Sherlock Holmes (série de jogos eletrônicos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Série Aventuras de Sherlock Holmes
Sherlock Holmes (série de jogos eletrônicos)
Logotipo da série Adventures of Sherlock Holmes usado desde meados de 2007
Gênero(s) aventura
Desenvolvedora(s) Frogwares
Distribuidora(s)
Plataformas
Primeiro título Sherlock Holmes: The Mystery of the Mummy
29 de dezembro de 2002 (2002-12-29)
Último título Sherlock Holmes: Chapter One

Sherlock Holmes é uma série de jogos eletrônicos, do gênero aventura, desenvolvida pela Frogwares. Os jogos são baseados em As Aventuras de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle, que conta com o detetive Sherlock Holmes, e seu companheiro, Dr. John H. Watson. Enquanto a franquia é baseada em As aventuras de Sherlock Holmes, cada jogo tem um enredo original.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Cada jogo da série permite que o jogador controle Holmes ou Dr. Watson, de uma perspectiva de primeira ou terceira pessoa. Esta série de jogos de aventura consiste principalmente de quebra-cabeças a serem resolvidos durante o decorrer do jogo, tanto pelo uso do raciocínio abdutivo de Holmes quanto pela assistência de Watson. Também exige que os jogadores encontrem pistas e evidências escondidas no ambiente. Holmes deve levar essas informações de volta a seus laboratórios, tanto em seu apartamento no 221B Baker Street, quanto em outros lugares. As pistas são examinadas ao microscópio ou combinadas com solventes para separar elementos pertinentes.

O principal objetivo dos jogos é resolver o principal mistério da história, mas os jogos também envolvem investigações paralelas que não são centrais ao enredo. A série leva Holmes por todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Suíça e Escócia.

Série principal[editar | editar código-fonte]

Cronologia de lançamento
2002 The Mystery of the Mummy
2003
2004 The Case of the Silver Earring
2005
2006
2007 The Awakened
Sherlock Holmes Versus Arsène Lupin
2008
2009 Sherlock Holmes Versus Jack the Ripper
2010
2011
2012 The Testament of Sherlock Holmes
2013
2014 Crimes & Punishments
2015
2016 The Devil's Daughter
2017
2018
2019
2020
2021 Chapter One

The Mystery of the Mummy[editar | editar código-fonte]

Originalmente desenvolvida para a Microsoft Windows, a série começou em setembro de 2002 com Sherlock Holmes: The Mystery of the Mummy. O jogo é na perspectiva de primeira pessoa e segue a investigação de Sherlock Holmes sobre a mansão de um arqueólogo britânico. O jogo foi ressuscitado em 2009 e expandido para o Nintendo DS, permitindo que os quebra-cabeças fossem resolvidos com a caneta e a tela sensível ao toque.

The Case of the Silver Earring[editar | editar código-fonte]

O segundo jogo da série, Sherlock Holmes: The Case of the Silver Earring, foi lançado em outubro de 2004, e introduziu a perspectiva de terceira pessoa. Nele, Holmes e Watson investigam o assassinato de um magnata da construção, Sir Melvyn Bromsby; com sua filha, Lavinia, entre os suspeitos.

The Awakened[editar | editar código-fonte]

O terceiro jogo da série, Sherlock Holmes: The Awakened, foi lançado em 24 de novembro de 2006. Este foi o primeiro jogo a apresentar a perspectiva da primeira pessoa em 3D em tempo real. O jogo segue uma trama original, em que Holmes e Dr. Watson investigam uma série de estranhos desaparecimentos relacionados aos Mitos de Cthulhu. Entre as críticas mais positivas do jogo, o site GameSpot deu uma classificação de 8,3 de 10, elogiando o enredo e afirmando que ele era contado "brilhantemente", chamando-o de "Vitoriano com infusão de Cthulhu". Uma versão remasterizada foi lançada em 2008, oferecendo uma perspectiva de terceira pessoa, além da perspectiva de primeira pessoa. Este jogo ganhou o prêmio da GameSpot de Melhor Uso de uma Licença.

Sherlock Holmes Versus Arsène Lupin[editar | editar código-fonte]

O quarto jogo da série, Sherlock Holmes Versus Arsène Lupin (também conhecido como Sherlock Holmes: Nemesis), foi lançado no terceiro trimestre de 2007. O antagonista do jogo é Arsène Lupin, um ladrão fictício criado pelo escritor francês Maurice Leblanc. Começa na residência de Holmes na 221B Baker Street, em Londres, Inglaterra, onde Holmes e Dr. Watson encontram uma carta de Lupin. O ladrão declara na carta que roubará cinco itens de grande valor para a Inglaterra.

Sherlock Holmes Versus Jack the Ripper[editar | editar código-fonte]

No final de 2008, uma quinta instância da série foi anunciada; Sherlock Holmes Versus Jack the Ripper foi lançado em março de 2009, e tem Sherlock Holmes contra o infame assassino em série Jack, o Estripador. Este foi o primeiro jogo da série a ser lançado para um console, especificamente o Xbox 360. O jogo consiste em poemas, quebra-cabeças e tarefas que levam Holmes de uma pista à outra.

The Testament of Sherlock Holmes[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2009, houve rumores sobre o lançamento da sexta instância, The Testament of Sherlock Holmes. O jogo era explicitamente para Xbox 360 e PlayStation 3, mas mais tarde foi lançado para PC. Depois de ter sido adiado de uma lançamento original em 2010, o jogo foi lançado na Europa em 20 de setembro de 2012, e na América do Norte em 25 de setembro de 2012.

The Testament of Sherlock Holmes é ambientado em Londres em 1898, com Holmes apresentado como o principal suspeito em um caso em que ele é incapaz de provar sua inocência. O jogo foi desenvolvido principalmente para consoles e apresenta um novo mecanismo gráfico e mecânica de jogo.

Crimes & Punishments[editar | editar código-fonte]

Sherlock Holmes: Crimes & Punishments é o sétimo jogo da série. O jogo foi lançado em 30 de setembro de 2014 para PC, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3 e PlayStation 4.

The Devil's Daughter[editar | editar código-fonte]

Em 8 de maio de 2015, foi anunciada uma oitava instância da série. Ela estava programada para ser lançado em 27 de maio de 2016. No entanto, ele foi o primeiro jogo desde 2007 a não ser distribuído pela Focus Home Interactive; em vez disso, ele foi distribuído pela Bigben Interactive. Não foram dadas razões para a mudança de distribuidor. Ele foi lançado em Xbox One, PlayStation 4 e PC.

Kerry Shale originalmente reprisaria seu papel como Sherlock. No entanto, mais tarde foi confirmado pela Frogwares que o jogo se concentraria em uma encarnação diferente de Sherlock Holmes, e contaria com um novo ator no papel.

A Frogwares decidiu adiar The Devil's Daughter para 10 de junho de 2016 em todas as plataformas.

Sherlock Holmes: Chapter One[editar | editar código-fonte]

No dia 26 de Maio de 2020 a desenvolvedora Frogwares anunciou um novo jogo da franquia, com um jovem Sherlock de 21 anos, que a cada caso vai ganhando reputação e fama com a ajuda de seu companheiro, Jonathan. O jogo está previsto para 2021, e será lançado para as plataformas PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One e Xbox Series X.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Título Ano Cronologia Plataforma Estilo de jogabilidade
PC XB360 XBox One Xbox Series X PS3 PS4 PS5 Wii 3DS DS
The Mystery of the Mummy 2002 Aventura, Primeira pessoa
The Case of the Silver Earring 2004 Aventura, Terceira pessoa
The Awakened 2007 Aventura, Primeira pessoa em 3D em tempo real, Terceira pessoa e primeira pessoa na versão remasterizada
Sherlock Holmes versus Arsène Lupin 2007 Aventura
Sherlock Holmes Versus Jack the Ripper 2009 Aventura
The Testament of Sherlock Holmes 2012 Aventura
Sherlock Holmes: Crimes & Punishments 2014 Aventura
Sherlock Holmes: The Devil's Daughter 2016 Aventura
Sherlock Holmes: Chapter One 2021 Aventura

Jogos incidentais[editar | editar código-fonte]

Além da série principal, a Frogwares (por si só ou através de sua divisão incidental, Waterlily) desenvolveu quatro jogos incidentais, com jogabilidade simplificada. Eles geralmente são menos fiéis ao cânone, com temas de fantasia e sobrenatural, voltados para um público mais jovem.

Cronologia de lançamento
2008 Sherlock Holmes: The Mystery of the Persian Carpet
2009
2010 Sherlock Holmes and the Mystery of Osborne House
2011 Sherlock Holmes and the Hound of the Baskervilles
2012 Sherlock Holmes: The Mystery of the Frozen City

Sherlock Holmes: The Mystery of the Persian Carpet[editar | editar código-fonte]

Sherlock Holmes: The Mystery of the Persian Carpet foi lançado em meados de 2008. Ao contrário dos jogos anteriores, The Mystery of the Persian Carpet é principalmente um jogo de caça a objetos. O jogo foi mal avaliado e no geral foi considerado um sucessor decepcionante de Sherlock Holmes Versus Jack the Ripper. A crítica do jogo feita pela GameSpot considerou-o "não tão apropriado como sucessor das outras aventuras que Sherlock e Watson estrelaram nos últimos anos".

Sherlock Holmes and the Mystery of Osborne House[editar | editar código-fonte]

Sherlock Holmes and the Mystery of Osborne House é o primeiro jogo da série a ser produzido e distribuído para o Nintendo DS. Neste jogo, Holmes investiga um assalto e uma profunda conspiração no Palácio de Buckingham.

Sherlock Holmes and the Hound of the Baskervilles[editar | editar código-fonte]

Lançado em 2011 para PC e Nintendo DS.

Sherlock Holmes: The Mystery of the Frozen City[editar | editar código-fonte]

Sherlock Holmes: The Mystery of the Frozen City foi lançado em 25 de outubro de 2012 para o Nintendo 3DS. De acordo com o agregador de críticas Metacritic, o jogo recebeu críticas de mistas a negativas.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Título Ano Cronologia Plataforma Estilo de jogabilidade
PC XB360 XBox One PS3 PS4 Wii 3DS DS
Sherlock Holmes: The Mystery of the Persian Carpet 2008 Principalmente um jogo de caça a objetos
Sherlock Holmes and the Mystery of Osborne House 2010 Jogo incidental
Sherlock Holmes and the Hound of the Baskervilles 2011 Jogo incidental
Sherlock Holmes: The Mystery of the Frozen City 2012 Jogo incidental

Referências

  1. «The Sherlock Holmes' series». Frogwares (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2019 

https://www.voxel.com.br/noticias/sherlock-holmes-chapter-one-anunciado-proxima-atual-geracao_848727.htm