Online e offline

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Serviço online)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2010). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Online redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Online (desambiguação).
Computador em linha, consultando a Wikipédia.

A expressão em linha (muitas vezes substituída pelos anglicismos online ou on-line [on-láin][1] ) caracteriza um dispositivo conectado a uma rede ou a um sistema de comunicações. Opostamente, fora de linha representa a indisponibilidade de acesso, a desconexão a uma determinada rede. Muito utilizados no passado, no ramo das comunicações telefónicas e no ramo da radiofonia, estes termos voltaram ao uso corrente, tendo sido amplamente adotados pelos internautas e popularizados, em resultado da expansão de fluxo de dados através da Internet, ocorrida a partir da década de 1990.

Portanto, "estar em linha" significa "estar disponível ao vivo". No contexto de um sítio informático, significa estar disponível para imediato acesso a uma página de Internet, em tempo real. Na comunicação instantânea, significa estar pronto para a transmissão imediata de dados, seja por meio falado, ou escrito. No contexto de um outro sistema de informação, significa estar em plena operação, de acordo com as funções desempenhadas nessa rede ou sistema.

Para obras como livros, diz-se versão em linha da versão na Internet, em oposição à versão impressa e à eletrônica, em CD. A Wikipédia, por exemplo, só existe em linha, por exemplo. Alguns dicionários são vendidos hoje na versão impressa e acompanhada de CD, tal como o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), que existe nas versões impressa e a versão em linha. De notar que é muito mais comum dizer-se "versão digital" do que "versão em linha", ou mesmo do que "versão online".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Academia Brasileira de Letras (2008). Dicionário escolar da língua portuguesa 2 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. p. 922 
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.