Silent Spring

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Silent Spring
Primavera silenciosa
Autor(es) Rachel Carson
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Assunto Pesticidas, ecologia, ambientalismo
Editora Houghton Mifflin
Lançamento 27 de Setembro de 1962
Edição portuguesa
Tradução Raul Correia
Editora Editorial Pórtico
Lançamento 1966
Páginas 359
Edição brasileira
Tradução Cláudia Sant'Anna Martins
Editora Gaia
Lançamento 2010
Páginas 327
ISBN 9788575552353

Silent Spring (no Brasil/Portugal: Primavera Silenciosa) é um livro escrito por Rachel Carson e publicado pela editora Houghton Mifflin em Setembro de 1962. O livro é amplamente creditado como tendo ajudado no lançamento do movimento ambientalista.[1]

O New Yorker começou a editar Silent Spring em Junho de 1962, tendo sido publicado em forma de livro mais tarde nesse ano. Quando o livro Silent Spring foi publicado, Rachel Carson era já uma escritora bem conhecida na área da história natural, mas não tinha sido previamente uma crítica social. O livro foi amplamente lido, especialmente após a seleção pelo Book-of-the-Month Club e após a presença na lista de best-sellers, tendo inspirado ampla preocupação pública com os pesticidas e poluição do ambiente natural. Silent Spring facilitou o banimento do pesticida DDT[2] em 1972 nos Estados Unidos.

O livro documentou o efeitos deletérios dos pesticidas no ambiente, particularmente em aves. Carson disse que tinha sido descoberto que o DDT causava a diminuição da espessura das cascas de ovos, resultando em problemas reprodutivos e em morte. Também acusou a indústria química de disseminar desinformação e de se aceitar as argumentações dessa indústria de maneira pouco crítica.

Silent Spring tem sido colocado em muitas listas de melhores livros não-ficcionais do século XX. No Modern Library List of Best 20th-Century Nonfiction era número 5 e número 78 no conservador National Review.[3] Mais recentemente, Silent Spring foi nomeado um dos 25 maiores livros de ciência de todos os tempos pelos editores da Discover Magazine.[4]

Uma sequência, Beyond Silent Spring,[5] co-authored by H.F. van Emden and David Peakall, foi publicada em 1996.

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Josie Glausiusz. (2007), Better Planet: Can A Maligned Pesticide Save Lives? Discover Magazine. Page 34.
  2. EPA reference: DDT. Retrieved 2007-11-04.
  3. The 100 Best Non-Fiction Books of the Century. National Review. Retrieved on 2007-11-04.
  4. "25 Greatest Science Books of All Time". Discover Magazine, Retrieved on 2007-11-04.
  5. "Beyond Silent Spring: Integrated Pest Management and Chemical Safety. Edited by H.F. van Emden and D.B. Peakall". SpringerLink. Retrieved on 2007-11-04.