Sherlock Holmes and the Secret Weapon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sherlock Holmes and the Secret Weapon
Sherlock Holmes e a arma secreta (PT/BR)
 Estados Unidos
1943 •  P&B •  68 min 
Direção Roy William Neill
Roteiro W. Scott Darling (roteiro)
Arthur Conan Doyle (história)
Elenco Basil Rathbone
Nigel Bruce
Lionel Atwill
Gênero Aventura
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Sherlock Holmes and the Secret Weapon (br./pt: Sherlock Holmes e a Arma Secreta) é um filme estadunidense de 1943 do gênero Aventura, dirigido por Roy William Neil. É o quarto filme estrelado pela dupla de atores Basil Rathbone - Nigel Bruce nos papéis dos personagens clássicos da literatura Sherlock Holmes e Doutor Watson. Roteiro adaptado de W. Scott Darling que ambientou para a época da II Guerra Mundial uma história de Arthur Conan Doyle chamada The Adventure of the Dancing Men[1].

Elenco Principal[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Cena do filme

Sherlock Holmes vai para a neutra Suíça durante a II Guerra Mundial, resgatar o cientista americano Tobel que inventou uma nova bomba e que devido a isso tornou-se alvo dos nazistas. Sherlock é bem-sucedido e consegue levar Tobel para a Inglaterra mas ao chegar lá o cientista se nega a entregar o segredo da bomba pois pretende trabalhar de forma independente e fabricá-las ele mesmo e controlar o fornecimento aos aliados. Ele elabora um intrincado plano que consiste em dividir o segredo da bomba em quatro partes, usando quatro pessoas diferentes. Além disso Tobel escreve uma mensagem em código e a deixa aos cuidados da sua namorada inglesa, pedindo-lhe que a leve para Holmes caso algo aconteça com ele. De fato, Tobel acaba sendo raptado pelo famigerado gênio do crime Professor Moriarty, que pretende vender o segredo aos nazistas. E também com isso desafiar Holmes para mais um duelo de mentes brilhantes, tendo a solução do código de Tobel como o principal elemento.

Referências

  1. Alan Barnes, Sherlock Holmes On Screen: The Complete Film and TV History, Titan Books, Third Edition, 1 de janeiro de 2012, ISBN 978-0-85768-776-0, pg 211. Apesar desse crédito, o autor informa que o único elemento usado da história citada como fonte é o código dos dançarinos

Ligações externas[editar | editar código-fonte]