Serviço de Segurança Presidencial (Rússia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Serviço de Segurança do Presidente da Federação Russa

Служба Безопасности Президента Российской Федерации - СБП
Sluzhba Bezopasnosti Prezidenta Rossiyskoy Federatsii - SBP
Emblema do SBP
Organização
Natureza jurídica Agência de Segurança
Dependência Serviço Federal de Guarda da Federação Russa
Chefia Alexei Rubezhnoi
Órgão subordinado Direção de Análise Psicológica
Número de funcionários 2.500
Orçamento anual Confidencial
Documento institucional Lei de Proteção do Estado
Localização
Jurisdição territorial  Rússia
Sede Moscou
Histórico
Antecessor 9ª Diretoria da KGB da URSS
Criação 19 de julho de 1991

Serviço de Segurança Presidencial da Rússia, oficialmente Serviço de Segurança do Presidente da Federação Russa (em russo: Служба Безопасности Президента Российской Федерации - СБП, transl. Sluzhba Bezopasnosti Prezidenta Rossiyskoy Federatsii - SBP), é uma divisão do Serviço Federal de Guarda da Rússia que desempenha as funções de proteção física do Presidente da Federação Russa.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O Serviço de Segurança do Presidente da RSFSR foi formado pelo Decreto do Presidente da RSFSR de 19 de julho de 1991, nº 13.

Denis Khramtsov, ex-agente do Serviço de Segurança do Presidente da Federação Russa, relembrou a criação do Centro para Fins Especiais do Serviço de Segurança Presidencial, em novembro de 1993: “o centro visava realizar literalmente qualquer tarefa - tinha de tudo: de unidades de mergulho a paraquedistas, foram fornecidas demolições, atiradores ... Era um análogo da unidade Vympel que foi dissolvida na época e, até certo ponto, uma alternativa ao Grupo Alpha, Khramtsov conecta sua criação ao fato de que “ grupos famosos durante os eventos de 1993 se recusaram a obedecer à ordem. Ficou claro que em certas situações são necessárias estruturas mais confiáveis. Aqui é Korzhakove convenceu Yeltsin de que unidades semelhantes deveriam ser criadas. Eles tiveram que cumprir ordens diretamente de B.N. Yeltsin”.

No final de 1994, foram criados os departamentos "K" e "P" do SBP, que investigavam a corrupção na administração do Kremlin e no governo, respectivamente.

Por Decreto do Presidente da Federação Russa de 28 de julho de 1995, nº 773, foi decidido considerar o Serviço de Segurança do Presidente da Federação Russa como um órgão estatal dentro da Administração do Presidente da Federação Russa.

Por Decreto do Presidente da Federação Russa de 20 de junho de 1996, nº 964, o chefe do Serviço Federal de Guarda da Federação Russa, Yuri Krapivin, foi encarregado das funções de chefe do Serviço de Segurança do Presidente da Federação Russa.

Por Decreto do Presidente da Federação Russa de 2 de julho de 1996, nº 1013, o Serviço de Segurança do Presidente da Federação Russa está incluído no Serviço Federal de Guarda da Federação Russa.

Dissolvido em 1996. Foi restaurado como uma unidade estrutural do FSO em abril de 2001. As funções deste serviço correspondem à lei federal "On State Protection". Sua competência inclui garantir a segurança do chefe de Estado e sua família.

Chefias[editar | editar código-fonte]

O chefe do serviço é o chefe do Serviço de Segurança do Presidente da Federação Russa. Ao mesmo tempo, ele é vice-diretor do Serviço Federal de Segurança da Federação Russa.

  • Alexander Vasilievich Korzhakov (3 de setembro de 1991 - 20 de junho de 1996);
  • Yuri Vasilievich Krapivin (atuando, 20 de junho a agosto de 1996);
  • Anatoli Ivanovich Kuznetsov (agosto de 1996-2000);
  • Viktor Vasilievich Zolotov (7 de maio de 2000 - 14 de setembro de 2013);
  • Oleg Ateistovich Klimentiev (18 de setembro de 2013 - junho de 2015);
  • Dmitri Viktorovich Kochnev (30 de junho de 2015 - 26 de maio de 2016);
  • Alexei Aleksandrovich Rubezhnoi (desde 28 de junho de 2016).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Serviço de Segurança Presidencial (SBP)». Agentura.ru. Consultado em 19 de janeiro de 2023. Arquivado do original em 25 de março de 2015 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.