Sertania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sertão brasileiro)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados, veja Sertão (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sertania ou sertão refere-se a uma região afastada dos centros urbanos, distante ou com pouca "civilização". O nome é derivado da expressão "desertão", utilizada na época colonial para referir-se ao interior do país. Ou, simplesmente, o interior de um país ou região.

Apesar de usualmente a palavra sertão aparecer algumas vezes relacionada à região nordeste do Brasil, originalmente os portugueses chamavam qualquer semi-árido brasileiro (ou regiões secas e quentes) de Desertão pelas condições climáticas. Desta forma, com a repetição do "de" esse passou a ser chamado de apenas "de sertão"!.

"Há tambem, estudiosos que afirmam tratar-se de uma corruptela da palavra sertã (frigideira) pelo fato de ser regiões onde se registram altas temperaturas." - Professor Rubem Tadeu - setembro de 2012.

Pode-se comparar com o conceito australiano de outback.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sertão nordestino
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.