Simão e Bartolomeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Simão e Bartolomeu
Simão
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 11 min.
Criador(es) César Cavelagna
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) TV Rá-Tim-Bum
Tema de abertura Instrumental
Tema de encerramento Instrumental
Exibição
Emissora de televisão original Brasil TV Rá-Tim-Bum

Brasil Zoomoo

Transmissão original 2008
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 13
Cronologia
Simão (curtas)
Programas relacionados Sidney

Simão e Bartolomeu foi uma série de desenho animado brasileira criada pelo cartunista César Cavelagna para o canal infantil TV Rá-Tim-Bum. O programa também já foi ao ar pela TV Cultura e Zoomoo.

Foi uma das primeiras produções originais do canal tendo começado entre 2004-2005 como uma série de vinhetas que na época se chamavam apenas Simão, na época foram feitos 31 episódios em média de 1 minuto cada. Entre 2008-2009 o canal relançou os episódios originais em 3 episódios compilados em 10 minutos, e desenvolveu outros 10 episódios com histórias maiores, porém não foi renovado para uma segunda temporada.

Ainda em 2008 foram lançados alguns livros e quadrinhos baseados nos personagens pela Editora Globo. Atualmente o criador da série está trabalhando com outro desenho Sidney, também exibido na TV Rá-Tim-Bum.

História[editar | editar código-fonte]

Simão é um cachorro que surgiu através de um desenho sempre se comunicando com seu criador. Ele recebe um nome, uma casa, um amigo Bartolomeu (um carrapato), mas não consegue um dono passando a partir daí partir em busca de um passando pelas mais estranhas aventuras junto de Bartolomeu.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Simão (Luiz Laffey) - Um cachorro branco e bastante pensativo. Desde que foi criado está sempre a procura de um dono. Ele mora numa caverna subterrânea cujo acesso é a porta de um pneu. e está sempre acompanhado de seu amigo Bartolomeu. É bastante folgado e ingênuo, sempre se deixa a fazer ser enganado e muitas vezes tenta resolver as coisas com imprudência e falta de consciência, o que acaba sempre gerando mais problemas. Nos primeiros episódios ele falava através dos pensamentos, porém depois de um tempo passou a ser visto falando com a boca. Ele é um cão de raça não definida.
  • Bartolomeu - O melhor amigo de Simão. Um carrapato com olhos enormes que está sempre preso na orelha dele o acompanhando. Ele surgiu após Simão pedir pro criador um amigo embora a princípio não tenha se conformado com ele. Mesmo sendo considerado o protagonista juntamente de Simão ele atua mais como um coadjuvante não tendo muito destaque. Nos primeiros episódios ele se comportava feito um bebê, falando pouco e considerando Simão como sendo sua "mamãe", mas com o tempo passou a falar com mais frequência. Ele também possui uma força bruta sendo capaz de bater em pessoas maiores do que ele sozinho. Ele detesta ser comparado com uma pulga.
  • Criador - É como Simão costuma chamar o sujeito que desenhou ele (César Cavelagna). Nunca é visto só aparecendo apenas como um pincel desenhando as coisas. Ele aparecia bastante nos primeiros episódios, mas depois do episódio "O Tesouro Perdido" passou a ser um personagem de apoio se comunicando ocasionalmente com Simão normalmente o ajudando a resolver alguma dúvida.

Amigos do Simão[editar | editar código-fonte]

  • Menina Cadeirante - É uma menina de nome desconhecido que foi amiga de Simão no episódio "Uma Viagem Especial". Ela adora ler livros e imaginar histórias. Ela juntamente com Simão criaram um universo imaginário no espaço do qual se depararam com um planeta alienígena com falta d'água e no final ensinaram os ETs a preservarem a água de seu planeta.
  • Corinda - Uma bruxa de pele verde que mora num castelo nos arredores do bairro de Simão. Ela apareceu pela primeira vez no episódio "Procura-se um Dono" (em um dos segmentos da série original Simão) como antagonista ao sua varinha cair nas mãos de Simão fazendo ele e Bartolomeu se transformarem em vários animais. No episódio "Simão x Berne Bicheira" ela reaparece como uma aliada de Simão ajudando ele a derrotar Berne Bicheira. Ele tem um corvo falante como assistente.
  • Dr. Filipe K'Retão - É um psicólogo estressado que aparece no episódio "Talento Oculto". Tem como emprego identificar talentos ocultos de seus pacientes sendo considerado um desocultador de talentos. Ele não suporta Simão por achá-lo irritante, além de ser muito azarado e frequentemente sofrer acidentes.

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Oscar Honesto - Foi antagonista do episódio "Simão, o Marujo". É um empresário rico e corrupto que ganha dinheiro sujo vendendo seus equipamentos despoluidores de mar. Ele frequentemente manda seu capanga poluir os mares com lixo tóxico a fim de aumentar ainda mais as vendas de seu produto. Foi derrotado por Simão juntamente de um garoto que antes trabalhava pra ele.
  • Berne Bicheira - Foi antagonista no episódio "Simão x Berne Bicheira". Ele é um berne que originalmente infectou o umbigo de Simão após passar vários dias sem tomar banho. Mesmo Simão não ligando para sua presença ele se tornou um monstro gigante após tomar uma poção na casa da bruxa Corinda e tomou proveito das poções mágicas para formar seu exército de vermes para dominar o mundo. Porém Simão com a ajuda de Corinda conseguiram um meio de detê-lo fazendo-o voltar ao seu tamanho normal.
  • Dono do Circo - Foi antagonista do episódio "Resgate do Circo". É um senhor egoísta e impiedoso que maltrata os animais de seu circo sendo obcecado por dinheiro. Ele foi derrotado por Simão que ajudou um bebê gorila a resgatar sua mãe das garras do vilão. Ele também manipula os palhaços de seu circo como seus capangas.

Episódios[editar | editar código-fonte]

  • 1- O Criador e a Criatura - O episódio é uma compilação de 11 mini-episódios da série original Simão. O episódio começa com Simão surgindo pela primeira vez ao prancheta de rascunhos do "Criador". Durante a primeira parte do episódio é mostrada as gafes de Simão com seu criador na prancheta até ganhar seu próprio cenário, constantemente sendo provocado pelo desenhista. Ainda no episódio Simão monta sua casa dentro de um pneu e recebe a companhia de Bartolomeu.
  • 2- Procura-se um Dono - O episódio é uma compilação de 10 mini-episódios da série original Simão. Seguindo direto do epílogo do capítulo anterior, Simão segue sua jornada atrás de um dono. O episódio inteiro mostram várias confusões que Simão anda cometendo nos arredores de sua casa e na cidade vizinha, como ficar cheio de verrugas após apontar o dedo pras estrelas, ser transformado por uma bruxa ou encontrar um peru assado numa mesa refinada dentro de uma lata de lixo.
  • 3- Uma Vida de Cão - O episódio é uma compilação de 10 mini-episódios da série original Simão. Assim como no episódio anterior Simão continua a cometer suas confusões nos arredores de sua casa, como entrar dentro do cérebro de seu criador para ver suas idéias ou ser atacado pela PetShop da Dona Canina. No meio do episódio Simão e Bartolomeu decidem ir até a praia onde ajudam uma foca a voltar pro Pólo e Simão vira um pimentão ao se expor tanto ao sol. Após uma longa volta pra casa Simão descobre ser um vira-lata sem raça. O episódio acaba com Simão partindo mundo a fora atrás de novas aventuras.
  • 4- O Tesouro Perdido - O episódio começa com Simão apresentando aos telespectadores as mudanças em seu desenho comparando com os episódios anteriores da série clássica. Após ter seu pneu removido Simão conhece uma garota que o adota como seu bichinho de estimação, porém Bartolomeu acaba fugindo ao pai da menina tentar esmagá-lo. Com a tristeza de Simão ao ficar sem seu amigo ele se despede de sua dona para reencontrar Bartolomeu.
  • 5- Uma Viagem Especial - Simão se torna amigo de uma menina cadeirante fanática por livros de ficção científica. A menina induz Simão e Bartolomeu a sonharem com sua imaginação e juntos criam uma universo espacial. Ao pousarem em um planeta Simão e a menina descobrem que ele está perdendo toda sua água através de uma torneira gigante. Os moradores acusam Simão e seus amigos de estarem querendo roubar sua água e os capturam, porém Simão descobre como deter a perda da água.
  • 6- Simão, o Marujo - Um bandido manipula um de seus capangas acompanhado de um garoto para poluir os mares com o único propósito de vender seu submarino despoluidor e faturar muito dinheiro. Simão encontra um desses submarinos e sem querer o liga indo parar no fundo do mar. Enquanto isso o garoto que ajudava os vilões se culpando da poluição foge e se encontra com Simão. Nisso os dois unem forças para delatarem os poluidores.
  • 7- Simão x Berne Bicheira - Após ficar meses sem tomar banho Simão fica tão sujo que acaba sendo parasitado por um verme conhecido como Berne que ele resolver adotar como um amigo. No entanto ao tentar fugir da chuva ele acaba indo parar na casa de uma bruxa e lá Berne é atingido por uma poção que o faz ficar gigante. Tomando proveito da poção Berne monta um exército de parasitas gigantes para dominar o mundo, cabendo apenas a Simão buscar ajuda para derrotá-lo.
  • 8- Resgate do Circo - Uma mãe gorila e seu filhote são abusados por um dono de circo, porém acabam fugindo em meio a um espetáculo. Enquanto a mãe é capturada pelos capangas do dono o filhote se esconde na casa de Simão e Bartolomeu pedindo ajuda pra eles resgatarem sua mãe e todos o resto dos animais do circo que também são vítimas de maus tratos do mestre do picadeiro.
  • 9- O Fantasma da Fábrica de Chocolate - Simão invade uma fábrica de chocolates ao mesmo tempo que um grupo de alunos faz uma excursão escolar na fábrica. No entanto em meio ao passeio Simão acaba caindo num barril de massa e fica coberto pela massa ficando muito parecido com um fantasma. Ao se encontrar com o grupo de excursão ele acaba os assustando não intencionalmente e eles passam a temer a existência de um fantasma na fábrica.
  • 10- Ser Independente - Simão decide ser um cachorro independente dos seres humanos e acaba sendo abduzido por uma espaçonave que o leva para um planeta onde os cães são a raça dominante e inteligente, enquanto os humanos são animais irracionais. No entanto Simão acaba percebendo que a vida nesse planeta não é fácil ao ser forçado a trabalhar contra sua vontade limpando as ruas e fugindo dos policiais.
  • 11- Nunca Aceite Coisas de Estranhos - Simão conhece um homem estranho no meio da rua e ele o convida para sua casa. Ele e Bartolomeu logo recebem um estranho suco que ao tomarem os faz ficarem com a pele rosa da mesma forma que outros animais capturados, nisso é descoberto que o tal sujeito que o convidou era um cientista louco que tinha planos de fazer tráfego de animais coloridos pelo mundo. Diante disso Simão e os outros animais bolam um plano pra escaparem junto com o antídoto.
  • 12- O Futuro é Agora - Simão é adotado por um menino chamado Igor que tem mania de poluir o morro por diversão. De noite Simão é recebido por uma visita dele mesmo do futuro e junto de Igor eles viajam no tempo e descobrem a tristeza de como se tornará o mundo com a poluição causada pelos seres humanos. Quando voltam ao presente Simão, Igor e vários outros habitantes do bairro começam a preservar o meio ambiente.
  • 13- Talento Oculto - Após uma ideia de comprar uma televisão própria e querer trabalhar pra arranjar dinheiro Simão decidi procurar seu talento oculto. Simão decidi ir na clínica do Dr. Filipe K'Retão fazer uma consulta, no entanto as várias tentativas infames e obsessivas de Simão ao tentar mostrar algum talento ao psicólogo acabam por levá-lo ao delírio.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Distribuídos pela Editora Globo, são 5 livros com 9 histórias cada:

  • Momento da Criação
  • Amor à Primeira Grudada
  • Não Entre Pelo Cano
  • Surge um Novo Amigo
  • Ser ou Não Ser?

Livros[editar | editar código-fonte]

Também dristribuídos pela Editora Globo:

  • Uma Viagem Especial
  • O Resgaste do Circo
  • O Mar Pede Socorro
  • Perigo na Cidade
  • O Futuro é Agora

Jogo[editar | editar código-fonte]

Em 2008 foi feito um jogo de Simão e Bartolomeu para a internet, produzido pela Sunag Brasil: Simão: uma aventura na selva, disponível no site oficial.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]