Sete Pecados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sete Pecados
Sete Pecados
Logotipo da telenovela.
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos aproximadamente
Criador(es) Walcyr Carrasco
Elenco Priscila Fantin
Reynaldo Gianecchini
Giovanna Antonelli
Cláudia Raia
Cláudia Jimenez
Gabriela Duarte
Sidney Sampaio
Marcello Novaes
Samara Felippo
Paulo Betti
Ailton Graça
Nívea Stelmann
Malvino Salvador
Mel Lisboa
Elizabeth Savalla
ver mais
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Episódios 208 capítulos (original)
83 capítulos (reprise)
Produção
Diretor(es) Jorge Fernando
Tema de abertura "Carne e Osso", Zélia Duncan
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Transmissão original 18 de junho de 2007 - 15 de fevereiro de 2008
Cronologia
Pé na Jaca
Beleza Pura
Programas relacionados Caras & Bocas
Morde e Assopra
Gabriela
Amor à Vida

Sete Pecados é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas, pela Rede Globo, de 18 de junho de 2007 a 15 de fevereiro de 2008, em 208 capítulos,[1] substituindo Pé na Jaca e sendo substituída por Beleza Pura.

Foi escrita por Walcyr Carrasco, com a colaboração de André Ryoki, direção de Pedro Vasconcelos e Fred Mayrink e direção geral e núcleo de Jorge Fernando. [2]

Contou com Priscila Fantin, Reynaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli, Sidney Sampaio, Mário Bin, Malvino Salvador, Nívea Stelmann, Rodrigo Phavanello, Gabriela Duarte, Marcello Novaes, Samara Felippo, Marina Ruy Barbosa, Cláudia Jimenez e Cláudia Raia nos papéis principais.

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo 2 anos depois de seu terminio entre 13 de setembro de 2010 e 7 de janeiro de 2011, em 83 capítulos, substituindo Sinhá Moça e sendo substituída por O Clone.[3]

Sinopse

Predefinição:Revelações sobre o enredo A novela fala dos sete pecados capitais: gula, ira, inveja, luxúria, avareza, vaidade e preguiça, e das influências destes na vida das pessoas, introduzindo cada pecado na história dos personagens.

Um exemplo de pecadora é Beatriz (Priscila Fantin), ela é mimada, preconceituosa, ambiciosa, mesquinha, um poço de defeitos, muito bela e atraente, ela herdou uma fortuna de seu pai Flávio misteriosamente desaparecido há muito tempo; Beatriz mora e sustenta sua mãe Rebeca (Elizabeth Savalla), uma dondoca que só pensa em tratamentos de beleza; o seu irmão Ariel (Duda Nagle), e sua irmã Daniele (Rosanne Mulholland).

Beatriz sempre teve tudo o que quis, e não se importa em pisar nos outros para isso, ela namora com o estourado cozinheiro Pedro (Sidney Sampaio), mas o trai sempre possível. A vida de Beatriz terá uma reviravolta a partir de quando ela vai a uma cartomante e conhece Custódia (Cláudia Jimenez) que lhe revela que um homem vai entrar em sua vida, mas que não irá ceder ao seu charme, Beatriz não acredita, pois nunca um homem lhe dispensou, e xinga a Custódia e vai embora.

Certo dia ela conhece na rua o taxista Dante (Reynaldo Gianecchini) depois se ser atropelada por ele, ao estar atravessando a rua sem reparar, ele a socorre imediatamente, mas ela não se feriu, e se apaixona de primeira pelo rapaz, e conversando com ele descobre que os dois estudaram juntos no passado, na escola em que a mãe de Dante era faxineira, Beatriz se oferece logo pra ele, mas para sua surpresa Dante lhe diz que é casado e que ama muito sua esposa e não quer nada com outra mulher.

Beatriz fica furiosa, e se lembra do que a cartomante lhe disse e vai atrás dela, Na verdade Custódia é uma anja, que tem como missão colocar a vida de Beatriz nos eixos, então sua protegida simpatiza e lhe contrata como secretária pessoal. Dante é um homem honesto, um exemplo de pai de família que tem a amizade de todos, praticamente um anjo terrestre, ele é casado com a doceira Clarice (Giovanna Antonelli), um mulher de temperamento forte e um pouco ambiciosa, mas de bom coração, com eles moram seus filhos Laerte (Tiago Salomone) e Isabel (Marina Ruy Barbosa), além da mãe de Clarice, Dona Agripina (Suely Franco), a irmã de Clarice, a megera Carla (Mel Lisboa), e a agregada Fátima (Isabel Fillardis). Apesar de humildes, todos são muito felizes e harmônicos, apesar do veneno de Carla.

Beatriz conhece a misteriosa Ágatha (Cláudia Raia) e se torna sua melhor amiga, mas nem desconfia que na verdade ela é líder de uma organização secreta, que visa roubar todo dinheiro de Beatriz. Ágatha é sócia de Barão (Ailton Graça), que é seu parceiro em suas armações. Custódia desconfia das intenções de Ágatha e Barão com sua protegida, e alerta Beatriz sobre os dois, mas ela não dá ouvidos. A primeira etapa do plano de Ágatha para ficar com a grana de Beatriz é separá-la de Pedro, então na inauguração da boate de Beatriz, a vilã manda expor um vídeo em que Beatriz transava com um homem numa praia deserta, isso enfurece Pedro que bate em Beatriz, e sai descontrolado. Apesar de ficar triste com a separação, Beatriz fica aliviada, pois está livre para conquistar Dante, mas para isso terá que separá-lo de Clarice. Ágatha não quer que Beatriz se envolva com mais ninguém, porém finge ajudá-la no plano para conquistar o taxista.

Em uma das armações para separar Dante e Clarice, o plano dá certo e Clarice pensa que Dante lhe traiu. O taxista então vai morar com Beatriz. Enquanto isso Pedro, que no início parecia apenas esquentado, revela sua verdadeira personalidade, e começa a articular um plano para se vingar de Beatriz, porém ele conhece Clarice e se apaixona perdidamente por ela, sendo capaz de fazer de tudo para conquistá-la e separá-la de Dante, não tendo escrúpulos e sendo capaz de cometer os maiores e cruéis crimes para tê-la.

A novela também apresenta a história da diretora escolar Miriam (Gabriela Duarte), que foi recentemente promovida, para cuidar da Escola Janete Clair, mas sua missão não será nada fácil, lá ela contará com os alunos de pior personalidade como Xongas (Kayky Brito), um jovem irresponsável e baderneiro. Miriam porém se apaixonará pelo professor de Educação Física, Vicente (Marcello Novaes), um viúvo solitário que vai ter um romance com Miriam, mas tal amor será atrapalhado pela diabólica Simone (Samara Felippo), a irmã da falecida esposa de Vicente que é perdidamente apaixonada por ele, e vai fazer de tudo para conquistá-lo.

Tem também a história de Régis (Malvino Salvador), irmão de Dante, dono de uma academia de boxe, que mal dá pra se sustentar, que vive enrolando a noiva Elvira (Nívea Stelmann), que vive querendo subir ao altar com o boxeador, que sempre recusa. No penúltimo capítulo da trama, os dois acabam se casando.

A trama tem uma reviravolta quando Flávio (Paulo Betti), pai de Beatriz, reaparece, depois de muitos anos desaparecido. Para a surpresa de Beatriz, Flávio acaba se apaixonando por Clarice, e se casa com ela. Esse casamento provocou a ira de muita gente, de Beatriz, pois acreditava que seu pai iria apenas mimá-la e acabou vendo seu pai se casar com sua principal rival; Dante, pois ainda ama Clarice; Ágatha, por que no passado foi namorada de Flávio e esperava se casar com ele e ficar milionária, e Pedro por alimentar uma paixão doentia por Clarice.

No dia do casamento de Flávio e Beatriz acontece o fato que revira a trama. Ágatha organiza a festa de casamento, se fingindo de amiga de Clarice apenas para pode armar para o casal, mas é com ela que acontece um trágico crime. No momento em que a vilã abre uma caixa que continha o presente dela para o casal, uma bomba explode em suas mãos e a mata, causando um alvoroço no salão. Apartir daí, inicia-se o mistério “Quem Matou Ágatha” , que passa a ser investigado pela detetive Eudóxia (Márcia Cabrita).

Beatriz, por ser considerada a principal suspeita de colocar a bomba na caixa e matar Ágatha, vai presa. Enquanto isso Clarice tem a vida que nunca teve, se torna uma mulher fina, e vai morar na mansão junto com Flávio e leva sua família inteira, menos Carla, que foi expulsa de casa por Clarice, quando esta descobriu que a irmã ajudou Beatriz a separá-la de Dante. Dante, por sua vez, começa a se arrepender de ter largado Clarice, e percebe que é ela que ama de verdade e não Beatriz, por quem apenas sente carinho. Custódia está fazendo de tudo para ajudar Beatriz e tentar provar sua inocência, com a ajuda do DJ Adriano (Rodrigo Phavanello), por quem sente uma grande atração e faz de tudo para ver a tatuagem que o jovem tem na virilha.

Beatriz, sofrendo na prisão, vai se arrependendo de todos os pecados que cometeu, e com ajuda de Custódia, passa a provar sua inocência. Certa vez, Beatriz acaba fugindo da cadeia, e após ser presa, é levada para um presídio de segurança máxima. Para poder fugir, ela toma um antídoto dado por Custódia, que lhe faria ficar imobilizada e parecendo morta, então Beatriz consegue fugir. O que ela não imaginava era que todos pensassem que ela morreu e a enterrassem viva. Custódia descobre que Beatriz foi enterrada viva e aciona Dante, que com a ajuda de Adriano, consegue resgatar Beatriz e abrir o caixão.

Enquanto isso, Miriam começa a domar a escola e vai se tornando respeitada por Xongas, que começa a ver nela uma verdadeira amiga. A felicidade da professora porém é arruinada por Simone, que cada vez mais alucinada por Vicente e após muitas armações, sequestra Miriam, e Benta (Amanda Azevedo), menina de rua que Vicente adotou. Simone, sendo perseguida pela polícia, capota com o carro, enquanto Miriam e Benta conseguem sair das ferragens salvas. A vilã fica paralítica , passando a andar de cadeira de rodas , mas nem por isso desiste de suas armações e invade a casa de Miriam e coloca fogo com ela e Benta dentro. Pedro, por sua vez, com mais ciúmes de Clarisse, troca os remédios de Flávio, e o milionário acaba tendo um ataque cardíaco e falecendo.

Final da Trama

Pedro sequestra Clarice, e se mantém em cárcere privado em um porão subterrâneo de uma casa de campo. Dante e Beatriz resolvem investigar o sumiço da doceira e descobrem que Pedro está por trás, e resolvem ir até a casa para descobrir. Beatriz que estava se passando por morta aparece para Pedro lhe deixando enigmado. Após uma briga entre os dois, Pedro golpeia Beatriz e a leva para o porão junto com Clarice. Lá ele confessa todos os seus crimes, mas antes de partir pra cima das duas, a polícia aparece e lhe prende.

Simone, em meio ao incêndio provocado , se arrepende de todas as suas maldades após Benta , que na verdade é uma anja , conseguir tocar na seu coração. A vilã tenta salvar Miriam e Benta do incêndio sem sucesso e acaba caindo da escada , morrendo em seguida. A Diretora e Benta são salvas e a casa é reconstruída. Vicente e Miriam terminam felizes , registrando Benta como sua filha.

Já em casa Beatriz e Clarice se reconciliam, e a pecadora confessa para a doceira que foi ela quem armou para os dois se separarem, e que Dante nunca lhe traiu, então Clarice e Dante se reconciliam e perdoam Beatriz. Clarice abre mão da herança deixada por Flávio e vai viver com Dante a antiga vida simples que lhes faz feliz. Beatriz reaver toda sua fortuna e vai viajar pelo mundo acompanhada de seu novo amor, Amadeu (Carlos Casagrande). Custódia se transforma em humana como recompensa por ter cumprido sua missão, e finalmente consegue ver a tatuagem de Adriano.

Quem Matou Ágatha?

O maior mistério da novela foi revelado no último capítulo, e o responsável por colocar a bomba dentro da caixa que Ágatha abriu foi o vilão Pedro, que confessou isso enquanto estava com Beatriz e Clarice no porão de sua casa. Pedro na verdade planejava matar Flávio por estar casando-se com sua amada Clarice, mas foi Ágatha quem abriu a caixa e acabou morrendo na explosão.

Elenco

Priscila Fantin interpretou a protagonista/antagonista Beatriz Ferraz.
Reynaldo Gianecchini interpretou o protagonista Dante.
Giovanna Antonelli interpretou a protagonista Clarisse Florentino.
Cláudia Raia foi a vilã Ágatha.
Malvino Salvador interpretou o lutador Régis.
Cláudia Jimenez interpretou Custódia.
Elizabeth Savalla interpretou a vaidosa Rebecca.
Ator Personagem
Priscila Fantin Beatriz Ferraz
Giovanna Antonelli Clarice da Silva Florentino
Reynaldo Gianecchini Dante Florentino
Cláudia Raia Ágatha Trindade
Cláudia Jimenez Custódia Celestina
Sidney Sampaio Pedro Camargo
Gabriela Duarte Míriam Batista de Sousa Freitas
Marcello Novaes Vicente de Freitas
Samara Felippo Simone Duarte Lisboa
Mário Bin Carlos da Silva
Malvino Salvador Régis Batista Florentino
Nívea Stelmann Elvira de Sousa Florentino
Elizabeth Savalla Rebeca Silvino
Paulo Betti Flávio Ferraz
Nicette Bruno Juju (Julieta Alves Verona de Sant'anna)
Ary Fontoura Romeu de Sant'anna
Erik Marmo Arcanjo Gabriel
Marina Ruy Barbosa Isabel Florentino
Cristiana Oliveira Dra. Margareth
Rosanne Mulholland Daniela Silvino
Max Fercondini Aquiles de Sousa
Marisol Ribeiro Eliete
Maria Zilda Cíntia Alves
Rosamaria Murtinho Otília de Sant'anna
Suely Franco Agripina da Silva
Ana Lúcia Torre Anja Guilhermina
Ailton Graça Barão
Cecília Dassi Estela Alves Verona
Kayky Brito Xongas
Márcia Cabrita Detetive Eudóxia Fagundes
Carlos Casagrande Investigador Amadeu Vianna
Rodrigo Phavanello Adriano Verona
Juan Alba Rodolfo Sant'anna
Odilon Wagner Anselmo Silvino
Malu Valle Palma de Sousa
Rosane Gofman Néia
Flávio Migliaccio Nino de Souza
Marcelo Médici Antero Silvano (Antê)
Duda Nagle Ariel Silvino
Marco Antonio Gimenez Vítor Sant'anna
Leilah Moreno Nalah
Roberto Bataglin Teobaldo Verona
Isabel Fillardis Fátima
Ilya São Paulo Elias
Thalma de Freitas Berenice
Carla Diaz Gina
Rafael Calomeni Hércules
Ary França Professor Lineu
Ilva Niño Marli
John Herbert Schmidt
Renata Castro Barbosa Adalgisa
Darlan Cunha Sandro
Lígia Cortez Amélia
Wagner Santisteban Ulisses
Abrahão Farc Silas
Zé Victor Castiel Perseu
Hilda Rebello Corina
Henri Pagnoncelli Dr. Reginaldo
Valéria Sândalo Minerva
Rafael Ciani Danilo Verona
Maria Regina Maura
André Santinho Fred
Sabrina Rosa Verônica Nascimento da Silva
Sérgio Fonta Delegado Renato
Maria Carollina Raquel
Wilson Rabello Jair
Alexandro Malvão Maciel
Bruno Kimura Shiro San
Bruno Pereira Edu
Carina Porto Irene
Julia Ruiz Márcia
Juliana Poggi Janaína
Rangel de Oliveira Policial Tito (Lesma)
Rafael Zulu Leonardo
Ricardo Duque Marcelo
Amanda Azevedo Benta Nascimento da Silva Freitas
Tiago Salomone Laerte Florentino
Danielle Robles Dilma
Gabriel Moura Moacyr
Gustavo Santos Ciro

Elenco de apoio

Audiência

O primeiro capítulo da trama registrou média de 36 pontos.[4] O último capítulo registrou a maior audiência de toda a novela: 39 pontos com picos de 45.[5] A novela terminou com média geral de 30,5 pontos, superior da antecessora Pé na Jaca, que fechou com 29,5 pontos de média geral.[6].

Reprise

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 13 de setembro de 2010 a 7 de janeiro de 2011 em 83 capítulos substituindo Sinhá Moça e sendo sucedida por O Clone.[7] O primeiro capítulo da trama na sessão Vale a Pena Ver de Novo registrou apenas 11 pontos de audiência e se tornou uma das piores reestreia de uma telenovela na faixa.[8] A reapresentação da novela marcou média geral de apenas 13 pontos, sendo essa a menor audiência já registrada por uma reexibição do Vale a Pena Ver de Novo, a frente somente da reexibição do seriado Você Decide na faixa, que teve média geral de 11 pontos e da reexibição de O Profeta que teve média geral de 12 pontos.[9]

Durante a exibição da reprise, o capítulo 19 que seria exibido em 7 de outubro de 2010, e o capítulo 66 ,que seria em exibido em 14 de dezembro de 2010, não foram ao ar, devido à transmissão de um jogo de futebol, em ambos os dias. Sendo assim, a reprise que terminaria com 85 capítulos, fechou com 83.

Prêmios

Melhores do Ano 2007 (Domingão do Faustão)

Prêmio Contigo de TV 2008

Exibição Internacional

A novela Sete Pecados, já foi distribuida para mais de 37 países pela Globo Internacional, e foi líder de audiência no horario nobre da Venezuela.[10]

Trilha sonora

Trilha sonora nacional

Capa: Reynaldo Gianecchini

  1. "Não Quero Ver Você Triste" - Erasmo Carlos e Marisa Monte (tema de Beatriz e Dante)
  2. "Deixo (Live)" - Ivete Sangalo (tema de Clarisse e Dante)
  3. "Eu Vou Seguir (Reach)" - Marina Elali (tema de Miriam)
  4. "Anjo" - Fábio Jr. (tema de Dante)
  5. "Um Anjo Muito Especial (My Special Angel)" - Roupa Nova (tema de Custódia e Gabriel)
  6. "Teletema (Ao Vivo)" - Ivo Pessoa (tema de Elvira)
  7. "Preciso Ser Amado" - Tim Maia (tema de Miriam e Vicente)
  8. "Nossa História de Amor" - Maurício Mattar (tema de Eliete)
  9. "Luxúria" - Isabella Taviani (tema de Carla)
  10. "Deixa Isso Pra Lá" - Lulu Santos (tema de Régis e Elvira)
  11. "Não Faz Mal a Ninguém" - Lenine (tema de Beatriz)
  12. "Carne e Osso" - Zélia Duncan (tema de abertura)
  13. "Exaustino" - Zeca Pagodinho (tema de Juju,e depois tema do núcleo Otília)
  14. "Gula" - Eduardo Dusek (tema de Perseu e Minerva)
  15. "Pão Duro" - Rodrigo Santos (tema de Romeu)
  16. "Ira (A Lira da Ira)" - Cláudio Zoli (tema de Pedro)
  17. "Contrato Assinado" - Deborah Blando (tema de Àghata)
  18. "Vaidade" - Luciana Mello (tema de Rebeca)

Trilha sonora internacional

Capa: Priscila Fantin

  1. "LDN" - Lily Allen (tema de Locação: São Paulo)
  2. "Rehab" - Amy Winehouse (tema geral)
  3. "Baby, Baby, Baby" - Joss Stone (tema de Elvira)
  4. "Until the End" - Norah Jones (tema de Eliete e Aquiles)
  5. "Like a Star" - Corinne Bailey Rae (tema de Beatriz e Dante)
  6. "Over My Head (Cable Car)" - The Fray (tema de Locação: Narak Club)
  7. "Divine" - Colin Munroe (tema de Estela e Xongas)
  8. "Bubbly" - Colbie Caillat (tema geral)
  9. "Million Faces" - Paolo Nutini (tema romântico geral)
  10. "She's Madonna" - Robbie Williams with Pet Shop Boys (tema de locação)
  11. "Reach" - Gloria Estefan (tema geral)
  12. "Sugar And Spice" - Zach Ashton (tema de Clarisse)
  13. "The Story" - Brandi Carlile (tema geral)
  14. "Love Is a Many Splendored Thing" - Matt Monro (tema de Romeu e Juju)

Trilha sonora complementar: Naraka Club

  1. "Beautiful Liar" - Beyoncé e Shakira
  2. "Cupid's Chokehold" - Gym Class Heroes e Fall Out Boy
  3. "Girlfriend" (Dr. Luke Mix) - Avril Lavigne e Lil Mama
  4. "Never Again" (Dave Audé Club Mix) - Kelly Clarkson
  5. "Love Is Gone" - David Guetta, Chris Willis e Joachim Garraud
  6. "Always And Forever" (Bob Sinclar Remix) - Chocolate Puma
  7. "Yeah Yeah" (D. Ramirez Radio Edit) - Luciana e Bodyrox
  8. "A Noite Perfeita (Extended Mix)" - Leoni e George Israel
  9. "Sympathy For The Devil" - Freedom Dub
  10. "Afrojazz (Instrumental)" - Taylor M.
  11. "Sinistro's Dance (Instrumental)" - Hitz
  12. "Boogie 2nite" (Seamus Haji Big Love Radio Mix) - Booty Luv
  13. "Every Minute" - Deborah Blando
  14. "Turn The Lights Off" (Original Mix) - Kato e DJ José

Notas

Referências

  1. Memória Globo. «Sete Pecados - Ficha Técnica». Consultado em 21 de dezembro de 2008 
  2. Memória Globo. «Sete Pecados - Trama Principal». Consultado em 10 de janeiro de 2014 
  3. «Vale a Pena Ver de Novo: Novela Sete Pecados estreia dia 13 de setembro». Rede Globo. globo.com. 9 de setembro de 2010. Consultado em 13 de setembro de 2010 
  4. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u305395.shtml  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  5. http://www.oplanetatv.com.br/noticia/2297.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  6. [1]
  7. «Vale a Pena Ver de Novo: Novela Sete Pecados estreia dia 13 de setembro». Rede Globo. globo.com. 9 de setembro de 2010. Consultado em 13 de setembro de 2010 
  8. «"Sete Pecados" reestreia com baixa audiência na Globo». NaTelinha. 13 de setembro de 2010. Consultado em 13 de setembro de 2010 
  9. http://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticia/16443.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  10. [2]

Ligações externas