Shredder (Teenage Mutant Ninja Turtles)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Shredder (Teenage Mutant Ninja Turtles)
TMNTShredderComic.jpg
Outro(s) nome(s) Oroku Saki (original)
Ch'rell (série de 2003)
Oroku Karai (Temporada 4 da série de 2003)
Afiliações Foot Clan
Criado por Kevin Eastman
Peter Laird
Primeira aparição Eastman and Laird's Teenage Mutant Ninja Turtles #1 (Maio de 1984)
Editora(s) Mirage Studios,[1] Image Comics e IDW Publishing.
Afiliações Foot Clan
Habilidades Mestre em numerosas artes marciais, grande mestre de ninjutsu e combate corpo-a-corpo, condição física no ponto máximo, mestre furtivo, intelecto de génio, estratega, mestre na manipulação e engano, agilidade reflexos e resistência sobre-humanos, invulnerabilidade limitada, garras retrateis que lhe melhoram o efeito de corte.

Shredder\Destruidor (Oroku Saki) é um personagem fictício e o principal antagonista da banda desenhada Teenage Mutant Ninja Turtles e em toda a media relacionada.[1] Criado por Kevin Eastman e Peter Laird, apareceu pela primeira vez em Teenage Mutant Ninja Turtles #1 (Maio de 1984).[1] A ideia do Destruidor veio a Eastman quando este observou um ralador de queijo e imaginou um vilão que brandisse armas similares nos braços.[2]

Num ou noutro ponto, em todas as suas incarnações nas histórias TMNT, o Shredder é o arqui-inimigo de Splinter e das Tartarugas. Também é conhecido por ser o líder da secção de Nova Iorque do grupo criminoso Foot Clan.


Versões[editar | editar código-fonte]

Mirage Comics[editar | editar código-fonte]

Nas histórias em quadrinhos originais, Oroku Nagi, irmão de Oroko Saki (na época com 7 anos) disputava o amor de uma mulher chamada Tang Shen com Hamato Yoshi. Shen porém amava Yoshi, que acabou entrando em confronto com Nagi que acabou na morte deste. Por causa disto Yoshi e Shen fugiram para Nova York. Saki seguiu-os, instalando seu Clã do Pé nos Estados Unidos, e matou o casal. Mas o rato de Yoshi, Splinter, sobrevivera e criara as Tartarugas Ninja para combatê-lo. Ao final da primeira edição, as Tartarugas encontram o Destruidor e o matam.

Desenho de 1987[editar | editar código-fonte]

Na animação feita pela Murakami-Wolf, o Destruidor foi promovido a arqui-inimigo das Tartarugas e vilão recorrente. Ele demonstrava um grande senso de humor e um comportamento meio que infantil, principalmente quando queria enfrentar as Tartarugas e não podia, contrariando seu jeito sério, sombrio e sanguinário das outras versões.

Saki e Yoshi eram membros do Clã do Pé. Saki incriminou Yoshi, que acabara obrigado a fugir para Nova York. Saki, já como Destruidor, mudou-se para a América, onde aliou-se ao alienígena Krang e substituiu os soldados Foot por robôs. Também tentou matar Yoshi jogando mutagênico no esgoto, mas Yoshi apenas sofreu uma mutação junto com as tartarugas, se tornando o rato Splinter.

Filmes[editar | editar código-fonte]

O Destruidor parece no filme de 1990 e a continuação Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Secret of the Ooze (1991), interpretado por James Saito no primeiro, e François Chau no segundo, em ambos dublado por David McCharen.

No filme original, Oroku Saki era quem disputava o amor de Tang Shen com Hamato Yoshi, por causa disto os dois fugiram para Nova York. Nesta versão Saki também seguiu-os e matou-os e o rato de Yoshi, Splinter, sobrevivera e criara as Tartarugas Ninja para combater o mal. No duelo final, o Destruidor consegue lutar sozinho com as quatro Tartarugas, mas na hora de enfrentar Splinter acaba sendo jogado em um compactador de lixo, eventualmente ativado por Casey Jones.

Na continuação, o Destruidor de alguma maneira sobreviveu, e começa a pesquisar sobre o mutagênico que criou as Tartarugas. Eventualmente sofre uma mutação que o transforma no musculoso Super Destruidor (interpretado pelo lutador Kevin Nash), mas enquanto tenta vencer as Tartarugas nessa forma, acaba morto esmagado por um cais.

No filme de 2014, o Destruidor é interpretado pelo japonês Tohoru Masamune. A intenção original era que o empresário do ramo farmacêutico Eric Sacks (cujo nome é anglicismo de Oroku Saki) fosse o Destruidor, mas mais tarde na produção foi decidido que Sacks seria apenas um aluno e filho adotivo de Saki.[3][4] O Destruidor é líder do Clã do Pé, e sequestra as Tartarugas para que Sacks crie uma cura para um vírus que será usado como arma biológica.

Desenho de 2003[editar | editar código-fonte]

No desenho de 2003 da 4Kids, o Destruidor é Ch'rell, um alienígena da raça Utrom. Ch'rell era um criminoso sendo transportado para uma prisão, que sabotou a nave e fez-a cair na Terra. Os Utroms confeccionaram corpos robóticos humanos para manterem-se ocultos até que a raça humana tivesse tecnologia que os permitissem voltar; Ch'rell roubou um dos corpos, assumiu a identidade de Oroku Saki e posteriormente o vestiu numa armadura japonesa, virando o Destruidor.

Desenho de 2012[editar | editar código-fonte]

Na mais recente animação, iniciada em 2012 pela Nickelodeon, Saki se tornou rival de Yoshi ao disputarem o amor de Tang Shen, e forçou a ida de Yoshi para a América ao incendiar sua casa para matar sua família. Tang Shen foi morta por acidente, enquanto Miwa, a ainda bebê filha dos Yoshi, foi criada por Saki como sua filha Karai. Após se tornar líder do Clã do Pé com o codinome Destruidor, se muda para Nova York ao saber que Yoshi, agora transformado em Splinter, está na cidade.

Referências

  1. a b c Greenberg, Harvey R (15 de abril de 1990). «Just How Powerful Are Those Turtles?». The New York Times. Consultado em 15 de dezembro de 2015. 
  2. The Making of 'Teenage Mutant Ninja Turtles': Behind the Shells. 1991.
  3. «William Fichtner is NOT Shredder». Superhero Movie News. Consultado em 19 de julho de 2014. 
  4. «William Fichtner Talks Shredder and 'Ninja Turtles 2'». Consultado em 31 de dezembro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]