Silvestre (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Silvestre (Rio de Janeiro))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados de Silvestre, veja Silvestre.
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada.

O Silvestre é uma região do bairro de Santa Teresa (tal como o Bairro Peixoto é para Copacabana). Não é um bairro oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Se localiza após a entrada para o túnel André Rebouças, onde a principal rua do bairro, a movimentada Rua Cosme Velho se converge em uma bucólica via de mão dupla. Mas que também é fronteiriço a Santa Teresa, e Alto da Boa Vista. Caracterizado pela ocupação majoritariamente residencial e elitista.

Localizado ao sopé dos morros do Corcovado, Sumaré, e Dona Marta, o Silvestre faz fronteira com a região denominada "Baixo Cosme Velho", com o bairro de Santa Teresa, e Alto da Boa Vista, através da Estrada das Paineiras.

A região dispõe de acesso à Floresta da Tijuca (e se encontra quase em sua totalidade imersa na mesma), bem como é nela que se localiza a nascente do atualmente canalizado Rio Carioca, um dos mais importantes rios do Rio Antigo, necessário para o desenvolvimento da cidade, que desagua na Praia do Flamengo -e se desdobrava, também na antiga Praia do Russel)- o que dava o nome do bairro até o fim do século XIX de "Águas Férreas". Bem como diversos acessos turísticos aos morros do Corcovado, e Dona Marta. Sem contar no pontencial turístico arquitetônico de suas mansões, palacetes e chácaras em sua maioria da classe alta dominante (como a residência oficial da família do falecido empresário e jornalista Roberto Marinho) ou algumas poucas ainda de classe média alta. Algumas delas com vista direta para algumas favelas em desenvolvimento estabelecidas no baixo cosme velho, e santa teresa.

Por se tratar de uma região que se se expande por além do denso tráfego das galerias do túnel Rebouças, e por ruas que sobem por extensão o limite topográfico de seus morros, o Silvestre, comparado com a parte baixa do bairro, é um local tranquilo, com bucólicas ruas esguias e calmas, relativamente seguro, e de clima muito mais ameno do que na grande maioria do resto da cidade. A região possui ainda um grande hospital particular local: o Hospital Adventista Silvestre, e dispõe de uma linha de ônibus, a 507 da companhia Transurb, que possui um ponto final que desemboca na região, (única linha das que servem o bairro que não tem como ponto final o enorme terminal de ônibus vizinho ao Beco do Boticário, no "baixo" Cosme Velho). Além de também possuir uma integração de ônibus com o Metrô do Rio de Janeiro, conhecida como Expresso, que conecta o Silvestre ao Largo do Machado, através de Santa Teresa, Alto e Baixa Laranjeiras, e Catete, formando a linha 407A, cujo serviço desde de meados de 2007 se encontra em hiato.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.