Shazam! (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, e ainda pode necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
 Shazam!
Pôster promocional
 Estados Unidos
2019 •  cor •  132 min 
Direção David F. Sandberg
Produção Peter Safran
Roteiro Henry Gayden
Darren Lemke
Baseado em Shazam por C. C. Beck e Bill Parker
Elenco Zachary Levi
Asher Angel
Mark Strong
Grace Fulton
Jack Dylan Grazer
Ian Chen
Jovan Armand
Faithe Herman
Djimou Hounsou
Gênero ação
aventura
comédia
fantasia
Música Benjamin Wallfisch
Cinematografia Maxime Alexandre
Edição Michel Aller
Companhia(s) produtora(s) DC Films
New Line Cinema
The Safran Company
Mad Ghost Productions
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento Brasil 4 de abril de 2019
Estados Unidos 5 de abril de 2019
Idioma inglês
Orçamento US$ 80–100 milhões[1][2]
Receita US$ 364.471.656[3]

Shazam! é um filme estadunidense de super-herói de 2019 baseado em o personagem da DC comics, estrelado pelos atores Zachary Levi e Asher Angel. Sendo o sétimo filme do Universo Estendido DC. Shazam foi produzido pela DC filmes, e a New Line Cinema, e distribuído pela Warner Bros. Pictures. O filme é dirigido por David F. Sandberg, o roteiro foi escrito por Henry Gayden e o lançamento foi em 5 de abril de 2019, nos Estados Unidos, e em 4 de abril de 2019 no Brasil.

Apesar de ser o filme de menor receita do DCEU, foi considerado lucrativo devido à seu baixo orçamento. Também foi bem recebido pela crítica, que o considerou o melhor filme da DC desde The Dark Knight. Os elogios se dirigiram à direção, as atuações de Levi, Angel e Grazer, ao humor, efeitos visuais e roteiro. Devido ao sucesso, um spin-off baseado no Adão Negro, e uma sequência estão em fase de desenvolvimento.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Na Nova York de 1974, um garoto chamado Thaddeus Silvana é magicamente transportado para a Pedra da Eternidade, um templo mágico em outra dimensão, pelo antigo mago Shazam (Djimon Hounsou). Shazam explica que passou séculos procurando por um novo campeão que seja "puro de coração", após o primeiro ter se tornado maligno e soltado os "Sete Pecados Capitais" pelo mundo antigo. Os Pecados, agora presos nas estátuas na Pedra, tentam Thaddeus com promesas de poder, e o garoto é banido de volta a Terra como indigno de ser o campeão.

Na Filadélfia do tempo presente, durante o período natalino, o garoto de 14 anos Billy Batson (Asher Angel) entra em conflito com a lei enquanto procura por sua mãe biológica. Uma assistente social coloca Billy em uma família chefiada por Victor e Rosa Vazquez, que possuem cinco filhos adotivos: Mary, Pedro, Eugene, Darla e o novo colega de quarto de Billy, Freddy Freeman (Jack Dylan Grazer). Billy não recebe bem sua nova família e Pedro descobre as anotações dele para sua busca.

Enquanto isso, usando testemunhos de outras pessoas magicalmente levadas e rejeitadas por Shazam ao longo dos anos, o adulto Dr. Thaddeus Silvana (Mark Strong) descobre como voltar para a Pedra da Eternidade. Ele rouba o Olho do Pecado da Pedra, libertando os pecados e se tornando seu campeão. Silvana usa seus novos poderes para atacar o Mago e matar seu pai e irmão abusivos.

Na escola, Billy salva Freddy de valentões. Ele leva os valentões a uma perseguição até o metrô, onde é invocado por Shazam. Escolhido pelo mago enfraquecido como campeão, Billy se transforma em um adulto com diversos superpoderes (Zachary Levi). Ao dizer "Shazam!", Billy pode alternar entre as formas de adolescente e super herói adulto. Com a ajuda de Freddy, que possui conhecimento sobre super heróis, Billy começa a aprender a extensão dos seus novos poderes. Freddy posta vídeos no Youtube de Shazam testando seus poderes, tornando-o uma sensação viral. Depois que Freddy se gaba para seus colegas sobre conhecer Shazam, Billy o abandona e falta às aulas para entreter os fãs como Shazam em troca de dinheiro. Após ver Shazam salvar um ônibus no noticiário, Silvana o ataca, exigindo que ele entregue seu poder. O inexperiente Shazam é facilmente derrotado, mas se transforma em Billy para escapar entre a multidão em fuga. Após Freddy confrontar Billy pelo mau uso dos poderes, Silvana captura Freddy e o força a dizer onde mora.

Na casa dos Vasquez, as outras crianças descobrem o segredo de Billy e revelam ao garoto que encontraram sua mãe morando por perto. Billy foge para finalmente encontrar sua mãe, que revela ter abandonado ele intencionalmente, pois acreditava ser incapaz de criá-lo. Enquanto isso, Silvana vai até a casa dos Vazquez com Freddy e o força a ligar para Billy. Ele volta para casa como Shazam e concorda em dar seus poderes a Silvana em troca da vida de sua família. No entanto, Freddy e as outras crianças seguem os dois até a Pedra da Eternidade e atacam Silvana. Isso dá tempo à Shazam e às crianças de fugirem e percebem que quando os Pecados deixam seu corpo, Silvana é mortal e pode ser ferido.

Silvana persegue Shazam e as crianças até um parque de diversões, onde Silvana lança os Pecados contra eles e os visitantes do parque. Shazam divide seu poder com seus irmãos adotivos, fazendo com que eles também se tornem super heróis adultos com poderes. Enquanto Freddy, Mary e os outros mantêm os Pecados ocupados, Shazam luta contra Silvana sozinho, derrotando-o ao tirar o único Pecado que ainda habitava seu corpo, deixando-o sem poderes. Shazam e sua família são reconhecidos como heróis e Billy aceita sua família adotiva como sua verdadeira família. Eles devolvem o Olho do Pecado para a Pedra da Eternidade e descobrem que podem usar a Pedra como um covil secreto. Billy também aparece na escola como Shazam para endossar Freddy antes de revelar que também trouxe um amigo: Superman (embora só mostre o corpo).

Cenas pós-créditos[editar | editar código-fonte]

Cena Um[editar | editar código-fonte]

Silvana, em sua cela de prisão desenhando múltiplos símbolos através de suas paredes, é interrompido pelo Senhor Cérebro, tendo sido preso anteriormente na Pedra da Eternidade, que lhe conta sobre os pilares do mal que se unirão e que eles governarão os sete reinos.

Cena Dois[editar | editar código-fonte]

Freddy testa se Billy pode falar com peixes, citando Aquaman, apenas para Billy ignorar o poder como estúpido.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Asher Angel e Zachary Levi como Billy Batson / Shazam: O grande herói que surge do trovão quando Billy Batson diz as palavras mágicas "Shazam". Além de ser corajoso e viril, o herói ainda tem super força, super velocidade, alta resistência, voo e a capacidade de disparar raios.
  • Mark Strong como Dr. Thaddeus Silvana: O principal antagonista do filme.Quando era criança,Silvana foi abordado pelo Mago para ser seu novo campeão,porém ele precisava passar por um teste,resistir a persuasão dos Sete Pecados Mortais,o menino não conseguiu e foi descartado.Adulto,Silvana ficou obcecado pela magia e tenta de todo jeito,pegar a força o poder que lhe foi negado quando criança.
  • Djimou Hounsou como Mago Shazam: O Mago é uma entidade poderosa de milhares de anos que vive dentro de uma caverna mágica e autoconsciente conhecida como Pedra da Eternidade. Ele é incumbido de escolher alguém que seja bom de coração para deter os poderes de Shazam e se tornar o Campeão da Humanidade. Billy Batson foi a última pessoa a receber tal poder.
  • Jack Dylan Grazer como Freddy Freeman: Irmão adotivo e melhor amigo de Billy Batson, os dois são muito unidos e Freddy é frequentemente ajudado por Billy quando se mete em problemas. Adam Brody interpreta a versão superpoderosa de Freddy.
  • Faithe Herman como Darla Dudley: Irmã adotiva de Billy, é a mais nova de todos os seus irmãos, Darla é divertida e alegre. Meagan Good interpreta a versão superpoderosa de Darla[4]
  • Grace Fulton como Mary Bromfield: Irmã adotiva mais velha de Billy, Mary é uma moça educada e responsável, sempre se dedicando a cuidar de seus meio irmãos mais novos. Michelle Borth interpreta a versão superpoderosa de Mary.
  • Ian Chen como Eugene Choi: Irmão adotivo de Billy, Eugene é um menino asiático muito inteligente e estudioso. Ross Butler interpreta a versão superpoderosa de Eugene.
  • Jovan Armand como Pedro Peña: Irmão adotivo de Billy, Pedro é um garoto latino, gordinho e muito tímido. D.J. Coltrona interpreta a versão superpoderosa de Pedro.
    Zachary Levi, (à esquerda) Asher Angel, (ao lado) Jack Dylan Grazer e o diretor David F. Sandberg (à direita) na San Diego Comic-Con na Califórnia em 2018

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2014, o presidente da Warner Bros. Kevin Tsujihara, anunciou durante um evento oficial da Warner os futuros filmes do Universo Estendido da DC até 2020, e entre eles estava o filme solo do super-herói Capitão Marvel intitulado Shazam, que já estava previsto para estrear no ano de 2019, com apenas Dwayne Johnson confirmado no elenco como "Adão Negro".[5] Em julho de 2017, durante a Comic-Con Internacional, Geoff Johns confirmou que "Adão Negro" não estaria neste filme e só deverá aparecer em possíveis sequências ou no filme solo que foi confimado. Também, no mesmo evento, David F. Sandberg confirmou que estaria dirigindo o filme.

No dia 27 de outubro de 2017, foi anunciado pelo próprio diretor que Zachary Levi seria o astro a interpretar "Shazam". No dia 27 de outubro de 2017, Zachary Levi foi confimado para viver o personagem central.[6]. No dia 06 de novembro de 2017, foi confimado que o ator Asher Angel será "Billy Batson".[7] O primeiro trailer saiu no dia 21 de julho de 2018 na San Diego Comic-Con[8][9] junto com o trailer de "Aquaman".

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

David F. Sandberg disse não ter apoiado a ideia da colocação de um único ator para interpretar o herói Shazam e "Billy Batson" ao mesmo tempo devido as complicações que poderiam ser geradas com os efeitos de rejuvenescimento digital e decidiu pela contratação de dois atores.

Foram realizados Inúmeros testes para a escolha dos atores que dariam vida aos personagens centrais (Billy Batson e Shazam). Vários atores mirins e adultos foram selecionados para os testes.

Para viver o personagem principal, foram feitos testes com 100 pessoas e Zachary Levi (da série Chuck) foi escolhido para o viver o personagem titular[10] o qual recusou de início, mas acabou aceitando o papel.

Em agosto de 2017 começou a etapa de seleção para a escolha do ator mirim que atuaria como "Billy Batson". Asher Angel (da série Andi Mack) foi confirmado como o alter-ego do herói[11]

Mais tarde foram cotados: Mark Strong, Jack Dylan Grazer, Faithe Herman, Adam Brody, Djimon Hounsou, Meagan Good, D.J. Cotrona, Michelle Borth, Grace Fulton, Ian Chen, Ross Butler e Jovan Armand.

Filmagens[editar | editar código-fonte]

Tendo as filmagens início em janeiro de 2018,[12][13] a maioria da produção foi feita no Pinewood Toronto Studios e também realizada em vários locais públicos da cidade, incluindo a Universidade de Toronto e o Woodbine Shopping Centre. No início de março de 2018, as filmagens ocorreram no Fort York National Historic Site, no centro de Toronto, as filmagens encerraram no dia 11 de maio de 2018, os atores mais novos deixaram a produção seis dias antes. No dia 07 de novembro de 2018[14], o filme passou por refilmagens em Toronto, no Canadá, que se estenderam até 22 de dezembro.

Segundo divulgado, cada uniforme do personagem central custou cerca de US$ 1 milhão de dólares na confecção e tecnologia aplicada gerando um custo total de US$ 10 milhões para a DC[desambiguação necessária] por 10 uniformes usados por Levi.[15]

Eventos[editar | editar código-fonte]

Em 9 de dezembro de 2018, o ator Zachary Levi participou do painel da DC Universe no evento Comic Con Experience (CCXP) em São Paulo para divulgar o filme e exibiu uma cena exclusiva de um trecho ainda não finalizado do momento em que o jovem herói encontra seu vilão, "Doutor Thadeus Silvana", interpretado por Mark Strong.[16]

Em fevereiro, meses antes da estréia oficial, foi liberada uma exibição teste feita apenas para a crítica e alguns fãs. Logo após a exibição, as primeiras impressões sobre o filme e o desempenho de Levi juntamente com os atores mirins foram positivas,[17][18] o que aumentou a expectativa para que o trabalho rendesse bons resultados de bilheteria.[19] Também em outra sessão especial, foi mostrado, de forma fechada, para membros da imprensa.[20]

Expectativas[editar | editar código-fonte]

As expectativas para que a produção desse certo aumentaram após todo o trabalho de divulgação com trailers e sessões especiais. O público em geral passou a esperar que o longa pudesse ser um dos melhores filmes já produzidos pela DC.[21]

Atores mirins Asher Angel (à esquerda) e Jack Dylan Grazer (ao lado)

Pré-estréia[editar | editar código-fonte]

A pré-estreia nos EUA, duas semanas antes do lançamento, rendeu bons resultados gerando mais de US$ 3 milhões e foi mais bem sucedida que a de "Aquaman" que obteve US$ 2,9 milhões em dezembro de 2018.[22]

No total, o faturamento com exibições de pré-estreia de Shazam!, em março, foi de US$ 3,3 milhões.

Crítica[editar | editar código-fonte]

No dia 23 de março, começou a ganhar suas primeiras avaliações em sites especializados da internet. No Rotten Tomatoes, surgiu com notas positivas (97% de aprovação), ganhando o selo "Fresh" de qualidade[23] e sendo elogiado pelo humor, química dos personagens e desempenho de Zachary Levi no papel principal[24]

"Uma mistura divertida de humor e coração, 'Shazam!' É um filme de super-herói que nunca esquece o poder real do gênero: a realização de um desejo feliz". Diz o consenso.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

A estreia oficial aconteceu nos dias 4 de abril ( Brasil) e 5 de abril de 2019 (Estados Unidos) gerando bons resultados de abertura mundial. Somente nos dois primeiros dias de exibição, arrecadou US$ 16,4 milhões em 20,520 salas de cinema da China durante o feriado "Qingming" e fez a terceira melhor estreia da história da Warner no país.[25]

Nos Estados Unidos e Canadá, superou as projeções de bilheteria com a arrecadação de US$ 5,9 milhões no primeiro dia. [26] No Brasil, alcançou estimados 60% do total da bilheteria nacional e conquistou o primeiro lugar no ranking da bilheteria brasileira no segundo dia. [27]

Somando os números, só na China, Estados Unidos, Canadá e Brasil, o longa arrecadou mais de US$ 22,8 milhões apenas no primeiro dia de abertura.

Em seu primeiro final de semana, permaneceu em primeiro lugar e atingiu US$ 18 milhões no Brasil. [28] Nos Estados Unidos, ultrapassou novamente as projeções com US$ 53 milhões de dólares. [29] ficando com a liderança nas bilheterias norte-americanas.

Em três dias, o longa alcançou US$ 158 milhões mundialmente e pela terceira vez superou as expectativas de venda, no total já faturou mais de 360 milhões, uma bilheteria considerada boa se comparada com todo o custo de produção que ficou entre 80 e 100 milhões. [30] A produção chegou às lojas em DVD e Blu-Ray em 16 de junho nos Estados Unidos e a previsão é que no Brasil as vendas comecem em julho ou agosto de 2019.

Sequência[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento, Peter Safran, (produtor do longa) concedeu uma entrevista ao site Collider e anunciou que as gravações de uma possível continuação poderia ter início em breve ao destacar que os atores mirins do elenco "estavam crescendo" e “...Então temos de ser rápidos com a continuação, com certeza”. afirmou. [31]

A sequência de Shazam! começa a ser produzida após o futuro filme solo do vilão "Adão Negro", o qual será interpretado por Dwayne Johnson que lutará contra o herói na possível continuação de Shazam!. [32]

As filmagens do filme solo de Adão Negro estão previstas para iniciarem no começo de 2020 e ainda não tem data de estreia programada. [33] A expectativa é de que Shazam! 2 possa ser lançado em 2021 ou 2022. [34]

Referências

  1. «Box Office: 'Shazam!' Heads Toward $45 Million-Plus Opening Weekend» (em inglês). Variety. 3 de abril de 2019. Consultado em 5 de abril de 2019 
  2. «'Shazam!' Looks To Strike Lightning With $45M Opening; 'Pet Sematary' Eyes Mid $20M+ – Early Tracking» (em inglês). Deadline Hollywood. 14 de março de 2019. Consultado em 5 de abril de 2019 
  3. «'Shazam!' Box Office» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 15 de julho de 2019 
  4. «Shazam!: Elenco, atores, equipe técnica, produção». AdoroCinema 
  5. 135, Bender (15 de outubro de 2014). «Warner oficializa os filmes da DC Comics até 2020». Omelete. Consultado em 2 de agosto de 2016 [ligação inativa]
  6. «'Shazam!' encontra seu protagonista; SAIBA MAIS! | CinePOP». cinepop.com.br. Consultado em 10 de novembro de 2018 
  7. «'Shazam!': O ator mirim Asher Angel entra para o elenco e será Billy Batson | CinePOP». cinepop.com.br. Consultado em 10 de novembro de 2018 
  8. «Billy se torna Shazam no primeiro trailer do filme do herói». Uol. 21 de Julho de 2018. Consultado em 20 de Março de 2019 
  9. Warner Bros. Pictures Brasil (21 de julho de 2018), Shazam! - Trailer Teaser Oficial, consultado em 10 de novembro de 2018 
  10. «Shazam!: 100 atores foram testados antes de Zachary Levi ser escolhido para o filme». UOL. 21 de Julho de 2018. Consultado em 20 de Março de 2019 
  11. «Shazam!: O ator mirim Asher Angel entra para o elenco e será Billy Batson». CinePOP. 16 de Novembro de 2017. Consultado em 20 de Março de 2019 
  12. «Google Tradutor». translate.googleusercontent.com. Consultado em 10 de novembro de 2018 
  13. «Google Tradutor». translate.googleusercontent.com. Consultado em 10 de novembro de 2018 
  14. AdoroCinema. «Zachary Levi anuncia começo das refilmagens de Shazam!». AdoroCinema 
  15. «Shazam!: Uniformes do herói custaram US$10 milhões para a DC». Adoro Cinema. 18 de Janeiro de 2019. Consultado em 20 de Março de 2019 
  16. «'Shazam!': Zachary Levi exibe cena exclusiva na CCXP». Galileu. 9 de Março de 2019. Consultado em 20 de Março de 2019 
  17. «Shazam! Críticos adoraram o filme e exaltam Zachary Levi». Uol. 7 de Março de 2019. Consultado em 20 de Março de 2019 
  18. «Shazam!: Primeiras reações destacam filme diferente da DC». Omelete. 8 de Março de 2019. Consultado em 20 de Março de 2019 
  19. «'Shazam!': Projeção de abertura de bilheteria aumenta após críticas positivas». CinePOP. 18 de Março de 2019. Consultado em 20 de Março de 2019 
  20. «Shazam!: Diretor visita sede da IMAX para exibir o filme». Uol. 14 de Março de 2019. Consultado em 20 de Março de 2019 
  21. «Primeiras impressões de "Shazam!" prometem que filme será o melhor da DC». Terra. 8 de março de 2019 
  22. «Shazam! arrecada US$3,3 milhões em pré-estreias nos EUA». UOL. 24 de março de 2019 
  23. «'Shazam!' recebe certificado 'Fresh' do RottenTomatoes». OVício 
  24. «'Shazam!' estreia no Rotten Tomatoes com nota quase perfeita». OVício. 23 de março de 2019 
  25. «Shazam! faz a terceira melhor estreia da história da Warner na China». Observatório do Cinema 
  26. «"Shazam!" consegue quase US$ 6 milhões na noite de abertura e projeção de estreia sobe». Observatório do Cinema 
  27. «"Shazam!" fica em 1º lugar na bilheteria brasileira nesta sexta-feira (05)». R7. 6 de abril de 2019 
  28. «Shazam! conquista bilheteria nacional com R$ 18 milhões no fim de semana de estreia». Observatório do Cinema 
  29. «Shazam! arrecada 53 milhões de dólares em seu final de semana de estreia». Bol 
  30. «"Shazam!" supera expectativas e já registra US$ 158 milhões ao redor do mundo». OVício. 7 de abril de 2019 
  31. «Produtor de Shazam! indica que continuação não vai demorar a sair». Observatório do Cinema. 7 de abril de 2019 
  32. «Adão Negro terá filme solo antes de sequência com Shazam!». Observatório do cinema 
  33. «'Adão Negro': Filme com Dwayne Johnson começará a ser produzido em 2020». CinePop 
  34. «'Shazam! 2': Produtor explica porque sequência será feita rapidamente». CinePOP 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]