Serraria Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Serraria (desambiguação).
Serraria Brasil

Brasilia

  Bairro do Brasil  
[[Imagem:Mapa artesal dos limites do bairro (em azul) em relação à região central da cidade.|250 px|none|]]
Bairros limítrofes
- Expectativa de vida ao nascer (anos) 90 anos
Alfabetização Erro de expressão: caractere "," não reconhecido
Energia elétrica (%) sim
Água encanada (%) sim
Coleta de lixo (%) regular
Fonte: moradores/

Serraria Brasil é um bairro residencial na centro da cidade de Feira de Santana, no estado brasileiro da Bahia, muito confundido com o bairro Brasília. No mesmo, podemos encontrar o sub-bairro nobre Mar da Tranquilidade, com belas mansões.

O nome do bairro surgiu a partir da antiga Serraria Brasil, que era referência da localidade no bairro Brasília, e tem como limite a Avenida Presidente Dutra, a Avenida Maria Quiteria (para alguns moradores a Avenida João Durval) e a Tv. Senador Quintino.

Na Serraria brasil podemos encontrar:

- Espaços de eventos como o Cerimonial Eventos, Hanna Eventos e o JR eventos, entre outros;

- Igrejas cristãs como a Maranata, a mais bela pelo seu paisagismo;

- Colégios, laboratórios, escolas e creches públicas e particulares voltadas para Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio e Técnico; faculdades próximas, cursos de idiomas, informática e reforços escolares;

- Farmácias, supermercados, mercadinhos, mercearias, lojas de rações;

- Construtoras, escritórios de advocacia, concessionárias de veículos, triciclos, motos e afins;

- Provedores de internet, comércio de eletroeletrônicos, gráficos;

- Serrarias, Móveis de vime, oficinas, floriculturas, agências do Correio, trasportadoras de valores, posto médico, salões de beleza, vestuário intimo, fardamentos e moda;

- Academias, estúdios fotográficos, lan-houses, cyber-café, lanchonetes, trailers, karaokê, bares, restaurantes, pizzarias, e botecos;

- Delicatessen, sorveterias, padarias, postos de gasolina, supermercados;

- Fábrica de biscoitos, salgadinho e derivados do amido de milho.

- Complexo policial, delegacias, clube, quiosques, Wi-Fi a depender da localidade, entre outros.

Lazer no bairro, as opções são resumidas a:

- Points de acarajé, sendo o melhor e mais caro o Xinxa's (onde as pessoas são capazes de passar 2 a 3 horas numa grande fila para degustar o melhor acarajé da cidade); points de açaí; entre restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, trailers.

- Prática de esportes, ou algo mais livre, como passear com cachorros, entre outras possíveis atividades na Avenida Maria Quitéria, Avenida Presidente Dutra ou também nas proximidades, como na Avenida Getúlio Vargas. As academias são boas opções, como Cooper, Slackline...

- Para os que apreciam um apelo religioso, existem igrejas evangélicas, apostólicas, messiânicas, espíritas, umbandistas, reuniões de crianças, jovens, adultos e terceira idade de diversas denominações religiosas.

Características do bairro:

Ruas muito largas, calçadas, paralelas, com poucas travessas e becos. É razoavelmente arborizado, com trânsito moderado devido ao comércio, às avenidas e às escolas. Localiza-se no centro da cidade, próximo à Rodoviária. Possui poucas ruas com vigilância noturna e tem proximidade de faculdades, escolas e colégios, o que atrai bastantes estudantes. O bairro conta, ainda, com um grande número de residências horizontais e de moradores idosos de classe média a alta, que têm muito a contar a respeito da história da cidade. Normalmente, empresas do mesmo ramo tendem a ocupar o mesmo lugar. O sub-bairro Mar da Tranquilidade é formado por residências de altíssimo padrão.

Necessidades segundo moradores:

"O bairro cresceu bastante ao longo de, mais ou menos, 30 anos e não foram construídas praças", moradora do bairro há 35 anos.

"Centros de cultura e lazer, como teatro e parques, são coisas sadias que esses jovens necessitam hoje em dia, ao invés de apenas computadores", um casal de velhos moradores do bairro.

"A violência durante a noite e finais de semanas na maioria das ruas, devido a falta de vigilância noturna em algumas ruas".

.[1][2]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.