Shaft (estúdio)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Shaft (empresa))
Shaft, Inc.
有限会社シャフト
Shaft (estúdio)
Estúdio de anime
Atividade Anime
Fundação 1 de setembro de 1975 (48 anos)
Fundador(es) Hiroshi Wakao
Sede 1-29-15 Kami-Igusa, Suginami, Tóquio,  Japão
Pessoas-chave Mitsutoshi Kubota
Website oficial www.shaft-web.co.jp

O Shaft, Inc. (有限会社シャフト Yūgengaisha Shafuto?) é um estúdio japonês de anime, fundado em 1 de setembro de 1975 por Hiroshi Wakao. O estúdio é conhecido pelo famoso uso de piadas gags, referências e a vanguarda cinematográfica notável em Pani Poni Dash!, Maria Holic, Sayonara, Zetsubou-Sensei, Hidamari Sketch, Puella Magi Madoka Magica,Bakemonogatari e Sangatsu no Lion.

História[editar | editar código-fonte]

O estúdio Shaft foi fundado em 1 de setembro de 1975 por Hiroshi Wakao, ex-animador do estúdio Mushi Production. A empresa originalmente, foi fundada para pintar animações, mas posteriormente começou por trabalhar na produção de animes, como um subcontratante. A primeira série de anime produzida pelo estúdio foi Yume kara, Samenai (夢から、さめない Yume kara, Samenai?), em 1987.

Em 2000, após Shaft ter cooperado o estúdio GAINAX para produzir um DVD especial remasterizado de Gunbuster, ambos estavam produzindo as séries Mahoromatic, Kono Minikuku mo Utsukushii Sekai e Kore ga Watashi no Gōshujin-sama. Após a aposentadoria de Hiroshi Wakao em 2004, Kubota Mitsutoshi tornou-se o diretor representante do estúdio Shaft. O grupo de pintura do estúdio também foi reduzido, para que o grupo digital fosse fortalecido. Após as obras conjuntas feitas com o estúdio Gainax, Shaft começou por se esforçar em adaptações de mangás e light novels aclamadas até 2011, quando lançaram sua primeira série de anime original, Puella Magi Madoka Magica, em 2011. Shaft se tornou popular por causa de sua "inclinação de cabeça"; que em algumas produções significa que os personagens frequentemente inclinam a cabeça para olhar para alguém ou quando se viram, sem nenhuma razão.

Características[editar | editar código-fonte]

Desde 2004, Akiyuki Shinbō, Tatsuya Oishi e Shin Ōnuma têm participado na maioria das produções do estúdio Shaft, a começar por Tsukuyomi: Moon Phase. O estúdio é único, devido ao seu uso de piadas gags e referências a outros animes, através da escrita no quadro negro em uma sala de aula ou qualquer espaço vazio disponível no fundo. O estúdio também é conhecido pelo uso de diferentes estilos de animação em uma série única, mudanças no estilo de arte, a inclinação de cabeça característica, desenhos abstratos de fundo e o uso da música incomum para as sequências das aberturas de suas séries.

Produções[editar | editar código-fonte]

Animes[editar | editar código-fonte]

Outras obras[editar | editar código-fonte]

Produções estrangeiras[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.