sul da Serra dos Carajás há a formação da Serra dos Gradaús e ao oeste a Serra do Cachimbo.
A Serra dos Carajás, assim como seu entorno, atualmente encontram-se densamente povoados. Grandes centros urbanos se instalaram nas proximidades do acidente geográfico, fato que contribuiu para a profunda modificação paisagística ocorrida no local a partir da década de 1970. A própria serra encontra-se em contínuo processo de modificação paisagística devido aos grandes projetos minerários assentados em seu território[1][2].
Links externos[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ Rezende, N. - Carajás: memórias da descoberta, Editora Gráfica Stamppa, 2009, 316 pg.
- ↑ Vale - Projeto Ferro Carajás S11: Um novo impulso ao desenvolvimento sustentável do Brasil, disponível em http://saladeimprensa.vale.com/_arquivos/Final%20-%20Book%20S11D%20-%20PORT.pdf Arquivado em 1 de fevereiro de 2014, no Wayback Machine., acessado em 08/11/2013.