Shoeless Joe Jackson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shoeless Joe Jackson
Nascimento Joseph Jefferson Jackson
16 de julho de 1887
Condado de Pickens
Morte 5 de dezembro de 1951
Greenville
Sepultamento Carolina do Sul
Cidadania Estados Unidos
Ocupação jogador de beisebol, roteirista
Causa da morte enfarte agudo do miocárdio

Joseph Jefferson Jackson, mais conhecido como "Shoeless Joe" (Joe "Descalço") (Condado de Pickens, 16 de julho de 1888Greenville, 5 de dezembro de 1951) foi um jogador de beisebol estadunidense. Seu apelido se devia a ter retirado os calçados e jogado descalço um determinado jogo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Considerado um dos maiores atletas de baseball de todos os tempos, foi banido do esporte em 1919 por causa do chamado "Black Sox Scandal". Este episódio se deu quando na final da Série Mundial (world series) de 1919, oito jogadores do Chicago White Sox teriam facilitado a vitória do Cincinnati Reds. Joe Jackson não teria entendido direito e jogou normalmente, porém, foi punido por ter admitido haver recebido dinheiro. Ele detém até hoje a terceira melhor marca de rebatidas da MLB, mas não está no Hall da Fama do esporte.

A vida e o drama de Shoeless Joe foram destaque no filme Field of Dreams (br: Campo dos Sonhos), de 1989. Foi interpretado pelo ator Ray Liotta (destro, enquanto Joe era canhoto). D.B. Sweeney foi outro ator que interpretou o jogador, no filme Eight Men Out (1988).

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Shoeless Joe Jackson