Show Business

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre um talk show português. Para o termo "show business", veja Indústria do entretenimento. Para o filme com Eddie Cantor, veja Show Business (filme).
Show Business
Informação geral
Formato Talk show
Gênero Jornalismo
Duração 45 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Fernando Mitre
Apresentador(es) Sônia Racy
Exibição
Emissora de televisão original Rede Manchete (1992-1999)
RedeTV! (1999-2008)
Band (2008 - atualidade)
Formato de exibição
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original 18 de outubro de 1992presente

Show Business é um programa de entrevistas sobre economia e negócios - apresentado por Sônia Racy que vai ao ar pela Band aos domingos à 1h, e também é exibido pela Rede NGT às quintas-feiras e aos sábados às 20h[1].

História[editar | editar código-fonte]

O Show Business teve início como um programa na rádio CBN, com o comando de João Doria Jr. em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em 1992, fez sua estreia na televisão através da Rede Manchete com o nome Business. Em 1998, o programa muda de nome para Show Business, indo ao ar até 1999, quando a emissora foi definitivamente extinta em maio do mesmo ano, cedendo lugar à TV!. O programa foi uma das poucas atrações restantes da Manchete que passaram para a temporária TV Ômega. Com o fim da emissora, a atração ficou na sucessora RedeTV! até 2008, quando foi transferido para a Rede Bandeirantes.

Em 2007, o programa comemorou 15 anos no ar com vinheta comemorativa. Durante as eleições de 2016, Dória foi substituído pelo antropólogo e professor Luiz Marins[2]. Marins assumiu de forma temporária até a chegada de Sônia Racy, colunista do Estado de São Paulo para comandar a atração. Ela estreou na atração em 3 de dezembro de 2016.[3][4]

Novo estúdio e produção[editar | editar código-fonte]

Co-produzido pela Doria Associados presidida por João Doria Jr. e pela Rede Bandeirantes, o Show Business utiliza cenário virtual de última geração com tecnologia sueca da Vizart.

Entrevistados[editar | editar código-fonte]

Com o foco em debater assuntos de economia, negócios e variedades, o Show Business, nos 25 anos de sua história, contou com entrevistados do Brasil e do exterior, que se destacam na área em que atuam. Desde 1992, já foram ao ar mais de 3 mil entrevistas com empresários de vários segmentos econômicos, ministros, chefes de Estado, dirigentes de associações e personalidades.

O programa contabiliza desde então diversos entrevistados de peso, dentre eles Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Horácio Lafer Piva (Klabin), Jorge Gerdau (Gerdau), Paulo Skaf (FIESP), Ivan Zurita (Nestlé), Roberto Lima (Vivo), Marcio Cypriano (Bradesco) e José Carlos Grubisich (Braskem). O Comandante Rolim Amaro, que fundou a TAM concedeu três entrevistas a João Doria Jr. enquanto em vida.

O programa também valorizou a experiência de mulheres líderes, como Maria Luiza Trajano (Magazine Luiza), Chieko Aoki (Accor), Bia Aydar (MPM), Sônia Hess de Souza (Dudalina) e Glória Kalil, entre outras muitas entrevistadas. Também são entrevistados muitos políticos: já estiveram no estúdio autoridades a exemplos de Fernando Henrique Cardoso, Gilberto Kassab, Aécio Neves, Luiz Fernando Furlan, Eduardo Braga, Fernando Haddad e Sérgio Cabral.

Além de entrevistas com empresários e políticos, o Show Business já entrevistou personalidades de destaque. Nestes 15 anos, passaram pelo programa Ana Maria Braga, Daniela Mercury, Cláudia Leite, Ivete Sangalo, Toquinho, Christiane Torloni, Ivan Lins, Luciana Gimenez, Hebe Camargo, Eliana, Bruna Lombardi, Tom Cavalcante, Juca de Oliveira, Ronnie Von, Adriane Galisteu e Regina Duarte, entre mais de 70 artistas de renome.

Referências

  1. «João Doria entrevista o comentarista Neto no último Show Business de janeiro - Tutube». Tutube. Consultado em 17 de fevereiro de 2016 
  2. Gisele Vitória (3 de junho de 2016). «Galisteu assume». Istoé. Consultado em 6 de junho de 2016 
  3. «Sonia Racy substitui João Doria no Show Business – Meio & Mensagem». www.meioemensagem.com.br. Consultado em 11 de janeiro de 2018 
  4. Gois, Ancelmo. «Saiba quem assumirá o lugar de João Doria no programa 'Show business' | Ancelmo - O Globo». Ancelmo - O Globo. Consultado em 11 de janeiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]