Brasil Caminhoneiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Siga Bem Caminhoneiro)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brasil Caminhoneiro
Informação geral
Formato Programa jornalístico
Duração 30 minutos (1995-2017)
1 hora (2018-presente)
Criador(es) Petrobras Distribuidora
Desenvolvedor(es) SBT
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Apresentador(es) Fernando Richeti
Juliana Nogueira
Elenco Vinícius Falabella
Murilo Carvalho
Exibição
Emissora de televisão original Brasil SBT
Brasil Rede Bandeirantes
Brasil TV Aparecida
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 27 de agosto de 1995 - 18 de janeiro de 2009 (Siga Bem Caminhoneiro)
novembro de 2009 - 25 de março de 2012 (Band)
1 de abril de 2012 - presente (SBT)
8 de abril de 2018 - presente (TV Aparecida)

Brasil Caminhoneiro é um programa de televisão brasileiro produzido pelo Grupo Cobram e exibido pelo SBT[1] e pela TV Aparecida[2].

O programa é uma remodelagem do antigo Siga Bem Caminhoneiro, que foi exibido entre 27 de agosto de 1995 e 18 de janeiro de 2009, após o SBT rescindir contrato com a Cobram que é a produtora do programa patrocinado pela Petrobras Distribuidora, e era exibido nas manhãs de domingo da emissora após a grade sofrer uma reformulação.[3] Em novembro de 2009, o programa volta a TV com o nome Brasil Caminhoneiro, tornando-se um herdeiro do programa antigo e sendo exibido pela Rede Bandeirantes até 25 de março de 2012, quando o SBT assina o contrato com a produtora e volta a ter o programa nas manhãs de domingo[4].

Em 8 de abril de 2018, a atração estreia na TV Aparecida, indo ao ar a partir das 16h00 [5]. Desta data em diante, o programa passa a ser exibido todos os domingos em dois canais, primeiramente no SBT, às 7h da manhã e posteriormente na TV Aparecida, às 16h da tarde[2][5].

É apresentado por Fernando Richeti e Juliana Nogueira e trata do universo estradeiro do caminhoneiro, com reportagens e prestações de serviço.

História[editar | editar código-fonte]

O projeto "Siga Bem" era existente desde 1994 em vários postos de combustíveis da rede Petrobras, onde o caminhoneiro encontrava um centro de revisão técnica para a limpeza dos equipamentos dos caminhões que por lá passavam.

Entrou no ar em 27 de agosto de 1995, nas manhãs de domingo. No SBT o programa foi transmitido, religiosamente, durante 13 anos e quatro meses, com seu primeiro nome: "Siga Bem Caminhoneiro" até o seu fim em 18 de janeiro de 2009. Depois, em novembro de 2009, o programa passou a ter o nome atual, "Brasil Caminhoneiro" e ficou por dois anos e quatro meses sendo transmitido pela Band.

Caravana Siga Bem[editar | editar código-fonte]

Maior projeto itinerante da América Latina, a Caravana Siga Bem roda o país de norte a sul com palestras, prestação de serviços sobre meio ambiente, segurança e legislação do trânsito.

Campanhas do Siga Bem Caminhoneiro[editar | editar código-fonte]

O programa é conhecido pro fazer diversas campanhas educativas como o "Siga Bem Criança" que visa alertar os caminhoneiros sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e o "Siga Bem Mulher" que visa conscientizar o caminhoneiro sobre a violência contra a Mulher.

Fórmula Truck[editar | editar código-fonte]

A Fórmula Truck categoria de competições de caminhões nacionais possuía ampla ligação e pautas dentro do programa. Como a categoria e o programa foram criados em anos próximos, as reportagens, entrevistas e até compactos das etapas eram realizadas. Inclusive Débora Rodrigues piloto da categoria, era representante e repórter do programa.

Equipe[editar | editar código-fonte]

Apresentadores
  • Fernando Richeti
  • Juliana Nogueira
Repórteres
  • Débora Rodrigues
  • Fernando Richeti
  • Julia Fabri
  • Paulo Porto
  • Vinicius Falabella
  • Murilo Carvalho
  • Wellington Hokama

Referências

  1. «SBT estreia o programa Brasil Caminhoneiro». O Fuxico. 26 de março de 2012. Consultado em 22 de abril de 2017. 
  2. a b «Brasil Caminhoneiro na TV Aparecida». Brasil Caminhoneiro. 19 de março de 2018. Consultado em 28 de julho de 2018.. Cópia arquivada em 28 de julho de 2018 
  3. Jr. Eustáquio José (18 de janeiro de 2018). «O Dia na História (18/01/2009): Siga Bem Caminhoneiro vai ao ar pela última vez na grade do SBT». SBTPedia. Consultado em 22 de janeiro de 2018. 
  4. «SBT tira "Brasil Caminhoneiro" da Band para suprir falta de programa do gênero na grade». Portal Imprensa. 27 de março de 2012. Consultado em 26 de novembro de 2017. 
  5. a b «TV Aparecida estreia jornalístico e game-show em abril; confira todas as novidades do canal». TV História. Consultado em 14 de março de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]