Shawn Spencer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Shawn Spencer é um personagem fictício da série estadunidense Psych.

Personagem do seriado americano "Psych", interpretado pelo ator James Roday. Shawn finje ser um vidente e ajuda a polícia de Santa Bárbara a solucionar casos, com ajuda de seu amigo Burton Guster ("Gus"), juntamente com muitas trapalhadas e humor. Filho de Henry Spencer, um ex policial, que em vários flashbacks, tenta fazer com que seu filho também se torne um policial.

Shawn é engraçado, extrovertido, costuma falar bastante e tem uma tendência a paquerar qualquer mulher bonita que encontre. É muito inteligente, tem memória fotográfica e uma incrível percepção a detalhes além de uma ótima capacidade de dedução, tornando-o um exímio detetive. O protagonista já nasceu com esse “dom” que foi aprimorado por seu pai durante a infância. Henry desejava que seu filho se tornasse um grande policial como ele no futuro, então realizava treinamentos um tanto incomuns e um pouco severos com ele. Henry incentivava Shawn a ver e se lembrar de detalhes que provavelmente passariam despercebidos, a deduzir fatos, a passar por polígrafos, escapar de um porta-malas, entre outras coisas. Mas graças ao seu pai e ao treinamento que teve, tem medo de demonstrar fraqueza então se esconde através de piadas e sarcasmo. Mesmo com a inteligência que tem e tendo cerca de uns 25 anos (no início da serie), Shawn é um tanto infantil e não leva nada a sério. Com o passar dos episódios ele vai amadurecendo, mas continua com o jeito de “garotão”.

Shawn faz o exame de detetive aos 15 anos e consegue a nota 100, mas, por falta de interesse, não se torna policial como era a vontade de Henry, e frequentemente muda de emprego. Um dia, acompanhando um caso pela televisão, consegue deduzir sozinho parte do crime e faz uma ligação anônima para a policia. Porém, ao fazer isso ele se tornou um dos suspeitos já que, para ter acesso aquela informação, ele certamente teria participado do crime. Então ele é chamado para depor e, ao perceber que sua situação está bastante complicada, decide dizer que é vidente e que teve uma visão sobre o caso, usando suas habilidades para convencer a policia. Vick, a Comandante do Departamento de Polícia de Santa Bárbara, o convida a ajudar na resolução do caso e se fosse provado que Shawn havia mentido sobre seus poderes mediúnicos, ele seria preso. Sem alternativas, ele leva a farsa adiante. Entretanto, Shawn gostou tanto de atuar como vidente que resolve fazer disso sua nova profissão, e abre uma agencia chamada “Psych” e se torna um “detetive vidente”, tornando Gus seu sócio mesmo contra sua vontade. Os dois passam a resolver casos particulares e para a policia de Santa Barbara. Para desgosto inicial de Henry, que odeia tanto detetives particulares quanto videntes (para sua infelicidade, seu filho conseguiu se tornar os dois).

Com o passar dos episódios, Shawn se apaixona pela bela e inteligente detetive Juliet O’Hara (“Jules”). No início da primeira temporada, após o falso vidente perceber que o detetive Carlton Lassiter ("Lassie") possuía um envolvimento romântico com sua parceira, ela é transferida para outro departamento e Juliet se torna a nova parceira de Lassiter. Desde que se conheceram Shawn adora paquerar Jules e a chamar para sair, embora ela sempre recuse. Os dois se dão muito bem juntos e permanecem como amigos por cerca de 5 anos, sendo que, por diversas vezes ocorre um clima entre os dois. Com o tempo, é mostrado que claramente existe um sentimento mais profundo entre os dois e que, por algum motivo, é reprimido por ambos. A situação entre o casal começa mesmo a mudar com a chegada de Abigail e Declan. Abigail é uma antiga paixão de Shawn e ambos estudaram na mesma escola. Eles se reencontram em um encontro de ex alunos e logo começam a namorar, causando ciúmes em Juliet. E Declan é um traçador de perfis muito inteligente e charmoso, que frequentemente “rouba” os momentos de Shawn e logo demonstra interesse em Juliet (Gus o apelida de “Shawn 2.0”). Assim como o protagonista, ele não passa de uma fraude e os dois passam a competir entre si, tanto profissionalmente quanto pela atenção da bela detetive. Declan e Juliet começam a namorar, deixando o “vidente” arrasado. Somente no final do episódio 11 da 5ª temporada que os dois finalmente começam a namorar.