Shawarma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Shawarma de carne de carneiro

Shawarma [1][2] (no original em árabe شاورما) é um prato originalmente do oriente médio, composto de fatias finas de carne de carneiro ou frango, assada em um espeto vertical e servidas no pão árabe com legumes, homus (pasta de grão de bico), labneh (espécie de coalhada parecida com iogurte grego) e outros acompanhamentos.[3] Tornou-se popular na Europa como comida rápida, graças à influência de imigrantes do norte do Oriente Médio.

Nos países de língua portuguesa[editar | editar código-fonte]

É bastante comum em toda a Europa, inclusive em Portugal. É popular como comida rápida, graças à influência de imigrantes do norte da África e do Médio Oriente.

No Brasil, na região de Foz do Iguaçu, a shawarma se popularizou com chegada dos imigrantes libaneses que vivem na Tríplice Fronteira. Logo se expandiu para toda região oeste do Paraná, onde hoje é popular em várias cidades. Em outras cidades do Brasil há duas vertentes: tanto é vendida nas ruas em uma versão semelhante do prato conhecido como "churrasco grego", servida dentro de um pão francês a preços módicos, como também vêm surgindo, na última década, restaurantes e casas especializadas em shawarmas, nesse caso oferecendo especiarias árabes e culinária mais requintada.

Referências culturais[editar | editar código-fonte]

O prato árabe shawarma teve uma aparição no filme Os Vingadores: The Avengers (em inglês Marvel's The Avengers) de 2012, em que na cena pós créditos, os Vingadores aparecem em um restaurante semidestruído enquanto comem shawarma.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nicolaevsky, Miguel. (2012). Guia de jerusalem em portugues. [Place of publication not identified]: Lulu Com. p. 75. ISBN 1445283557. OCLC 940877587 
  2. Menorah, Edições 520-531,Editora Menorah., 2003, p. 43
  3. «Receita de Shawarma». Globo.com - Globo Paraná. 9 de fevereiro de 2011