Side-stick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Side-stick de um F-16

Side-stick é um dispositivo de comando de aeronaves, que substitui o manche. As aeronaves que possuem side-stick, têm um melhor aproveitamento do espaço da cabine. Além também da maior precisão nos comandos da aeronave, há uma redução de peso, pela substituição de cabos e articulações mecânicas por fios, reduzindo custos de manutenção e consumo de combustível.[1]

Algumas aeronaves que usam este dispositivo são: as militares F-16 Falcon, Rafale, F-22 Raptor, AMX e as civis Superjet 100 e modelos mais recentes da Airbus, como A330 e A380.

Cabine de um A380

O side-stick (side, pois fica do lado dos tripulantes – à esquerda do piloto e à direita do copiloto), se assemelha a um joystick (comando utilizado em videogames).

Os movimentos feitos pelo side-stick geram impulsos elétricos, que são enviados para as unidades de comando das superfícies de controle do avião, como ailerons, profundores e estabilizadores, integrando um sistema denominado fly-by-wire.[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.