Silêncio e Tanta Gente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portugal "Silêncio e tanta gente", Canção de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1984.


"Silêncio e tanta gente" foi a canção portuguesa no Festival Eurovisão da Canção 1984, interpretada em português por Maria Guinot, autora da letra e da música da canção que foi orquestrada por Pedro Vaz Osório.

Guinot canta uma balada em que diz que algumas vezes só o silêncio lhe permite saber o que ela quer dizer, e por vezes é no meio de muita gente que ela fica a saber para onde vai. Cantou tocando piano.

A canção foi a 19.ªa e última a ser interpretada na noite do evento, a seguir à canção italiana "I treni di Tozeur", interpretada por Alice and Franco Battiato. No final da votação, a canção portuguesa terminou com 38 pontos e classificou-se em 11.º lugar (entre 19 países), mesmo assim ficou à frente de algumas tidas como favoritas para a vitória como a da Alemanha.

Foram gravadas versões em inglês, francês e alemão. A cantora finlandesa Anneli Saaristo gravou "Jos Joskus", uma versão em finlandês da canção de Maria Guinot, no seu álbum de 1984.

A canção de Maria Guinot foi uma das finalistas do programa "Festival RTP - A Melhor Canção de Sempre", realizado em 2009 pela RTP, numa versão defendida por Mariana Norton.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Letra da canção em português e tradução inglesa.