Shuvuuia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde julho de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Shuvuuia é um gênero de dinossauro terópode emplumado que viveu no período Cretáceo Superior, que é hoje a Mongólia. É um membro da família Alvarezsauridae, pequenos dinossauros coelurossaurianos que se caracterizam por curtos mas poderosos braços especializados para cavar. O tipo único, mas conhecido de espécie é o S. deserti, ou do latim "ave do deserto". O nome Shuvuuia é derivado da palavra mongol shuvuu (шувуу) que significa "ave". Shuvuuia era um animal pequeno e levemente construído. Tinha 60 cm (2 pés) de comprimento, é um dos menores dinossauros conhecidos. O crânio é levemente construído com minúsculos dentes e mandíbulas longas e delgadas. O Shuvuuia é único entre os terópodes não-avianos na capacidade do crânio para executar prokinesis, ou seja, ele poderia flexionar sua mandíbula superior, independentemente de sua caixa craniana.

Os membros traseiros de Shuvuuia eram longos, delgados e curtos, o que pode indicar que capacidades de corridas significativas. Os membros dianteiros, no entanto, foram extraordinariamente curtos e poderosamente construídos. Embora originalmente o Shuvuuia e outros alvarezsauros fossem pensados para ter apenas um único dígito no membro dianteiro, porém espécimes mais recentes mostram a presença de reduzida dos segundos e terceiros dedos além do polegar massivamente alongado conhecido a partir de amostras anteriores. Como outros terópodes, O Shuvuuia pode ter usado seus membros dianteiros para abrir ninhos de insetos e suas mandíbulas à sonda após uma presa tão delgada, extraordinariamente móvel. Fósseis de Shuvuuia são conhecidos atualmente de dois locais dentro da formação Djadochta: Ukhaa Tolgod e Tögrögiin Shiree. Esses sites são pensados para ser cerca de 75 milhões anos de idade (idade do Campaniano). Gêneros contemporâneos incluíam o Velociraptor e o Protoceratops.

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.