Shuai jiao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


O Shuai Jiao (摔跤) ou (摔角) (Pinyin: Shuāijiāo; Wade-Giles: Shuai-chiao), é uma antiga arte marcial chinesa que apresenta técnicas de projeções, quedas e imobilizações seguidos de golpes traumáticos. É um dos sistemas do kung fu chinês. Sua origem tem mais de 4000 mil anos. O termo também é empregado na China para designar práticas modernas de wrestling.

É uma luta corporal que se utiliza de golpes traumáticos, projeções, quedas e imobilização. Como todos os sistemas de luta chinesa, era originariamente uma luta bastante popular e seus combates não tinham regras específicas, levando eventualmente os combatentes à morte.

A primeira vez que há registo da sua utilização militar remonta a 2697 a.C., pelo Imperador Amarelo contra o exército do rebelde Chih Yiu, 2,697BC.[1]

O Shuai Jiao surgiu do Chiao Ti (Jiao Di) antiga luta onde os guerreiros combatiam corpo-a-corpo em lutas de agarramento e quedas. Por tradição os guerreiros usavam um elmo com afiados chifres que eram arremetidos contra o oponente. Muitas vezes as lutas causavam a morte de seus contendores.

A partir do final do século XIX foram introduzidas regras para competição esportiva. Actualmente tornou-se um desporto de competição na China e um dos mais praticados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «History». Chinese Kuoshu Institute. Consultado em 14 de abril de 2016. 
  1. Ícone de esboço Este artigo sobre artes marciais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.