Silves Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
«Silves Futebol Clube»
Nome Silves Futebol Clube
Fundação 4 de Abril de 1919
Estádio Estádio Doutor Francisco Vieira
Capacidade 3000
Presidente Tiago Leal
Competição 1ª Divisão Distrital - AF Algarve
editar

O Silves Futebol Clube é um clube Português, localizado na cidade de Silves, distrito de Faro. Com um historial consistente desde 1919, ano fundação, o clube promove o desporto em várias modalidades.

História[editar | editar código-fonte]

Nos princípios de 1919, começou a esboçar-se a criação do Silves Foot-ball Club, à inglesa, como era usual na época. Os exemplos vindos de Portimão e Lagos, onde haviam nascido o Portimonense e o Esperança, contribuíram em boa parte para a (histórica) decisão de formar uma colectividade desportiva na cidade. A 4 de Abril, um conjunto de personalidades de Silves fundou o Silves Futebol Clube.http://www.silvesfc.pt/clube/historial/

O seu actual presidente é Tiago Leal. A equipa de seniores nos últimos anos tem alternado entre o Campeonato de Portugal (Terceira Divisão), e o campeonato Distrital do Algarve.

O Estádio "Dr. Francisco Vieira"[editar | editar código-fonte]

O Silves passou a disputar os seus jogos no terreno onde hoje se situa o estádio em 1922, por deferência do Dr. Francisco Vieira e o primeiro encontro que ali se realizou terá sido um Silves – Glória ou Morte (com a vitória dos locais por 2-1), em 22 de Agosto do referido ano, em homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

Durante a Assembleia Geral de 23 de Março de 1943 que elegeu os proprietários sócios honorários, foi igualmente decidido que a partir daquela data, o recinto passaria a denominar-se Estádio Dr. Francisco Vieira.

Gradualmente renovado, o recinto passaria a dispor de balneários e do arrelvamento do campo em 1987. Actualmente, e após os danos provocados pelo tornado de 16 de Novembro de 2012, foi instalado um relvado sintético que permite o desenvolvimento de uma prática desportiva com qualidade a todos os atletas.[1]

O Emblema[editar | editar código-fonte]

O desenho original do conhecido pintor algarvio Samora Barros chegou até aos nossos dias sem alterações: com a forma de escudo de corpo branco, orlado a preto, adoptou como símbolo representativo o Castelo, significando a nobreza e a tradição da cidade, tendo ao centro por baixo linhas sinuosas a dar ideia das águas do Rio Arade, sob as quais se dispõem em coroa S.F.C.

Futebol[editar | editar código-fonte]

Histórico - temporadas(inclui 07/08)[editar | editar código-fonte]

Nº Presenças Títulos
Temporadas na 1ª 0
Temporadas na 2ª 0
Temporadas na 2ªB 11
Temporadas na 3ª  ??
Taça de Portugal  ??
Taça da Liga 0

Classificações[editar | editar código-fonte]

Escalão 00/01 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08 08/09
Liga Sagres - - - - - - - - -
Liga Vitalis - - - - - - - -
II Divisão - - - - - - - - -
III Divisão - - - - - - - - -
1º Escalão Dist. - - - - - - - -
2º Escalão Dist. - - - - - - - - -
3º Escalão Dist. - - - - - - - - -

Equipamento[editar | editar código-fonte]

A equipa enverga equipamento da marca Adidas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

(em português) Página do Clube

Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.