Servidor público

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Servidor público[1] (português brasileiro) ou funcionário público (português europeu) é todo aquele empregado de uma administração estatal. Sendo uma designação geral [2] , engloba todos aqueles que mantêm vínculos de trabalho com entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos das entidades político-administrativas, bem como em suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ou ainda, é uma definição a todo aquele que mantém um vínculo empregatício com o Estado, e seu pagamento provém da arrecadação pública de impostos, sendo sua atividade chamada de "Típica de Estado". Geralmente é originário de concurso público pois é defensor do setor público, que é diferente da atividade do Político, detentor de um mandato público, que está diretamente ligado ao Governo e não necessariamente ao Estado de Direito.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Estado de direito

Referências

  1. Jan Banning (18/05/2011). «Fotógrafo retrata contrastes do funcionalismo público no mundo». (Bureaucratics + BBC Brasil) + UOL Notícias. Arquivado desde o original em 29/10/2011. Consultado em 9 de maio de 2016. 
  2. " conceito.de ". «Conceito de funcionário público». Arquivado desde o original em 14/04/2015. Consultado em 9 de maio de 2016.