Sharif Dean

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sharif Dean
Informação geral
Nome completo Cherif-Eddine Kharroubi
Nascimento 14 de agosto de 1947
Local de nascimento Casablanca
Marrocos
Morte 14 de fevereiro de 2019 (71 anos)
Local de morte Oran, Argélia
Nacionalidade francês / Predefinição:ALGno
Gênero(s) Pop, Pop rock
Ocupação(ões) Cantor e compositor
Instrumento(s) Baixo elétrico, piano

Sharif Dean (Casablanca, 14 de agosto de 1947Oran, 14 de fevereiro de 2019), nome artístico de Cherif-Eddine Kharroubi, foi um cantor e compositor franco-argelino.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Nascido no Marrocos, mudou-se para Paris ainda na infância, ganhando em 1964 o show de talentos da Radio Monte Carlo. Chegou a estudar em Bruzelas e obteve um diploma universitário de filosofia e literatura em 1971, dedicando-se posteriormente à carreira artística.

Seu primeiro single, Mary-Ann (lançado em 1972 e produzido pelo belga Jean Huysmans), não foi um sucesso de vendas. Um ano depois, ganhou projeção com Do You Love Me?, que teve a participação da cantora Evelyne D'Haese e rendeu a Sharid Dean um disco de ouro[1]. A música ficou em primeiro lugar nas rádios belgas e também se destacou nas paradas musicais da França, Países Baixos, Alemanha Ocidental e Brasil[1]. Em 1974, lançou No More Troubles, outro single conhecido em sua carreira.

Morte[editar | editar código-fonte]

Sharif Dean morreu em 14 de fevereiro de 2019, em Oran, na Argélia, após complicações de uma diabetes que o acometia por algum tempo[2].

Referências

  1. a b «Company reports: Belgium». Billboard. 10 de novembro de 1973. Consultado em 16 de setembro de 2020 
  2. «La star mondiale est partie en silence. Sharif Dean, Algérien jusqu'à la mort». letemps-dz.com (em francês). 15 de abril de 2019. Consultado em 16 de setembro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.