Signo astrológico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Na astrologia ocidental, os signos astrológicos são os doze setores de 30 ° da eclíptica, começando no equinócio vernal (uma das interseções da eclíptica com o equador celeste), também conhecido como o Primeiro Ponto de Áries. A ordem dos signos astrológicos é Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.[1] Cada setor foi nomeado para uma constelação pela qual passava em tempos de nomeação.

O conceito de zodíaco se originou na astrologia babilônica, e mais tarde foi influenciado pela cultura helenística. De acordo com a astrologia, os fenômenos celestes se relacionam à atividade humana com o princípio de "como acima, e abaixo", de modo que os sinais são mantidos para representar modos característicos de expressão. As descobertas modernas sobre a verdadeira natureza dos objetos celestes minaram a base teórica para atribuir significado aos signos astrológicos, e a investigação científica empírica mostrou que as previsões e recomendações baseadas nesses sistemas não são precisas. Astrologia é geralmente considerada como pseudociência.

Atualmente, várias abordagens para medir e dividir o céu são usadas por diferentes sistemas de astrologia, embora a tradição dos nomes e símbolos do Zodíaco permaneça consistente. A astrologia ocidental mede a partir dos pontos Equinócio e Solstício (pontos relacionados aos dias iguais, mais longos e mais curtos do ano tropical), enquanto a astrologia Jyotiṣa ou Védica mede ao longo do plano equatorial (ano sideral). A precessão resulta nas divisões zodiacais da astrologia ocidental que não correspondem na época atual às constelações com nomes semelhantes, enquanto as medições de Jyotiṣa ainda correspondem às constelações de fundo.

Signos do zodíaco ocidental[editar | editar código-fonte]

Os signos[editar | editar código-fonte]

Existem os 12 signos o de Áries (0°) e indo até o último signo Peixes (360°)[2]

Signo Simbolo Número Longitude eclíptica

(a ≤ λ <b)

Lustro
Áries Aries.svg 0 0° a 30° O Carneiro
Touro Taurus.svg 1 30° a 60° O Touro
Gêmeos Gemini.svg 2 60° a 90° Os Gêmeos
Câncer Cancer.svg 3 90° a 120° O Caranguejo
Leão Leo.svg 4 120° a 150° O Leão
Virgem Virgo.svg 5 150° a 180° A Donzela
Libra Libra.svg 6 180° a 210° A Balança
Escorpião Scorpio.svg 7 210° a 240° O Escorpião
Sagitário Sagittarius.svg 8 240° a 270° O Arqueiro (Centauro)
Capricórnio Capricorn.svg 9 270° a 300° A Cabra
Aquário Aquarius.svg 10 300° a 330° O Aguadeiro
Peixes Pisces.svg 11 330° a 360° O Peixe

Os 4 elementos[editar | editar código-fonte]

Existem 4 Elementos o Fogo, Ar, Terra e Água, cada elemento contem 3 signos

Polaridade Elemento Simbolo Palavras-chave Signos
Positivo (Masculino)

(auto-expressivo)

Fogo Alchemy fire symbol.svg Entusiasmo, unidade para se expressar, fé Áries, Leão, Sagitário
Ar Alchemy air symbol.svg Comunicação, socialização, conceituação Gêmeos, Libra, Aquário
Negativo (Feminino)

(independente)

Terra Alchemy earth symbol.svg Praticidade, cautela, mundo material Touro, Virgem, Capricórnio
Água Alchemy water symbol.svg Emoção, empatia, sensibilidade Câncer, Escorpião, Peixes

A classificação de acordo com o elemento ganhou tanta importância que alguns astrólogos iniciam sua interpretação de um mapa natal, estudando o equilíbrio de elementos mostrado pela posição dos planetas e ângulos (especialmente os sinais do Sol, da Lua e do Ascendente).

As três modalidades[editar | editar código-fonte]

Modalidade Simbolo Palavras-chave Signos
Cardinal Cardinal symbol.svg Ação, dinâmica, iniciativa, grande força Áries, Câncer, Libra, Capricórnio
Fixo Fixed symbol.svg Resistência à mudança, grande força de vontade, inflexível Touro, Leão, Escorpião, Aquário
Mutável Mutable symbol.svg Adaptabilidade, flexibilidade, desenvoltura Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes

A combinação de elemento e modalidade fornece uma caracterização básica de sinal. Por exemplo, Capricórnio é um signo cardinal da terra, o que significa que está associado à ação (modalidade cardinal) no mundo material (elemento terra). A tabela a seguir exibe as doze combinações de elementos e modalidades.

Elemento Fogo Terra Ar Água
Cardial Áries Capricórnio Libra Câncer
Fixo Leão Touro Aquário Escorpião
Mutável Sagitário Virgem Gêmeos Peixes

Governos planetários[editar | editar código-fonte]

Governar é a conexão entre planeta e signo e casa correlatos. Na astrologia ocidental tradicional, cada signo é governado por um dos sete planetas visíveis (observe que na astrologia, o Sol e a Lua são denominados "As Luzes" ou estrelas fixas, enquanto os outros corpos são chamados de planetas ou andarilhos, ou seja, estrelas errantes como em oposição às estrelas fixas). Os governantes tradicionais são os seguintes: Áries (Marte), Touro (Vênus), Gêmeos (Mercúrio), Câncer (Lua), Leão (Sol), Virgem (Mercúrio), Libra (Vênus), Escorpião (Plutão), Sagitário (Júpiter) ), Capricórnio (Saturno), Aquário (Urano) e Peixes (Netuno).

Astrólogos de orientação psicológica geralmente acreditam que Saturno é o governante ou co-governante de Aquário em vez de Urano; Netuno é o governante ou co-governante de Peixes, em vez de Júpiter, e que Plutão é o governante ou co-governante de Escorpião, em vez de Marte. Alguns astrólogos acreditam que o planetoide Quíron pode ser o governante de Virgem, enquanto outro grupo de astrólogos modernos afirmam que Ceres é o governante de Touro.

Tabela das datas[editar | editar código-fonte]

Simbolo Caractere Unicode Nomes dos Signos Datas Corpo celeste dominante Moderno Corpo celeste dominante Tradicional
Aries.svg Áries 21 de Março – 19 de Abril Marte Marte
Taurus.svg Touro 20 de Abril - 20 de Maio Vênus Vênus
Gemini.svg Gêmeos 21 de Maio - 20 de Junho Mércurio Mércurio
Cancer.svg Câncer 21 de Junho - 22 de Julho Lua Lua
Leo.svg Leão 23 de Julho - 22 de Agosto Sol Sol
Virgo.svg Virgem 23 de Agosto - 22 de Setembro Mércurio Terra
Libra.svg Libra 23 de Setembro - 22 de Outubro Vênus Vênus
Scorpio.svg Escorpião 23 de Outubro - 21 Novembro Plutão Marte
Sagittarius.svg Sagitário 22 de Novembro - 21 de Dezembro Júpiter Júpiter
Capricorn.svg Capricórnio 22 de Dezembro - 19 de Janeiro Saturno Saturno
Aquarius.svg Aquário 20 de Janeiro - 18 de Fevereiro Urano Saturno
Pisces.svg Peixes 19 de Fevereiro - 20 de Março Netuno Júpiter

Cada um dos doze sinais tem opostos, resultando em seis casais opostos. Os elementos Fogo e Ar são opostos e os elementos Terra e Água são opostos. Os sinais de primavera são opostos aos de outono e os de inverno são opostos aos de verão.

  • Áries é oposto a Libra
  • Câncer é o oposto de Capricórnio
  • Gêmeos é o oposto de Sagitário
  • Peixes é o oposto de Virgem
  • Touro é o oposto de Escorpião
  • Leão oposto de Aquário

Dignidade e prejuízo, exaltação e queda[editar | editar código-fonte]

Uma crença tradicional da astrologia, conhecida como dignidade essencial, é a idéia de que o Sol, a Lua e os planetas são mais poderosos e eficazes em alguns signos do que outros, porque a natureza básica de ambos é mantida em harmonia. Por outro lado, eles são encontrados para encontrar alguns sinais de que são fracos ou difíceis de operar, porque acredita-se que sua natureza esteja em conflito. Essas categorias são Dignidade, Detrimento, Exaltação e Queda.

Dignidade e Detrimento: Um planeta é fortalecido ou digno se cair dentro do signo de que governa. Em outras palavras, é dito que exerce o governo do sinal. Por exemplo, a Lua em Câncer é considerada "forte" (bem digna). Se um planeta está no signo oposto ao qual ele governa (ou é digno), diz-se que está enfraquecido ou em Detrimento (por exemplo, a Lua em Capricórnio).

Na astrologia tradicional, outros níveis de dignidade são reconhecidos além do governo. Eles são conhecidos como Exaltação, Triplicidade, Termos ou Limites, e Face ou Decan, que juntos são conhecidos por descrever a dignidade Essencial de um planeta, a qualidade ou a capacidade da verdadeira natureza de uma pessoa.

Exaltação e queda: Além disso, um planeta também é fortalecido quando está em seu signo de exaltação. Na astrologia horária tradicional, Exaltação denota um nível de dignidade um tanto exagerado em comparação com o governo. Considerou-se que a exaltação conferia dignidade ao planeta (ou o que significava em um mapa horário), com a metáfora de um convidado de honra - que é o centro das atenções, mas a extensão de sua capacidade de agir é limitada. Exemplos de planetas em sua exaltação são: Saturno (Libra), Sol (Áries), Vênus (Peixes), Lua (Touro), Mercúrio (Virgem, embora alguns discordem dessa classificação), Marte (Capricórnio), Júpiter (Câncer). Diz-se que um planeta no sinal oposto de sua exaltação está em sua queda e, portanto, enfraquecido, talvez aparentemente mais que Detrimento. Não há acordo quanto aos sinais nos quais os três planetas extra-saturnianos podem ser considerados exaltados.

A tabela a seguir resume as posições descritas acima:

Planeta (Simbolo) Domicílio Exílio Exaltação Queda
Sol (Sol) Leão Aquário Áries Libra
Lua (First quarter moon) Câncer Capricórnio Touro Escorpião
Mércurio (Mercury) Gêmeos e Virgem Sagitário e Peixes Virgem Peixes
Vênus (Venus) Libra e Touro Áries e Escorpião Peixes Virgem
Marte (Mars) Áries e Escorpião Libra e Touro Capricórnio Câncer
Júpiter (Jupiter) Sagitário e Peixes Gêmeos e Virgem Câncer Capricórnio
Saturno (Saturn) Capricórnio e Aquário Câncer e Leão Libra Áries
Terra Virgem Escorpião Leão Câncer

Além da dignidade essencial, o astrólogo tradicional considera a dignidade acidental dos planetas. Esta é a colocação por casa no gráfico em exame. Dignidade acidental é a "capacidade de agir" do planeta. Portanto, podemos ter, por exemplo, Lua em Câncer, digna do governo, colocada na 12ª casa que teria pouco espaço para expressar sua boa natureza. O 12º é uma casa de cadentes, assim como os 3º, 6º e 9º, e os planetas nessas casas são considerados fracos ou aflitos. Por outro lado, a Lua no 1º, 4º, 7º ou 10º seria mais capaz de agir, pois são casas angulares. Os planetas nas casas sucedidas do gráfico (2º, 5º, 8º, 11º) são geralmente considerados de capacidade média para agir. Além da Dignidade acidental, há uma série de debilidades acidentais, como retrogradação, Sob os raios do sol, Combustão e assim por diante.

Signos do zodíaco chinês[editar | editar código-fonte]

A tabela a seguir mostra os doze sinais e seus atributos.[3]

Signo Yin/Yang Direção Estação Elemento fixo Trígono
Rato Yang Norte Meio do inverno Água Primeiro
Boi Yin Norte Fim do inverno Terra Segundo
Tigre Yang Leste Início da Primavera Madeira Terceiro
Lebre Yin Leste Meados da Primavera Madeira Quarto
Dragão Yang Leste Primavera tardia Terra Primeiro
Cobra Yin Sul Início do verão Fogo Segundo
Cavalo Yang Sul Meio do verão Fogo Terceiro
Ovelha Yin Sul Fim do verão Terra Quarto
Macaco Yang Oeste Início do outono Metal Primeiro
Galo Yin Oeste Meio do outono Metal Segundo
Cão Yang Oeste Final de Outono Terra Terceiro
Porco Yin Norte Início do inverno Água Quarto

Referências