Silva (banda desenhada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Silva
Silva (Disney).jpg
Sexo Masculino
Origem Patópolis, Calisota, EUA
Características encrenqueiro
Ocupação vizinho do Pato Donald
Criado por Carl Barks

Silva (Jones, nos Estados Unidos) é o vizinho do Pato Donald nas histórias em quadrinhos Disney. Criado por Carl Barks, o personagem protagoniza brigas intermináveis com o pato e os dois sempre acabam se dando mal no fim da história.

Silva estreou nos quadrinhos em Piloto sem Querer, publicada originalmente em Walt Disney's Comics and Stories 34, de julho de 1943. Barks recorreu bastante à truculência do Silva nos primeiros enredos que desenvolveu para esta revista, entre 1943 e 1945. Mas as aparições posteriores a essa fase foram se tornando cada vez mais raras. Em 1962, numa entrevista concedida aos franzineiros Don e Maggie Thompson, Carl Barks explicou por que praticamente aposentou esse coadjuvante de peso na década de 50. “Aquelas piadas eram limitadas demais. Não há muitas coisas que você pode fazer com o corpo humano ou com o corpo de um pato. Então, ou eu começava a me repetir ou matava os dois. Preferi afastar o personagem Silva”.

Apesar dessa escolha de Barks, Silva ainda contracenou com Donald em muitas histórias escritas por outros autores.

Curiosamente, há uma história em que Silva aparece com outro nome na versão original. Em As Boas Ações de um Pato, de 1959, Silva atende pelo nome de Sr. Pupp, Barks nunca explicou a razão.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Ele aparece no episódio da série DuckTales de 2017, "Whatever Happened to Donald Duck?!" (com a voz de James Adomian), como conselheiro de controle da raiva de Donald, a quem o sobrinho de Donald, Zezinho, e sua amiga Patrícia se deparam com ele enquanto perseguem um mistério para resolver.

Referências

Bibliografia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]