Show da Noite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Show da noite)
Show da Noite
Informação geral
Formato programa de auditório
Gênero Programa de entrevistas
Duração 120 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Wilson Rocha
Apresentador(es) Gláucio Gil
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Transmissão original 26 de abril de 1965 – 30 de dezembro de 1965

Show da Noite foi um programa de televisão brasileiro, produzido pela Rede Globo e exibido desde 26 de abril de 1965 até 30 de dezembro de 1965. Foi apresentado por Gláucio Gil, e exibido de segunda a sexta feira, de 22h30 (horário de Brasília) até 00h30. Transmitido ao vivo, o Show da Noite era um programa de entrevistas que contava com a presença de um auditório.

O Programa[editar | editar código-fonte]

O programa foi exibido pela primeira vez no dia 26 de abril de 1965 e teve sua última exibição no dia 30 de dezembro de 1965, às 22h30. Wilson Rocha, diretor; e Haroldo Costa, Oswaldo Waddington e Domingos Oliveira, roteiristas, revezavam na tarefa escolher os artistas convidados e na escrita de números musicais de orquestra, dança e entrevistas. Entre os primeiros convidados, o programa teve Baden Powell, um dos maiores violinistas brasileiros de todos os tempos e Vinícius de Moraes.

O Show da Noite foi o primeiro programa que tinha como objeto a própria televisão. Nele, era comum serem mostrados os bastidores. Apesar da duração prevista de duas horas, muitas vezes o programa permanecia no ar devido a acontecimentos.

O programa possuía brincadeiras em que pessoas da plateia competiam por prêmios. De segunda, havia o Zig-Zag, de terça Quem é Quem?, de quinta Labirinto e de sexta Primeira Impressão. Já nas quartas, o programa tinha um quadro comandado pelo cantor Dick Farney. Além disso, a atração ainda utilizava os estúdios e cenários de outros programas para realizar entrevistas com artistas e personalidades da época.[1]

O Show da Noite, teve sua estréia no mesmo dia em que a emissora foi ao ar pela primeira vez, no dia 26 de abril de 1965. A atração teve grande popularidade no Rio de Janeiro.[2]

Foi apresentado por Gláucio Gil Apenas até 13 de agosto pois nesse dia, uma sexta-feira, o apresentador passou mal durante a exibição do programa. Segundo Domingos Oliveira, o programa saiu do ar imediatamente e em seguida uma multidão compareceu a Globo para ter notícias sobre o apresentador, que morreu devido a um infarto fulminante, aos 33 anos de idade. Até o final do ano de 1965, o programa foi exibido sob o comando de Paulo Roberto, com a produção e direção de Wilson Rocha.[3] Até hoje existe um teatro em Copacabana, no Rio de Janeiro que leva o nome de Gláucio Gil.

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

Apresentador(es): Gláucio Gil ( 26/04 – 13/08) Paulo Roberto (14/08 – 30/12)
Produção: Renato Consorte, Wilson Rocha
Roteiro: Haroldo Costa, Oswaldo Waddington, Domingos Oliveira
Direção : Wilson Rocha

[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]